07 DE FEVEREIRO. ICTINO:
o mestre grego da beleza e da perfeição da arquitetura
ICTINO
Ictinus, Iktinos
(viveu nos anos 400
antes da nossa era)
GRANDE MESTRE DA
ARQUITETURA DO PARTENON EM ATENAS
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o
progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por
humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os
escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes
escolas e épocas. A semana finda no
domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro
do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ICTINO (anos 400 aC), o grande arquiteto
grego, viveu no século quinto antes de nossa era. Junto com Calicrates projetou
o templo Partenon em Atenas no
estilo dórico. Ele também construiu o Telestrion, o Templo dos Mistérios em
Eleusis e o Templo de Apolo Epicurius em Bassea perto de Phigalia.
Ele foi contemporâneo de Péricles, de Fídias e de Sófocles. Sua
grande obra-prima, o Partenon, foi construído entre os anos 448 e 438 sob a
administração de Péricles ao lado do Templo de Athenea Parthenos, Athena a
Virgem, que foi destruído por Xerxes na guerra pérsica.
O Partenon é considerado por unanimidade o mais perfeito modelo de templo grego. Ele foi conservado quase
totalmente inteiro até 1687. Nesse ano a porta central foi destruída por uma
explosão durante o sítio que os venezianos fizeram na guerra contra os turcos
que o ocupavam.
O templo era situado sobre a parte mais elevada da Acrópole,
distante dos muros do Propiles e de outros templos. Ele tinha 60 metros de largura, 76 metros de comprimento
e 22 metros
de altura. Era cercado por 46 colunas de 11 metros de altura
feitas segundo o estilo dórico. Os frontões, no leste e no oeste, eram
decorados com 50 figuras colossais.
Os 92 ornamentos embelezavam os frisos num comprimento de 180 metros em torno das
paredes exteriores. Embaixo do pórtico ficavam as grandes esculturas feitas sob
a direção de Fídias. Dentro do Templo ficava a estátua de culto, a grande
imagem em ouro e marfim de Athenea, esculpida por Fídias.
Depois que o Templo ficou pronto, um grande vestíbulo, a Propilea,
foi construída. Era uma grande entrada com cinco portas, feitas com o projeto
do arquiteto Mnesicles.
O Partenon, mesmo em ruínas, é uma obra-prima da arquitetura
grega, na ordem Dórica, a mais antiga ordem e o mais simples estilo da arte
grega. O Templo reúne uma simplicidade perfeita de projeto e de harmonia em
suas proporções.
Em Eleusis, Ictino realizou a reconstrução e ampliação da entrada
do Templo a Demetrio e Perséfone colaborando com outros artistas, como
Coroebus, Metagenes e Xenocles. No Telestrion, onde os mistérios de Eleusis
eram apresentados, os assentos eram esculpidos na rocha, numa grande área
quadrada. Ictino esteve em Eleusis no ano 430 aC , depois de terminado
seu trabalho no Partenon.
Em Bassea, na Arcádia, perto de Phigalia, Ictino trabalhou na
construção do Templo de Apolo Epicurius. Essa obra consta como tendo como
modelo o Templo de Athea em Tegea, feito por Escopas, o mais belo templo do
Peloponeso. A maior parte das suas colunas ainda está de pé. O Museu Britânico
em Londres possui um friso jônico esculpido do Templo de Apolo de Bassea, que
permanece em bom estado de conservação.
O Partenon, com sua grandeza, era considerado como o centro e a escola de belas artes do mundo
antigo. Mesmo em suas ruínas podemos ver nele um modelo perfeito das mais
altas produções da arquitetura grega.
AMANHÃ:Praxíteles escultor chefe da escola ática.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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