FEVEREIRO 13. Plauto: situações
cômicas e diálogos cheios de graça
PLAUTO
Plautus, Titus
Maccius Plautus
(nasceu cerca do ano
250 antes da nossa era, na Umbria, Itália; morreu no ano 184)
GRANDE ESCRITOR
ROMANO AUTOR DO TEATRO DE COMÉDIA
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o
progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por
humanos em sociedade.
A terceira semana se compõe de autores cômicos e satíricos
da Grécia e de Roma, porque, nesse
gênero a obra dos romanos
pode ser comparada à dos gregos.
Isso não acontecia no caso
da tragédia e nas artes da forma.
Os autores de fábula aqui figuram
por continuarem a comédia dos
costumes humanos. A semana
tem como chefe Aristófanes, que a termina.
Ver em 0129 C Quadro do Mês
de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
PLAUTO (250 aC-184 aC) nasceu na Úmbria.Itália
A tradição conta que ele era um escravo de guerra que aprendeu a profissão de
carpinteiro. O nome Plauto, de acordo com uma fonte, viria de Plautus, o nome de quem tinha “planis
pedibus”, ou “planipes” que é o pé chato.
A versão que o faz como um antigo escravo explica o conhecimento
que Plauto mostra da situação dos escravos na Roma de sua época. Ele teve de
uma forma ou outra uma origem humilde. Produziu sua primeira peça de teatro no
ano 224 e continuou escrevendo muitas obras teatrais até a sua morte perto de
quarenta anos depois. De suas comédias
foram conservadas vinte peças.
Do mesmo modo como Cecilius e Terêncio, Plauto se inspirou muito
em Manandro e nos últimos autores gregos de comédia de Atenas. Mas ele foi um autor dos mais originais.
A maneira de tomar a inspiração em outros autores tem alguma semelhança com o
estilo de Shakespeare.
Os personagens de Plauto têm nomes gregos e vivem nominalmente nas
cidades gregas, mas se comportam como os romanos. Eles se referem aos costumes
dos romanos como sendo familiares, ao passo que os costumes da Grécia são
considerados como estrangeiros. Devido a essa prática do autor, as comédias de Plauto têm mais valor do que
as de Terêncio como boas descrições da vida em Roma.
Numa das comédias de Plauto, Penulus
ou O Jovem Cartaginês, escrita na
época da segunda guerra de Roma contra Cartago, segunda guerra púnica, nós
temos a única descrição dos inimigos dos
romanos feita por seu poeta popular, numa forma imparcial e generosa.
Da mesma forma como Terêncio, Plauto representava sempre os tipos
habituais da comédia grega: o pai severo ou indulgente, o filho perdulário, o
escravo mentiroso mas fiel, o parasita sem vergonha. Eles eram todos colocados
em classes separadas, reconhecidos por máscaras identificadoras. Plauto tornou-se um grande dramaturgo, autor
de peças teatrais, adaptando o teatro de comédia dos gregos assim criando na língua latina um autêntico
teatro para os romanos.
A capacidade literária e sua arte dramática tornam as peças de Plauto grandemente apreciadas por seu próprio valor.
A sua criação permanece importante e duradoura na história da literatura e do
teatro na cultura do ocidente. Plauto
foi muito apreciado por Shakespeare, por Molière, Fielding e por muitos
outros escritores que fizeram adaptações e imitações de suas comédias.
Em seu tempo, dentro de
seus limites, o gênio criador de Plauto é notável para criar situações cômicas
e chegar a diálogos cheios de graça.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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