terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

0225 C VIRGÍLIO a idealização do saber e cultura dos romanos

FEVEREIRO 25: Virgílio o maior poeta latino.

VIRGÍLIO
Virgil, Vergil, Publius Vergilius Maro em latim
(nasceu no ano 70 antes de nossa era, em Andes, Mântua, Itália; morreu no ano 19, antes de nossa era,
em Brundisium, hoje Brindisi, Itália)

POETA ROMANO AUTOR DA ENEIDA MAIS CÉLEBRE POEMA DA LITERATURA

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente
Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
Foi uma guerra entre o politeísmo militar e o politeísmo sacerdotal do oriente.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos.

Na quarta semana do mês de Homero estão os poetas de
Roma, tanto os épicos como os líricos. Ela compreende
um período de seis séculos e meio pelo menos,
sua influência continuando através da idade média. É como a
visão profética de uma era de paz que inspira os poemas de
Virgílio até que seria formulada de novo por Dante.
A semana termina no domingo tendo como chefe Virgílio.

Ver em 0129-01 Quadro do Mês de Homero, a
Poesia Antiga,com os grandes tipos representantes do mês.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

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QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



VIRGÍLIO (70aC-19aC), o maior poeta latino nasceu em Andes, próximo a Mântua, na Itália, durante o governo do primeiro consulado de Pompeu e Crassus, no ano 70 antes da nossa era. Seu pai, um rico fazendeiro, lhe deu a melhor educação da época.
Com saúde delicada e de temperamento nervoso, o jovem recuou diante das lutas nas guerras e nos tribunais e se dedicou desde sua juventude a uma vida retirada e de meditação, sonhando em fazer um grande poema sobre os primeiros tempos da história romana, ocupando os intervalos com poemas menores sobre a vida no campo.
Virgílio viveu pouco tempo em Roma e se retirou para Nápoles, numa casa de campo onde passou o resto de sua vida. O imperador Augusto foi seu protetor e amigo. Durante uma viagem na Grécia, com o imperador, ele teve uma febre e morreu no mar, no ano 19, perto de Brindes, não tendo ainda 51 anos completos. Ele foi enterrado em Pausilipe, perto de Nápoles. Um mausoléu foi erguido em sua honra, tendo sido um lugar de peregrinação e de respeito.
Nenhuma vida inteira foi consagrada mais completamente à elaboração de um grande projeto. Nenhuma outra vida apresentou uma concentração ininterrupta de esforços na direção de um objetivo poético, a não ser a vida de Virgílio. Ele era alto, moreno e com um jeito rústico, modesto, tímido mesmo, de gosto solitário e um pouco arrogante. Era quase sempre doente e fraco e nunca se casou.
Sua vida e sua obra foram puras e delicadas, cheias de uma melancolia profundamente religiosa. Viveu longe de todos os conflitos, de todas as distrações, tanto públicas como particulares. Um amigo íntimo descreveu o poeta com as palavras: inocência, fé, piedade, o que quer dizer simplicidade, honra, consciência.
Virgílio tinha 22 anos quando Júlio César chegou ao poder de Roma e tinha 39 anos quando Augusto, seu amigo, foi feito imperador de Roma, o chefe de governo não hereditário em escolha por mérito. O poeta, simpático às novas esperanças de uma era de paz e de ordem, viu no governo unitário do Império uma época de prosperidade e de estabilidade. A sua carreira de poeta foi inspirada pela missão de idealizar esse futuro de desenvolvimento pacífico, tendo Roma como mestra e diretriz do mundo. Suas poesias Bucólicas e suas Geórgicas são os poemas da paz e da indústria rural. Virgílio concentrou sua vida na produção da Eneida.
Com inspiração na Ilíada de Homero, ele exaltou no poema as origens e o espírito do povo romano, numa das maiores obras da literatura mundial. Escrita em latim, a Eneida conta a lenda do herói Enéias, sobrevivente da destruição de Tróia e primeiro ancestral do povo romano nos 12 cantos ou livros de que se compõe. Os antigos romanos acreditavam ser descendentes dos troianos. Enéias é rei e também guerreiro valente, mas prudente e sábio.
A idéia central do poema de Virgílio é a reconciliação. O objetivo do herói é estabelecimento de um novo império universal, os homens e os deuses criando uma idéia de paz, o que faz da Eneida uma obra de valor permanente. O Império Romano é ali idealizado como a extensão do saber, da cultura e dos costumes do povo romano. O ideal da expansão da cultura européia de Roma e do cristianismo foi a razão que levou Dante Alighieri a escolher Virgílio como seu guia no poema da Divina Comédia. A Eneida inspirou Dante e também Luís de Camões em Os Lusíadas.
Virgílio se mostrou um mestre consumado da língua latina, na sua habilidade poética majestosa nos versos, no sistema e na perfeição de sua forma. Demonstra sua imensa erudição e seu espírito filosófico, com seus apelos profundamente sensatos e morais ao dever e ao heroísmo, com sua maneira de representar a vida e a morte.
Nota-se o refinamento da descrição do chefe magnânimo, da ternura e da paixão intensas de suas heroínas e de seu estilo, que faz dele o mais conhecido e apreciado poeta dos antigos em razão da forma escultural que deu a suas nobres concepções. Em virtude de sua situação histórica completamente única, tornou-se um dos maiores poetas do mundo.


AMANHÃ: Aristóteles, a Filosofia Antiga. Anaximandro.




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Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.


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