MARÇO 07: Empédocles e
a metempsicose
EMPÉDOCLES
Empedocles
(nasceu cerca do ano
500 antes da nossa era, em Agrigento, na Sicilia; morreu no ano 430, no
Peloponeso, na Grécia)
FILÓSOFO POETA
LÍDER RELIGIOSO E ESTADISTA GREGO
A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura
A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura
abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia
Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo.
Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e
que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
Nesta
segunda semana do mês de Aristóteles se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando
organizar toda a vida humana com base nas ciências. Ideais colocados por
Pitágoras tendo por base a Matemática.
A semana termina no
domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes
da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade, preparando
a civilização do
futuro.
EMPÉDOCLES (500 aC-430 aC) nasceu em Agrigento, na Sicília. Era de
uma família tradicional que lhe deixou como herança uma grande fortuna. Ele a
usou na maior parte em dotes matrimoniais para as jovens pobres de sua cidade.
Participando do partido popular, Empédocles obteve uma influência
tão grande que chegou a receber uma oferta para se tornar um ditador. Ele
recusou o oferecimento, preferindo manter a influência teórica que ganhava com
o seu saber, com as sentenças místicas que ele divulgava na forma de oráculos e
com sua generosidade. Do mesmo modo que fizeram Pitágoras e Platão, ele viajou
por muito tempo pelo oriente.
A história de seu suicídio na cratera do vulcão Etna é uma das
numerosas fábulas feitas a respeito de Empédocles. Suas idéias filosóficas
foram formuladas num poema de que temos hoje alguns fragmentos. Temos dele
partes de seu poema Peri physeos (Da Natureza) e versos
do poema Katharmoi (Purificações). Para seus contemporâneos ele de fato
parecia muito mais do que um simples mortal. Aristóteles o louvava como o
inventor da retórica e Galeno o considerava o fundador da medicina italiana.
Sua poesia era admirada por seus versos hexamétricos, com seis pés. Cada pé em
poesia tem uma sílaba tônica acompanhada de uma sílaba átona.
Empédocles propôs alguns princípios da evolução das
espécies. Ele pensava que a vida das plantas teria sido a primeira sobre a
terra, seguida do aparecimento dos animais. Os homens e os animais seriam
formados pela união de várias partes dos corpos, chegando a fazer estranhos
seres. Só os que conseguiram se reproduzir é que sobreviveram.
Seu princípio característico explica que o mundo resultaria da
combinação de quatro elementos: o fogo, a água, o ar e a terra. Ao mesmo tempo
em que a combinação agia, a dissolução se fazia, em conseqüência do conflito
entre as forças opostas de atração e de repulsão, descritas pela metáfora sob o
nome de amor e de ódio. Ele aplicou esse princípio, que se aproxima bem mais da
verdade do que a vaga tentativa da escola jônica primitiva, que era a
explicação detalhada do cosmos e dos organismos vivos.
Empédocles se exprime assim:
“Bem tolos são aqueles
que crêem que qualquer coisa começou se não existisse antes ou que qualquer
coisa que existe pode se perder inteiramente. Não há criação alguma e a morte
não é uma destruição completa. Tudo é mistura e separação das coisas
misturadas. A isso os mortais ignorantes têm dado os nomes de nascimento e de
morte”
Empédocles adotou a doutrina da metempsicose que tomou de
Pitágoras ou que ele obteve com seus contatos independentes com os pensadores
do Egito ou do oriente. Acreditava na transmigração das almas declarando que os
pecadores teriam que viver muitos corpos de mortais. Os castigos sofridos
durantes as diferentes existências seriam punições de faltas anteriores. No
entanto o homem poderia se elevar gradualmente e conquistar como prêmio a
companhia na sociedade dos deuses.
AMANHÃ:
Exame da história por Tucídides.
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