13 DE MARÇO.
Antístenes: A disciplina da escola ascética.
ANTÍSTENES
Antisthenes
(nasceu cerca do ano
440 antes da nossa era; morreu cerca do ano 370)
FILÓSOFO GREGO
FUNDADOR DA ESCOLA CÍNICA DE PENSAMENTO DA VIRTUDE
A evolução intelectual livre
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia
Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo.
Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e
que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
Esta terceira semana
do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga apresenta o ponto de vista da Ética
da cultura grega. Esses pensadores é que mais atraíram os filósofos romanos.
Eles figuram na semana com três pensadores de Roma.
O tipo principal é
Sócrates como chefe da semana no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes
da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade, preparando
a civilização do
futuro.
ANTÍSTENES de Atenas (440 aC-370 aC) foi um dos mais constantes
associados de Sócrates. Ele foi atraído para seu mestre não pelo prazer da
discussão, mas por sua renúncia aos prazeres e sua vida ascética de disciplina
pessoal.
Nascido numa família rica, Antístenes desenvolveu uma filosofia
própria para corrigir as contradições e as injustiças que ele observava na
sociedade em seu redor. Para ele a felicidade dependeria da virtude moral e a
virtude poderia ser propagada a todos por meio do ensino. Uma vida muito mais
feliz seria obtida por meio de uma filosofia bem direcionada para o bem.
Sócrates havia dito que os deuses não tinham necessidades e por
isso aqueles que tivessem menos necessidades se aproximavam mais dos deuses.
Essa máxima serviu de guia ao pensamento de Antístenes.
Ele professava o desdém pela especulação filosófica e pelo estudo
científico, ensinando que a verdadeira missão de um pensador consiste numa vida
de disciplina e recomendava uma inteira indiferença pelo prazer, pela riqueza e
pelo poder. A felicidade só seria obtida pela virtude, pelo desprezo da arte e
da literatura. O luxo e o conforto eram condenados e recomendada uma vida de
árduo trabalho.
Antístenes formou uma controvérsia com Platão em que ele
desprezava as altas especulações sobre um mundo imaginário e afirmava que uma
vida de vaidade se afastava completamente de seu próprio ideal.
Ele e seu discípulo Diógenes de Sinope foram os fundadores da
escola cínica ou ascética. O movimento cínico
ficou mais ligado pela tradição ao nome de Diógenes. O nome da escola que em
grego significa canino, referente a
cão, teve origem no ginásio onde Antístenes reunia seus discípulos, conhecido
como Cynosarges, que ficava fora de
Atenas. O apelido de cínico ou canino
também foi empregado por causa do modo pouco convencional dos cínicos.
A escola de pensamento dos cínicos logo depois formou Zenon, o
fundador da escola estôica, que foi igualmente severa quanto à doutrina e sem
tanta restrição quanto às belezas da vida.
Os membros da escola cínica de Antístenes já foram tidos como
tendo formado a “Ordem Mendicante” da
filosofia.
O desdém pela ciência, mostrado por Antístenes e seus seguidores,
marca a separação que se estabeleceu entre a ciência e a filosofia na Grécia.
Desde então a ciência foi o campo dos especialistas e a filosofia teve a
tendência a degenerar para uma retórica de palavras vazias, verbosa e inútil.
AMANHÃ:
O estoicismo de Zeno.
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