quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

0220 C LUCRÉCIO a poesia filosófica do ateísmo em Roma

FEVEREIRO 20: Lurécio  o estudo da natureza e do civismo romano

LUCRÉCIO
Lucretius Titus Lucretius Carus
(nasceu no ano 99 antes da nossa era; morreu no ano 55 antes da nossa era)

NOTÁVEL POETA E FILÓSOFO ROMANO DO ATEÍSMO NA “NATUREZA DAS COISAS”

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente


Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar
novos ideais. É um poder profético natural, criado por um período
de seis séculos e meio pelo menos, humanos em sociedade.
Na quarta semana do mês de Homero estão os poetas
de Roma, tanto os épicos como os líricos. Ela compreende
sua influência continuando através da idade média. É como a
visão profética de uma era de paz que inspira os poemas de
Virgílio até que seria formulada de novo por Dante.
A semana termina no domingo tendo como chefe Virgílio.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


LUCRÉCIO (99 aC-55 aC) fez surgir um novo mundo intelectual em Roma. Depois da morte de Ênio em 169 antes da nossa era até o nascimento de Lucrécio houve um silêncio na arte poética, nenhum grande nome sendo notado na arte.
Sabe-se por seu poema que Lucrécio foi um verdadeiro amigo de Gaius Memmius, governador da província romana de Bitínia no ano 57. No poema ele diz que viveu em retiro da vida social.
Em torno de Lucrécio se desenrolou uma revolução do saber e da política no ocidente da Europa: a cultura grega teve sua obra intelectual completada e o mundo se preparava para o Império Romano. Os melhores pensadores não estavam mais presos às antigas crenças a não ser pela aparência dos ornamentos literários e artísticos que os enfeitavam. O verdadeiro poder político era a recompensa dos atos de guerra, já que os laços sociais de classe não existiam mais e estava enfraquecido o governo das opiniões pelo Estado, agora confiado a uma literatura indigesta que só tinha o mérito de reconhecer sua própria falta de originalidade.
A única obra de Lucrécio é um poema filosófico longo, em versos hexâmetros, que são versos com seis grupos de sílabas chamados PÉS. A sílaba acentuada ou tônica acompanhada de outra átona ou não acentuada é chamada o “pé” na métrica poética. Pelo desenvolvimento da sua forma, a poesia de Lucrécio fica entre o estilo de Ênio e o de Virgílio.
Ele é conhecido por seu único poema, o longo De rerum natura, Sobre a Natureza das Coisas, feito em seis livros. Essa obra é a explicação da teoria física dos filósofos gregos Demócrito e Epicuro, com sua moral e pensamento doutrinário. Esse poema é a principal fonte do conhecimento que hoje temos do pensamento de Epicuro.
Colocado na relação dos antigos filósofos da Grécia antiga pela apresentação do seu sistema de pensamento, Lucrécio se mostra bem superior pela beleza de suas explicações, o que lhe assegura a fama de poeta pela mesma razão que os vôos líricos de Aristófanes ficaram famosos. No exame da obra devemos distinguir de um lado o filósofo e do outro lado o poeta.
Como filósofo, Lucrécio do mesmo modo que Demócrito e Epicuro, que são a sua fonte, é brilhante, mas prematuro. No desejo de dogmatizar ou doutrinar por meio de dados insuficientes e de acordo com analogias falsas, ele coloca o universo construído ao azar pela mistura de átomos e do vácuo. Ele suprime, como os materialistas modernos, o elemento subjetivo humano sobre o qual a síntese monoteísta ainda não se apoiava. Em moral ele enriqueceu as fórmulas pobres de Epicuro dando-lhes uma espécie do entusiasmo nacional romano de Ênio.
Como poeta, Lucrécio tem menos paixão cívica do que Ênio, mas ele vai mais à frente no estudo da natureza e no estudo do comportamento romano, da energia romana e da lei de Roma. Ele ama a natureza com uma devoção mais sincera do que outro poeta latino, se bem que seja grande a sua confiança nas teorias mecânicas que apresenta.
A filosofia de Lucrécio não criou uma escola de seguidores, mas tornando muito mais profundo o afastamento do povo para fora das crenças correntes da época, abriu o caminho para a nova religião que viria do monoteísmo cristão de Paulo de Tarso, São Paulo Apóstolo.
Lucrécio é um poeta quase homérico pela força e pela vivacidade de sua linguagem. Pelo sentimento de simpatia humana que o leva a procurar a verdade e a atacar a superstição atinge o ponto ideal que deve inspirar o gênio do poeta.


AMANHÃ: A excelência da lírica de Horácio.




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Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.


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