FEVEREIRO 22. Tíbulo: A poesia romântica no declínio da
religião dos deuses de Roma.
TÍBULO
Tibullus Albius Tibullus
(nasceu no ano 54 antes
da nossa era; morreu no ano 18 antes da nossa era)
FAMOSO E ORIGINAL
POETA LATINO DE BELAS E ORIGINAIS ELEGIAS ROMÂNTICAS
O Politeísmo
Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, o poder de
antever o progresso, de criar
novos ideais. É um poder profético
natural, criado por um período
de seis séculos e meio pelo menos,
humanos em sociedade.
Na quarta semana do mês de Homero estão os poetas
de Roma, tanto os épicos como os
líricos. Ela compreende
sua influência continuando através
da idade média. É como a
visão profética de uma era de paz
que inspira os poemas de
Virgílio até que seria formulada
de novo por Dante.
A semana termina no domingo tendo como chefe Virgílio.
Ver em 0129 C Quadro do Mês
de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
TÍBULO (54 aC-18 aC), poeta romano, nasceu de
uma família da classe dos cavalarianos. Ele, ao contrário de Horácio, foi
sempre fiel ao gosto da vida nos campos e das lendas rurais. Tíbulo encontrou
seu protetor em
Marcus Valerius Messalla ,
um homem do governo, soldado e literato que ele acompanhou em algumas de suas
expedições militares. Tornou-se um notável membro do grupo literário formado
por Messalla.
Mas Tíbulo passou a maior parte de sua vida num retiro agradável e
refinado. Quatro livros de Elegias e outros poemas são tidos
como originais, mas só são autênticos os dois primeiros livros.
Sua vida, que abraça o mesmo período que a vida de Horácio,
passou-se nas mesmas condições políticas e sociais. Mas, por seu nascimento,
ele não teve o enérgico estimulante que o levasse a escrever. Seu caráter o
levou, aliás, a um gênero de poesia bem diferente, a elegia.
A elegia é a composição poética que descreve a
melancolia, a tristeza, o luto. Na poesia clássica a elegia é composta em
grupos de duas linhas, a primeira sendo um hexâmetro (com seis pés) e a segunda
linha um pentâmetro (com cinco pés). O pé na versificação é a constituição de
suas sílabas, tendo uma tônica ligada a uma átona.
Em relação à forma de sua poesia, Tíbulo é o mais original dos poetas romanos dedicados à elegia. Properce,
Catulo e em geral todos os outros autores de elegias imitavam ou traduziam
Callimaque, Philetas e os outros poetas gregos de Alexandria. Tíbulo usou sua
métrica poética nas fontes do grego antigo e o tornou romano. Seus versos não têm energia em exagero,
mostrando uma doçura infinita, que lhe é própria. Ovídio não chega até a
perfeição se não seguir os traços de Tíbulo, mesmo que em suas Elegias a forma poética de Ovídio se coloque
acima de todas as outras. Essa é uma maneira adequada para exprimir com graça
os pensamentos substanciais nessa língua latina em seu modo tão claro e tão
cuidadosamente ponderado.
Tíbulo foi o único poeta de seu tempo que se manteve afastado do
governo do Império Romano, mas isso foi mais por apatia do que por convicção.
Sua posição, junto com seu talento, lhe deu bastante independência para
considerar com uma calma melancólica, a passagem da liberdade da república
de Roma para a unidade do comando
único por mérito do regime do Império Romano.
A poesia de Tíbulo não cantou o Império Romano, mas cantou seus amores, os seus lares e seu
protetor Marcus Messala. Ao contrário do que fez Horácio, Tíbulo canta sua amada Delie como uma Delie viva;
mas diferente também de seus co-irmãos de elegias, ele a serviu com um orgulho
inquieto permanente e não como os outros, que tinham uma dedicação
apaixonada, mas efêmera.
A sua devoção rural se combinou com seu amor da natureza. Ele não
mais tinha alguma crença. Ele não explorou os detalhes da mitologia da religião
para valorizar suas composições com a erudição,
como faziam os poetas de Alexandria e seus imitadores. As superstições de Tíbulo eram uma parte da própria natureza que ele
associava com o mesmo sentimento de ternura e de arte. Ele morreu ainda
jovem, aos 36 anos de idade. Mereceu a homenagem fúnebre de Ovídio em Amores, III, 9.
Com essa posição, ele fortificou a tendência da literatura da
época com uma guinada no modo de pensar, fazendo admitir o declínio da religião
do politeísmo ao submetê-la a um tratamento poético. Ele honrava seu protetor Messala com uma estima mais real do que
tiveram Mecenas e os últimos protetores da cultura. Mas ele foi
sobretudo um amante da poesia. Em resumo, pode-se dizer que ele foi o poeta da cultura e do lazer.
Além de sua alta posição na
história da poesia elegíaca latina, ele foi particularmente apreciado pela
literatura posterior por causa do fim prematuro de sua vida e de seu original
talento. Ele é celebrado numa das mais suaves elegias de Ovídio.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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