O Catolicismo
na evolução da
sociedade humana
A Idade Média faz a transição
entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A modernidade é
contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a
passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico.
Verifica-se que o
Catolicismo teve uma função importante nessa etapa da evolução sócia com a
regeneração moral dos povos pela educação dos sentimentos. Esse resultado foi
obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo
os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
A dedicação dos gregos
à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo,
religião oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os
estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a
necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se
que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o
monoteísmo.
O povo judeu aspirava
então à libertação do domínio sucessivo que sofreu ao ser submetido aos assírios,
aos gregos e aos romanos. Afinal, um libertador divino era ardentemente
esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral
dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a
doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da
elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor
da cultura grega. Paulo foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo
para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os
não judeus.
Verifica-se e fica bem
claro na história o importante papel de todas as doutrinas religiosas no ensino
e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e
mesmo levam à morte a própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo
poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido
desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de
todas, de todas as religiões tiveram a sensação da força dessa lei sociológica
básica. Regra que obrigou e obriga eternamente a proteger e servir ao grande
organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
O Calendário indica
nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com
seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do
papado, com o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos
monastérios; na última semana com seu controle e estímulo da vida moral da
população e com o surgimento do protestantismo.
Calendário
HISTÓRICO FILOSÓFICO
para um ano qualquer OU
quadro
concreto da preparação humana
LUNEDIA=segnda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda
são para o ano C comum; à direita, anos
B bissextos.
As datas da última coluna à direita
é data gregoriana ano comum.
Sexto Mês
– São Paulo
|
||||
O
catolicismo
|
||||
Lunedia
|
1
|
S. Lucas
|
S. Tiago
|
21.maio
|
Martedia
|
2
|
S. Cipriano
|
|
22
|
Mercuridia
|
3
|
Sto. Atanásio
|
|
23
|
Jovedia
|
4
|
S. Jerônimo
|
|
24
|
Venerdia
|
5
|
Sto. Ambrósio
|
|
25
|
Sábado
|
6
|
Sta. Mônica
|
|
26
|
Domingo
|
7
|
STO. AGOSTINHO
|
|
27
|
Lunedia
|
8
|
Constantino
|
|
28
|
Martedia
|
9
|
Teodósio
|
|
29
|
Mercuridia
|
10
|
S. Crisóstomo
|
S. Basílio
|
30
|
Jovedia
|
11
|
Sta. Pulquéria
|
Marciano
|
31
|
Venerdia
|
12
|
Sta. Genoveva de Paris
|
|
1.junho.
|
Sábado
|
13
|
S. Gregório Magno
|
|
2
|
Domingo
|
14
|
HILDEBRANDO
|
|
3
|
Lunedia
|
15
|
S. Bento
|
Sto. Antônio
|
4
|
Martedia
|
16
|
S. Bonifácio
|
Sto. Ausilau
|
5
|
Mercuridia
|
17
|
Sto. Isidoro de Sevilha
|
S. Bruno
|
6
|
Jovedia
|
18
|
Lanfranc
|
Sto. Anselmo
|
7
|
Venerdia
|
19
|
Heloísa
|
Beatriz
|
8
|
Sábado
|
20
|
Arquitetos da Idade Média
|
S. Benezet
|
9
|
Domingo
|
21
|
S. BERNARDO
|
|
10
|
Lunedia
|
22
|
S. Francisco Xavier
|
Inácio de Loyola
|
11
|
Martedia
|
23
|
S. Carlos Borromeu
|
Frederico Borromeu
|
12
|
Mercuridia
|
24
|
Sta. Teresa
|
Sta. Catarina de Siena
|
13
|
Jovedia
|
25
|
S. Vicente de Paula
|
Abade de l’Epée
|
14
|
Venerdia
|
26
|
Bourdaloue
|
Cláudio Fleury
|
15
|
Sábado
|
27
|
Guilherme Penn
|
Jorge Fox
|
16
|
Domingo
|
28
|
BOSSUET
|
|
17
|
Todos os meses são
iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.
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