05 DE FEVEREIRO.
Escopas: mostra as intensas emoções nos lábios e olhos da escultura
ESCOPAS
Scopas
(viveu nos anos 300
antes da nossa era)
GRANDE MESTRE DA
ARQUITETURA E ESCULTURA DA GRÉCIA ANTIGA
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o
progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por
humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os
escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes
escolas e épocas. A semana finda no domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro
do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ESCOPAS (anos 300 aC) nasceu na ilha grega de
Paros, uma das cidades então dominadas por Atenas. Ele pertencia a uma família
de artistas que se estabelecera nessa ilha. Ele é, com seu grande companheiro
Praxíteles, o chefe da última escola ática de escultores, vindo quase um século
depois de Fídias, o mestre da primeira escola.
A mais antiga menção que é feita a Escopas como arquiteto e como
escultor foi como construtor do grande templo de Atenas Alea em Tegea na
Arcádia, nos anos 359 antes da nossa era. Ele também trabalhou no templo de
Artemis em Efeso e no mausoléu de Halicarnasso. Perto do ano 377, Escopas foi
morar em Atenas onde trabalhou por 20 ou 30 anos como escultor em mármore.
Os temas das obras de Escopas são os mais variados. As expressões
das intensas emoções são claramente
indicadas pelos lábios em parte abertos
e pelos olhares profundos das
personagens esculpidas, que parecem de fato falar ou gemer ao vivo. Ele
preferia representar os aspectos mais românticos da mitologia e as divindades
secundárias da mitologia grega. Suas peças são quase todas notáveis pelo movimento apaixonado e pela invenção.
Seu prazer era mostrar as Menades ou Bacchantes, grupos de
mulheres adoradoras do deus Dionísio ou Baccho, que largavam suas casas para
vagar pelas florestas em devoção extática ao seu deus. Dionísio era o deus do
vinho e da vegetação. Era um deus muito popular para os usuários do vinho na
Grécia. Alegria e milagres ocorriam em seus festivais, em mistérios que
inspiravam cultos com êxtase e orgia.
Escopas representou os combates das Amazonas contra os gregos, o
amor, o desejo, e a paixão em suas formas as mais poéticas, alem das Nereidas e
os monstros marinhos.
As obras existentes que são atribuídas a Escopas parecem ser
cópias de peças suas, como algumas Menades, Nereidas e Tritões. Os baixos
relevos com os combates entre os gregos e as amazonas, do mausoléu de
Halicarnasso que estão no Museu Britânico são de sua autoria. São de Escopas o
grande grupo de Nióbio e suas filhas
em cópias que existem no Uffizi em Florença.
Escopas se distingue de seu grande predecessor Fídias por não ter
a sua dignidade sublime nem sua calma olímpica. E difere de seu companheiro
Praxíteles por ter uma inspiração mais profunda e mais ampla do que aquela
expressão do belo sensual.
Como escultor, Escopas
é notável por sua ousadia, pela paixão e pela fertilidade de seu gênio criador.
Ele não tem rival na representação da rapidez do movimento, na criatividade da
composição e na intensidade do sentimento.
Ele é o mais lírico de
todos os escultores e um daqueles que mostram o mais amplo panorama da expressão, desde o delírio frenético até a graça com ternura e sonho.
AMANHÃ: Zeuxis grande mestre da pintura antiga.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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