JANEIRO 17: Meng-Tseu
ou Mêncius e o poder da doutrina da filosofia.
MENG-TSEU ou
MENCIUS
Meng-tzu,
Mengzi, latinizado Mencius, Tsou Kung, Duque de Tsou
(nasceu cerca 370 antes da nossa era em Shandong, China; morreu cerca de 290, na China)
(nasceu cerca 370 antes da nossa era em Shandong, China; morreu cerca de 290, na China)
FILÓSOFO MAIOR
CHINÊS NO DESENVOLVIMENTO DO CONFUCIONISMO
ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade,
preparando
a civilização do futuro.
Nesta terceira semana da Teocracia são
recordados nossos antepassados da teocracia astrolátrica em que a China,
representada por Confúcio, é o mais
completo exemplo. As religiões do Tibet, do Japão, do México e das ilhas da
Ociania são classificadas sob o nome de Confúcio.
Meng-Tzu (c. 370aC-290). Nasceu na província de
Shandong, na China. Do mesmo modo como aconteceu com Confúcio, muito deveu Mencius aos ensinamentos de sua
admirável mãe.
Algumas das máximas da mãe de Meng-Tseu chegaram até nós. Ao ver
seu filho hesitar ao fazer com que ela mudasse de residência por causa de sua
idade avançada, ela lhe deu o seguinte conselho:
“Não cabe a uma mulher tomar nenhuma resolução por si só; ela deve
seguir três regras de conduta: quando ela é jovem, deve obedecer a seus pais;
quando ela é casada, obedecer a seu marido; quando ela é viúva, deve obedecer a
seu filho. Você, meu filho, está na idade madura e eu sou velha; você deve agir
de acordo com seu dever. Quanto a mim, eu devo seguir a regra que convém ao meu
sexo.”
Mencius estudou filosofia com Confúcio e depois passou vários anos
em viagens fazendo a exposição da doutrina do mestre. Convenceu muitos
governantes na China a observarem os deveres para com os seus cidadãos. Mencius
acreditava que o poder para governar vinha de Deus e deveria ser feito no
interesse do povo simples. Ele se opunha à guerra, a não ser para fazer a
defesa.
Conhecemos pouco sobre a vida de Mencius. Sabemos que no século
seguinte à morte de Confúcio, seus discípulos se multiplicaram tanto que se
tornaram um poder religioso na China.
Eles exerciam as diversas funções dos sacerdotes, fazendo o aconselhamento, ora
reprimindo, ora incentivando as tradições antigas.
Mencius foi o primeiro teórico dentro desse corpo espiritual do
Confucionismo. Ele era representado na corte da dinastia Chou, que mantinha uma
autoridade nominal sobre os vários Estados feudais da China. Mencius se tornou
um conselheiro independente, expondo com notável coragem a teoria chinesa do
governo. O povo, dizia ele, é o elemento
mais importante do Estado, depois vêm os espíritos da terra e do grão; os
governantes pesam menos na balança.
Mencius realizou o desenvolvimento do Confucionismo ortodoxo.
Entre os deveres dos governantes está a obrigação de proteger as pessoas comuns
do povo, aqueles trabalhadores sem recursos. O pensamento de Confúcio foi
colocado na obra que tomou o nome de LIVRO
DE MENCIUS, considerado como o texto básico da doutrina do mestre. Nele
está registrada a obra de Mencius e ali ele afirma a bondade inata da natureza humana, uma tese defendida com energia
pelos confucionistas até os nossos dias.
Mencius passou a última parte de sua vida em retiro com os seus
discípulos. No seu ensino ele afirmava sua crença de que o povo é bom por sua própria natureza. Mas essa bondade se torna
visível quando o povo sente a paz no coração, o que, por sua vez, depende de
seus recursos materiais. Mas se o governante provoca a pobreza do povo e assim
faz surgir o egoísmo e a violência, ele deve ser deposto.
Desde o século 11 Mencius é reconhecido como um dos maiores filósofos da China e o ensinamento de Confúcio é o mais importante elemento do pensamento chinês.
AMANHÃ: A corporação sacerdotal dos TEOCRATAS DO TIBET.
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