06 de FEVEREIRO. ZEUXIS:
realce da ilusão do claro-escuro de modo realista
ZEUXIS
(viveu nos anos 400
antes de nossa era na Magna Grécia, hoje Itália)
GRANDE MESTRE DA
PINTURA ANTIGA NOTÁVEL PELO ESTILO ILUSIONISTA
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções, cria visões
de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o
progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por
humanos em sociedade.
Nesta segunda semana estão os
escultores, arquitetos e pintores
gregos, conforme suas diferentes
escolas e épocas. A semana finda no
domingo com Fídias, como chefe.
Ver em 0129 C Quadro
do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ZEUXIS (nos anos 400 aC) mestre da pintura, tem
sua biografia desconhecida, mesmo no tempo dos romanos, não se sabendo a data
nem o lugar de seu nascimento nem os fatos de sua vida. Provavelmente ele
nasceu cerca do ano 455 antes de nossa era, em Heraclea, junto ao Mar Negro.
Ele estudou pintura em Efeso e pela tradição teria pertencido à
escola de pintura chamada de escola Jônica, caracterizada por seu realismo e
pela tendência a pintar o encanto sensual. Logo após o começo da guerra do
Peloponeso, em cerca de 430 ele foi para Atenas, onde estudou com Apolodoro, o
grande mestre-pintor da técnica do claro-escuro.
Nessa época a obra de Fídias estava se completando e Atenas vivia
o mais alto ponto de seu esplendor nas artes. Perto do ano 410 Zeuxis trabalhou
para o rei Arquelaus da Macedônia numa
série de pinturas murais no palácio real de Pela. Depois foi para a Grande
Grécia, na Itália. Lá ele executou para os cidadãos de Crotona sua famosa
obra-prima de Helena, para a qual se
conta ter escolhido como modelo as cinco mais belas jovens da cidade. Ele
pintou também na Sicília, onde muitas de suas obras foram encontradas ao tempo
dos romanos.
As obras de Zeuxis, em grande parte feitas sobre tela, foram
dispersas pelo roubo ou pelas vendas sucessivas no mundo antigo. Embora algumas
dessas telas possam ter existido no tempo de Cícero (106-43 aC ) e de Plínio (23-75), é
pouco provável que alguma dela tenha sido vista no segundo século de nossa era.
A grande fama de Zeuxis se origina de declarações de autores clássicos, já que
nenhuma de suas pinturas foi preservada.
Zeuxis é considerado o mais
eminente mestre da pintura antiga, junto com seu rival mais novo,
Parrasius. Embora ele trabalhasse em Atenas no tempo onde a glória do Partenon
estava em seu apogeu, sua arte tem mais parentesco com a arte de Praxíteles do
que com a arte de Fídias.
Ele é célebre sobretudo pela potência maravilhosa com que imita
todos os temas da natureza e pela extrema delicadeza de seu toque. Da mesma
forma como Praxíteles, ele era renomado pela graça com que ele pintava as
formas femininas, à quais ele dava todo o encanto. Ele manifestava também uma
grande potência dramática e se comprazia a representar cenas de ação,
movimentadas e apaixonadas.
Zeuxis ficou notabilizado por seu estilo forte na técnica do
claro-escuro, com efeito de ilusão ótica. O sucesso foi tão grande que Plínio
registra que em sua capa bordaram seu nome com letras de ouro. A pintura com o
sombreamento forte realçava as figuras de forma realista. Contava-se que as
uvas pintadas pareciam tão verdadeiras que os pássaros voavam em volta delas
tentando comê-las.
Na sua tela Hércules o
herói é mostrado em seu berço, como um forte bebê estrangulando duas serpentes
na presença de seus pais Alcmene e Amphitryon. Essa tela, junto com sua Mulher-Centauro ficaram famosas entre as
suas obras, assim como um grande número de temas que tinham um caráter estranho
e novo. Foram citadas por escritores antigos pinturas como a de Zeus rodeado
por outros deuses, Eros coroado com rosas, uma família de centauros, retratos
de figuras dos poemas de Homero, como de Helena, de Menelaus e Penépole.
A influência de Zeuxis
sobre a arte antiga foi extensa e durável; a voz da antiguidade representando o pintor como o primeiro que levou a
pintura aos seus últimos limites de seus recursos.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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