08 DE FEVEREIRO.
Praxíteles: maior nome chefe da escola ática de escultura
PRAXÍTELES
(viveu cerca dos anos 380 a 330 antes de nossa era)
MAIOR DOS
ESCULTORES GREGOS DE SEU TEMPO
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o
progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por
humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os
escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes
escolas e épocas. A semana finda no
domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro
do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
PRAXÍTELES (380
aC-330) escultor nasceu em Atenas, de uma família de artistas. É considerado
pelos críticos antigos e modernos como o
maior nome da última escola ática. Ele com Escopas são colocados como os
chefes dessa escola.
Escopas, cem anos após Fídias, foi o mestre de Praxíteles, mais jovem
do que ele. Praxíteles viveu e trabalhou principalmente em Atenas, mas suas
obras foram disseminadas em número prodigioso pelo mundo grego inteiro. Seus
principais temas foram os mais jovens e mais belos deuses, sobretudo Apolo,
Artemis, Dionísio e Afrodite. A maior parte dos antigos atribui a ele o grupo
da Nióbia.
Temos preservadas várias cópias romanas de suas obras, como o
estranho Apolo de Sauroctonos, chamado o Apolino,
temos o Sátiro ou fauno do capitólio, a Silene, deusa da lua e os faunos de
Roma e de Florença. Na estátua do Apolo Sauroctonus o deus é mostrado como um
jovem recostado no tronco de uma árvore, quando estava na ação de matar uma
lagarta com uma flecha. Apolo era o deus da profecia, na lenda de Homero. As
funções do deus grego do sol Hélios foram passadas para Apolo, com o nome de
Phebus.
A mais bela produção de Praxíteles, a Vênus de Cnido, era uma das grandes maravilhas da antiguidade,
criando uma nova época na arte da escultura.
Nós temos uma idéia geral dessa estátua em parte pela Vênus do
Capitólio, pela Vênus de Munique e em parte por moedas e medalhas da época.
Reproduções feitas em moedas romanas mostram a sua forma. As mais conhecidas
moedas estão no Museu do Vaticano em Roma e no Museu do Louvre em Paris.
A famosa estátua deu lugar a epigramas, a anedotas e a descrições.
Peregrinações eram feitas para vê-la e o rei Nicomedes ofereceu o valor de sua
dívida nacional aos habitantes para comprá-la. O escritor romano Plínio o Velho
considerou a Vênus de Cnido a melhor obra de Praxíteles, sendo a melhor escultura em todo o mundo.
A Vênus de Cnido foi considerada como a perfeição da forma
feminina. Para sua execução serviu de modelo a famosa cortesã Frinéia, de quem
Praxíteles foi um amante apaixonado. Alguns críticos atribuíram a Escopas a
inovação da representação de uma deusa completamente nua. Mas a Afrodite de
Cnido foi a primeira estátua nua de uma deusa. A beleza extraordinária da estátua, talhada no mais belo mármore de
Paros junto com o novo impulso dado à arte da escultura foram uma revolução.
Abriram assim a direção para que a escultura grega fosse, finalmente, destinada
à representação das formas humanas.
Acusou-se Praxíteles de ter reduzido a arte grega ao limitar sua
representação à imagem sensual da beleza física. É verdade que seu ideal foi
sempre a perfeição da beleza unida à
juventude, aliada, como nos Apolos e nos faunos, de uma doçura e de uma graça
que parecem menos masculinas. Mas não há razão alguma para supor que em sua Afrodite de Cnido
houvesse outra coisa que uma pureza ideal e um refinamento original.
Em Olímpia foi descoberta uma escultura de Hermes feita por
Praxíteles que é um dos mais nobres tipos da beleza masculina.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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