20 DE
MAIO. Paulo de Tarso: a criação da
doutrina universal para a humanidade
SÃO PAULO
APÓSTOLO
FORMULADOR DO CATOLICISMO
Saul de Tarso,
Paulo de Tarso
(nasceu no ano 10 da
nossa era em Tarsus, na Cilícia, Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano
64, em Roma)
FORMOU A
RELIGIÃO UNIVERSAL OU CATÓLICA A PARTIR DA SEITA CRISTÃ DOS JUDEUS
A regeneração moral,
aperfeiçoamento dos sentimentos e redução do egoísmo
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os
violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos
pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem
claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para
a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome do sagrado
ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte
da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de
morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos
milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as
religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e
obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social
humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
Os documentos
históricos provam que quem criou a doutrina de salvação da própria nação e de
todos os povos foi o filósofo e apóstolo judeu Paulo de Tarso. Fazendo parte da
elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor
da cultura grega.
O Calendário Filosófico
indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro
primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a
instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na
terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e
estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu
tipo principal em Santo
Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O
tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.
Ver em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
Paulo de Tarso, apóstolo, santo da Igreja Católica,
representa um dos mais importantes personagens na historia da cultura humana.
Seu trabalho de elaboração, ensino e pregação foi básico para a criação e
divulgação da doutrina religiosa do Catolicismo. Sua versão do Cristianismo
para todos os povos prevaleceu sobre a doutrina original para a nação judaica
Tornou-se a religião da população humana mais avançada, na Europa romana do
ocidente, a civilização ocidental. A Europa católica é que desenvolveu nos
povos o sentimento do bem e do mal, ensinando a generosidade e o cavalheirismo.
Foi assim elaborado um sistema articulado com o seu culto, dogma e suas
práticas religiosas. Os sacerdotes católicos sistematizaram o ensino da arte e
da ciência incentivando a repressão dos sentimentos e
o Feudalismo formaram a civilização da Europa ocidental, a mais adiantada na
história, que hoje se vê cada vez mais difundida em todos os continentes pela
globalização.
Paulo, erudito entre os judeus, tornou-se o maior
missionário do Cristianismo, transformando uma renovadora seita da nação
judaica numa religião de todos, para todos, numa fé para judeus e também para
os não judeus, para os gentios.
A religião de Paulo deveria ser CATÓLICA, que quer
dizer universal. O nome judaico dele era SAUL, que ele mudou para o nome latino
de PAULO, nome romano, por ter uma pronúncia parecida. Nas suas cartas, Paulo
colocou as suas novas doutrinas Católicas, que prevaleceram sobre as narrativas
da seita Cristã dos judeus. As doutrinas de Paulo é que tiveram enorme
repercussão na evolução cultural e política da sociedade humana, aperfeiçoada e
aplicada por muitos ilustrados e sábios sacerdotes, durante os 12 séculos
seguintes, da Idade Média, até os anos 1300 da nossa era. A sabedoria dos
padres católicos formou um sistema educativo que resultou na humanização da
teologia fundamental e no aperfeiçoamento da sociedade em todos os setores da
vida, em nome da divindade suprema.
Pode-se notar que o Cristianismo de Paulo difere
muito da palavra dos judeus cristãos de Jerusalém. Para Paulo, era uma fé
universal, para todos, mas, para os cristãos judeus, a nova doutrina de Cristo
era posta por judeus somente para judeus, ou seja, era apenas uma seita
judaica. Paulo enfrentou a polêmica de manter a Lei, a lei antiga de Moisés,
ou, ao contrario, mudar para uma nova Lei, também para os gentios, isto é, para
todos os povos. Sofreu mesmo a pena de apedrejamento de que se salvou ao
fingir-se de morto. Venceu a doutrina para os judeus e para os gentios, isto é,
para os não judeus, como uma religião para todo o mundo.
Por seu longo e constante esforço, por sua cultura
filosófica, por sua extraordinária e bem sucedida realização, merece Paulo de
Tarso estar entre os tipos mais importantes da humanidade, em todos os tempos.
A conquista feita pelos romanos, pacificando e
reunindo as populações da Europa, realizou a difusão da cultura dos
conquistadores, tornando o Império mais uniforme, com o uso do latim, divulgando
o saber político dos romanos bem como da ciência e da filosofia da Grécia. A
propaganda de uma nova doutrina encontrou, portanto, uma população mais
uniformemente educada no Império romano, possibilitando uma doutrina unificada,
uma fé do Deus único, em todos os paises. A nova religião chegou para tornar as
pessoas menos ferozes, mais instruídas, mais educadas. Mas a instalação das
novas idéias se fez também, ainda, no início, com ferocidade, com violência e
carnificina contra os politeístas que resistiam. Só quando o monoteísmo se
tornou maduro, depois de dez séculos, é que a civilização da Idade Média criou
a Cavalaria, a atitude cavalheiresca, o culto da mulher amada, o culto humano
da Virgem, da humana sagrada família.
O papel de primeira importância de Paulo Apostolo
foi, por mais de cem anos desconsiderado, apesar de seu sucesso de fato, na
época, Só muito mais tarde os doutores da Igreja a partir de Santo Agostinho
reconheceram o excepcional valor de São Paulo na fundação do Catolicismo.
Como se reconhece o resultado da ação
do Catolicismo sobre a sociedade dos humanos? Isso é feito comparando os
pensamentos e os costumes existentes ANTES e esses sintomas DEPOIS da Idade
Média. Foi o que fizemos.
O estudo imparcial dos progressos realizados na
Idade Média vem mostrar que a doutrina paulina se tornou, ao final,
incentivadora das belas artes, da ciência e da atividade industrial. O que pode
explicar o progresso na idade moderna, numa evolução que não poderia ser gerada
a partir de uma era de obscurantismo, uma noite de mil anos.
AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.
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