FEVEREIRO 12. Esopo: o grande escritor do período clássico na Grécia.
ESOPO
Aesop
(viveu nos anos 500
antes da nossa era)
AUTOR DA FAMOSA
COLEÇÃO DE FÁBULAS MORAIS INFLUENTES NA EUROPA
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o
progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por
humanos em sociedade.
A terceira semana se compõe de autores cômicos e satíricos
da Grécia e de Roma, porque, nesse
gênero a obra dos romanos
pode ser comparada à dos gregos.
Isso não acontecia no caso
da tragédia e nas artes da forma.
Os autores de fábula aqui figuram
por continuarem a comédia dos
costumes humanos. A semana
tem como chefe Aristófanes, que a termina.
Ver em 0129 C Quadro do Mês
de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO dia 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ESOPO (nos anos 500 aC) é o autor presumido
de uma coleção de fábulas morais
que, em diversas formas, tiveram uma extensa difusão em toda a Europa.
Temos pouca informação sobre a vida de Esopo. Ele é assim quase
com certeza uma figura da lenda. Nos anos 400 antes de nossa era, Heródoto
escreveu afirmando que Esopo teria vivido cem anos antes, sendo um escravo.
Outra indicação feita por Plutarco coloca Esopo como conselheiro de Creso, rei
da Lídia.
Nos primeiros anos da nossa era, uma biografia feita na Egito
descreve Esopo na ilha de Samos como um escravo que foi libertado para depois
ir para a Babilônia, morrendo em
Delphi. O nome de “história de Esopo” passou a ser usado para
indicar uma fábula. A importância das
fábulas está no ensinamento moral, de costumes, que elas encerram, em forma
artística.
As fábulas parecem ter origem na Índia ou na Pérsia. A ficção
feita pelas imagens que colocam palavras
e outras ações humanas nos animais mais inferiores na escala da vida é
usual e natural nas primeiras formas de
pensar da humanidade. No entanto, há poucos exemplos dessa mitologia na
literatura da Grécia antiga.
Há um exemplo em Hesíodo e em Ésquilo e um ou dois outros exemplos
nos primeiros poetas gregos. Em nenhum outro autor essa imaginação é
encontrada. Podemos colocar Esopo como o primeiro de uma série de escritores
que tem Aristófanes como o autor principal. Assim podemos verificar o fato de
que essa epopéia dos animais é a forma
mais antiga de fazer a descrição humorística dos defeitos dos homens.
Uma demonstração de nossas
fraquezas, após séculos de completamente desenvolvida, é o que se chama de
“Comédia”.
As fábulas de Esopo foram colocadas em verso muito mais
tarde, nos primeiros anos da nossa era, por Fedro na língua latina e na língua grega por Babrius. As fábulas de Fedro foram empregadas por autores mais
modernos, como pelo poeta francês Jean
de La Fontaine. Avianus , um escritor
quase esquecido, conservou a tradição das fábulas de Esopo durante a Idade
Média, tendo por vários séculos uma celebridade quase igual à de Virgílio.
Avianus foi um autor semibárbaro de fábulas, em estilo de elegia, de tristeza, de lamento, de luto.
As fábulas mostram a grande capacidade estética, artística, da
humanização das coisas, dos animais, de todos os seres, feita pelos fetichistas. Mas o conhecimento das
fábulas só chegou até nós quando as Teocracias começaram a ter algum tipo de
escrita, para seu registro, dentro das primeiras formas de vida pública, de
grandes populações, de povos em grande número, reunindo muitas famílias.
A primeira forma de religião que os homens criaram, o fetichismo,
foi a adoração dos objetos, como a mais simples forma de raciocínio. Essa forma
de pensar é supor que tudo seja igual ao próprio observador, então, por falta de experiência, a única
explicação conhecida. A pedra cai porque ela quer cair. O raio que mata e
que queima, provoca a destruição porque o
raio quer agir dessa forma. Tudo é vivo no fetichismo. Os animais assim
podem falar e ensinar muita moral e bons costumes aos homens.
Então as fábulas de Esopo
nos chegaram pelos poetas gregos, com sua origem nas Teocracias do oriente. E as Teocracias nos transmitiram a
criação feita nas épocas pré-históricas da primeira religião dos homens, o fetichismo ou feitiçaria, na adoração das
coisas, todas vivas, com amuletos protetores, poderosos e sábios.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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