MARÇO 24. Orígenes: não
fazer a interpretação alegórica da Bíblia
ORÍGENES
Oregenes
Adamantius, Origen
(nasceu no ano 184 da
nossa era, em Alexandria; morreu em 253, em Tyro, Fenícia, hoje Líbano)
MAIS IMPORTANTE
FILÓSOFO E TEÓLOGO CRISTÃO DA ANTIGUIDADE
A evolução intelectual livre
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia
Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo.
Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e
que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
Esta é
a quarta semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga. É consagrada à
escola de Platão que prepara a doutrina da igreja cristã. O chefe de semana é
Platão no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes
da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade, preparando
a civilização do
futuro.
ORÍGENES (184-253 dC) nasceu em Alexandria. Ele
foi educado com grande cuidado por seu pai Leônidas que era cristão e que o
instruiu nas letras e na filosofia grega e nas doutrinas da Igreja Católica.
Clemente dirigia então a escola de catequese cristã e Orígenes foi seu aluno.
Seu pai morreu numa revolta contra os cristãos ocorrida no começo dos anos 200
e a família ficou reduzida a uma grande miséria.
Como Clemente se retirou de Alexandria, Orígenes, então com 19
anos de idade, tomou o seu lugar como mestre da escola cristã. Suas lições eram
muito concorridas, o que prova que a perseguição, que continuava, ainda, não
era nem geral nem extremamente rigorosa. Na verdade, Orígenes ao falar desse
levante e de outras explosões semelhantes, diz claramente que o número dos que
sofreram com elas não foi considerável. Ele mesmo, embora visitando os
prisioneiros cristãos, não sofreu nenhum ataque.
Com exceção de uma curta viagem a Roma, ele permaneceu em
Alexandria até à idade de 45 anos, ensinando ciência e literatura sagrada e
profana, estudando em especial o hebraico em vista de publicar uma edição
crítica das escrituras.
Por ocasião de discórdias com Demetrius, bispo de Alexandria, ele
deixou a cidade indo para a Palestina e finalmente se estabeleceu em Cesaréa,
onde, apesar dos protestos de Demetrius, recebeu as ordens de sacerdote. Ali
ele continuou seus estudos e reuniu em torno dele muitos discípulos ilustres.
No reinado do imperador Decius ele foi preso. Solto mais tarde, morreu em Tyro
no ano 253.
As principais obras de Orígenes são seus Comentários sobre a Escritura, seus Princípios da doutrina cristã e sua refutação de um ataque dirigido
contra o cristianismo por Celso, filósofo epicurista. Os Princípios que nós conhecemos, sobretudo por uma tradução latina,
que evidentemente suprime qualquer passagem heterodoxa, são profundamente
impregnados de platonismo.
O costume de tomar as palavras como se fossem coisas torna fácil a
passagem da sabedoria ou do espírito de Deus para a crença nas pessoas da
Trindade. Orígenes não admite o castigo eterno, porque seria admitir no final o
triunfo do mal. O pecado já comporta sua própria punição e uma purificação
obtida por longo sofrimento seria a conseqüência final. Não somente os
pecadores, mas também os anjos decaídos ganharão de volta finalmente o estado
de pureza e de beatitude; porque Deus, diz ele, governa os espíritos não apenas
em relação aos cinqüenta anos da vida presente, mas sim em relação a um tempo
ilimitado.
Muitas acusações foram feitas contra o ensino de Orígenes,
chegando a considerá-lo em
heresia. Mas há muitas razões para o julgamento de São
Jerônimo, que indica Orígenes como o maior dos mestres da igreja primitiva
depois dos Apóstolos.
É notável o protesto de Orígenes contra as interpretações literais
da Bíblia. De nada adianta, diz ele, supor que o mundo foi criado em seis dias
ou que Jesus foi atraído para o alto da montanha de onde ele viu o reino do
mundo. Tudo isso deve ser interpretado alegoricamente.
AMANHÃ: Platão e habilidade poética da filosofia.
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