MARÇO 23. Clemente de
Alexandria: a moderação no ensino de religião
SÃO CLEMENTE DE
ALEXANDRIA
Titus Flavius Clemens, Clément d’Alexandrie, Saint, Clement of Alexandria,
Saint
(nasceu no ano 150 de
nossa era, em Atenas; morreu cerca do ano 220, em Alexandria)
FILÓSOFO CRISTÃO
MESTRE NA ESCOLA CATEQUÉTICA DE ALEXANDRIA
A evolução intelectual livre
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia
Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo.
Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e
que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales,
Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado
aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças
novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
Esta é
a quarta semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga. É consagrada à
escola de Platão que prepara a doutrina da igreja cristã. O chefe de semana é
Platão no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes
da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade, preparando
a civilização do
futuro.
TITUS FLAVIUS CLEMENS (150-220 dC) nasceu em Atenas, passando a
primeira parte de sua vida no estudo e no ensino da filosofia grega. Para
alguns críticos ele seria da escola estóica, para outros seria da escola
platônica.
Clemente diz de si mesmo que ele havia aprendido com muitos
mestres, tanto na Grécia como na Itália do sul e da Síria, mas que, finalmente,
ele havia encontrado um mestre em Alexandria que o satisfez mais completamente
do que os outros.
Esse mestre foi Pantenus que sendo antes da escola de pensamento
dos estóicos, converteu-se ao cristianismo e dirigia nessa época a escola
cristã de Alexandria. Clemente tornou-se cristão e sucedeu no ano 180 a seu mestre Pantenus.
Pelos vinte anos seguintes ele foi o guia intelectual da comunidade cristã de
Alexandria. Ele teve muitos alunos célebres entre os quais esteve Orígenes,
realizando a educação de prosélitos que se tornaram mais tarde líderes religiosos
e teólogos, como Alexandre, bispo de Jerusalém. Expulso de Alexandria no tempo
do imperador Severo, ele retornou mais tarde e ali viveu até morrer.
A conversão de Clemente ao cristianismo não o desviou dos estudos
filosóficos. Ao contrário, ele procurou provar que a filosofia grega, do modo
que ela é ensinada pelos grandes mestres, sobretudo por Platão, era a melhor
preparação para chegar à doutrina cristã. Clemente afirma que a filosofia foi
dada aos gregos como a Lei foi dada aos judeus e, embora substituída pelo
evangelho, a filosofia não ficou menos importante.
Clemente faz grande esforço para demonstrar que os gregos não
foram, como se supõe comumente, a primeira fonte da sabedoria. Ele cita, para
comprovar, a proclamação do padre egípcio dirigida a Platão: “Gregos, gregos, vocês são apenas crianças!”
O que significava que os gregos tinham muito a aprender.
Afirma Clemente: Cadmus recebeu o alfabeto dos fenícios, da
Fenícia, igualmente, segundo certas autoridades, veio Tales; Pitágoras foi talvez
de origem etrusca. Antístenes era frígio, Orfeu era da Trácia; Anarcarsis da
Cíntia; e em todos os casos, o mais antigos dos filósofos gregos eram menos
antigos do que Moisés. Moisés era bem anterior à guerra de Troia, à expedição
dos Argonautas, a Baco, Hercules ou Prometeu.
É evidente, pensava Clemente, que Platão tomou muito da legislação
feita por Moisés com tanta certeza que Numanius, um filósofo pitagórico
perguntou “O que é Platão senão o próprio Moisés falando o idioma grego?” Platão coloca a felicidade suprema no esforço
com uma humildade submissa para se tornar semelhante a Deus. O que é isso senão
a doutrina cristã? Paralelamente, Clemente insiste sobre a correlação entre a idéia de Platão e o logos cristão.
A principal obra de Clemente, sua Stromates ou Miscelânea, é repleta de citações de poetas ou de
filósofos gregos, muitos deles desconhecidos por nós, mas que parecem a
Clemente fazer a condução dos homens imbuídos da cultura grega para chegar ao
sistema católico.
Clemente apresenta o ensinamento e a disciplina da Igreja Católica
com uma moderação tranqüila que contrasta fortemente com o fervor impetuoso de
Tertuliano, seu contemporâneo.
AMANHÃ:
A interpretação alegórica de Orígenes.
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