FEVEREIRO 25: Virgílio
o maior poeta latino.
VIRGÍLIO
Virgil, Vergil, Publius
Vergilius Maro em latim
(nasceu no ano 70 antes
de nossa era, em Andes, Mântua, Itália; morreu no ano 19, antes de nossa era,
em Brundisium, hoje
Brindisi, Itália)
POETA ROMANO
AUTOR DA ENEIDA MAIS CÉLEBRE POEMA DA LITERATURA
O Politeísmo
Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente
Na Grécia a arte
coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi
eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes
das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
Foi uma guerra
entre o politeísmo militar e o politeísmo sacerdotal do oriente.
A arte gera emoções,
cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de
antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural,
criado por humanos.
Na quarta semana do mês de Homero
estão os poetas de
Roma, tanto os épicos como os
líricos. Ela compreende
um período de seis séculos e meio
pelo menos,
sua influência continuando através
da idade média. É como a
visão profética de uma era de paz
que inspira os poemas de
Virgílio até que seria formulada
de novo por Dante.
A semana termina no domingo tendo como
chefe Virgílio.
Ver em 0129-01 Quadro
do Mês de Homero, a
Poesia
Antiga,com os grandes tipos representantes do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
VIRGÍLIO
(70aC-19aC), o maior poeta latino
nasceu em Andes, próximo a Mântua, na Itália, durante o governo do primeiro
consulado de Pompeu e Crassus, no ano 70 antes da nossa era. Seu pai, um rico
fazendeiro, lhe deu a melhor educação da época.
Com saúde delicada e de temperamento nervoso, o jovem recuou
diante das lutas nas guerras e nos tribunais e se dedicou desde sua juventude a
uma vida retirada e de meditação, sonhando em fazer um grande poema sobre os
primeiros tempos da história romana, ocupando os intervalos com poemas menores
sobre a vida no campo.
Virgílio viveu pouco tempo em Roma e se retirou para Nápoles, numa
casa de campo onde passou o resto de sua vida. O imperador Augusto foi seu
protetor e amigo. Durante uma viagem na Grécia, com o imperador, ele teve uma
febre e morreu no mar, no ano 19, perto de Brindes, não tendo ainda 51 anos
completos. Ele foi enterrado em Pausilipe, perto de Nápoles. Um mausoléu foi
erguido em sua honra, tendo sido um lugar de peregrinação e de respeito.
Nenhuma vida inteira foi consagrada mais completamente à
elaboração de um grande projeto. Nenhuma
outra vida apresentou uma concentração ininterrupta de esforços na direção de
um objetivo poético, a não ser a vida de Virgílio. Ele era alto, moreno e com
um jeito rústico, modesto, tímido mesmo, de gosto solitário e um pouco
arrogante. Era quase sempre doente e fraco e nunca se casou.
Sua vida e sua obra foram puras e delicadas, cheias de uma
melancolia profundamente religiosa. Viveu longe de todos os conflitos, de todas
as distrações, tanto públicas como particulares. Um amigo íntimo descreveu o poeta com as palavras:
inocência, fé, piedade, o que quer dizer simplicidade, honra, consciência.
Virgílio tinha 22 anos quando Júlio César chegou ao poder de Roma e
tinha 39 anos quando Augusto, seu amigo, foi feito imperador de Roma, o chefe de governo não hereditário em
escolha por mérito. O poeta, simpático às novas esperanças de uma era de
paz e de ordem, viu no governo unitário do Império uma época de prosperidade e
de estabilidade. A sua carreira de poeta foi inspirada pela missão de idealizar
esse futuro de desenvolvimento pacífico, tendo Roma como mestra e diretriz do
mundo. Suas poesias Bucólicas e suas Geórgicas
são os poemas da paz e da indústria rural. Virgílio concentrou sua vida na
produção da Eneida.
Com inspiração na Ilíada de Homero, ele exaltou no poema as origens e o espírito do povo romano, numa das
maiores obras da literatura mundial. Escrita em latim, a Eneida conta a lenda do herói
Enéias, sobrevivente da destruição de Tróia e primeiro ancestral do povo romano
nos 12 cantos ou livros de que se compõe. Os antigos romanos acreditavam ser
descendentes dos troianos. Enéias é rei e também guerreiro valente, mas
prudente e sábio.
A idéia central do poema de Virgílio é a reconciliação. O objetivo do herói é
estabelecimento de um novo império universal, os homens e os deuses criando uma
idéia de paz, o que faz da Eneida uma obra de valor permanente. O Império
Romano é ali idealizado como a extensão do saber, da cultura e dos costumes do
povo romano. O ideal da expansão da cultura européia de Roma e do
cristianismo foi a razão que levou Dante Alighieri a escolher Virgílio como seu
guia no poema da Divina Comédia. A Eneida inspirou Dante e também Luís de
Camões em Os Lusíadas.
Virgílio se mostrou um mestre consumado da língua latina, na sua
habilidade poética majestosa nos versos, no sistema e na perfeição de sua
forma. Demonstra sua imensa erudição e seu espírito filosófico, com seus apelos profundamente sensatos e
morais ao dever e ao heroísmo, com sua maneira de representar a vida e a morte.
Nota-se o refinamento da descrição do chefe magnânimo, da ternura
e da paixão intensas de suas heroínas e de seu estilo, que faz dele o mais conhecido e apreciado poeta dos antigos em razão da
forma escultural que deu a suas nobres concepções. Em virtude de sua situação
histórica completamente única, tornou-se um dos maiores poetas do mundo.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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