FEVEREIRO
29. Anaxágoras: o conhecimento nos vem por meio dos sentidos
ANAXÁGORAS
Anaxagoras
(nasceu
cerca do ano 500, em Clazomene, Ásia Menor; morreu no ano 428, em Lampsacus, no Helesponto, Ásia
Menor)
A evolução intelectual livre.
O iniciar da criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece
nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a
pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios
que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da
nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a
fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a
ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta
duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à
ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a
ciência separada da filosofia.
A primeira semana do
mês representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se tentou
explicar o universo por algum princípio físico, fora das lendas religiosas. Ao
mesmo tempo a ciência positiva, segura, comprovada da Geometria se desenvolvia
gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no
domingo, com Tales como seu chefe.
Ver o Quadro 0226-01
C do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ANAXÁGORAS (500 aC-428 aC) nasceu
numa família de posição elevada em Clazomene, na Jônia. Ele foi ainda jovem
para Atenas, que começava a entrar no mais esplêndido período de sua história.
Seu caráter nobre e grave, com a fama crescente de seu ensino,
atraiu em torno dele um grupo de amigos e de alunos. Entre ele estava Péricles que foi seu amigo por toda a
vida e sobre quem ele exerceu uma grande influência. Ele ensinou a Péricles, no
relato de Plutarco, a aplicar sua razão à interpretação da natureza, a se
livrar de uma superstição aterrorizante e árida por meio de uma religião de paz
e de esperança.
Mas Anaxágoras teve o destino usual dos inovadores. Sua ciência
foi falsamente representada como um ataque contra a religião. Ele foi acusado
de blasfemo e só escapou da morte pela intervenção de Péricles, que não pode
impedir seu banimento de Atenas. Ele se retirou par Lampsacus, onde morreu com
as honras de seus habitantes.
“Que o dia
de minha morte seja um dia feriado para seus filhos” – foi a resposta que
Anaxágoras deu àqueles que lhe perguntaram como homenageá-lo. Essa foi a razão,
conta Plutarco, por que esse aniversário
continuou um dia de festa até o segundo século antes de nossa era.
Anaxágoras, do mesmo modo como Anaximandro, via na criação do mundo apenas uma simples
transformação. Afirmava que as diferenças entre as coisas só se poderia
explicar pela existência de elementos diversos de composição. De todo o tempo
esses elementos existiriam, mas sem serem combinados e estavam num estado de
caos; os elementos semelhantes estavam misturados com os dessemelhantes.
Então, quando o espírito
aparece, dizia ele, coloca em ordem os elementos. É feita a reunião correta
dos elementos e é assim que o mundo é
formado. Mas qual é esse espírito? Para Anaxágoras esse não era um ser
supremo fora do universo. Era também um
elemento, e um elemento material. Apenas, como Aristóteles também o
representa, era um elemento distinto dos outros elementos e mais sutil, mais
puro do que os outros.
A partir do momento em que o espírito dá regra ao universo, existe um princípio de ordem que a ciência
pode se esforçar para conhecer. Nós devemos considerar Anaxágoras como
tendo sido o primeiro a sentir a importância dessa verdade e a ver que ela
conduzia à negação do azar e do destino.
Esses dois nomes, dizia ele, são apenas os nomes que usamos para designar a nossa
ignorância.
É dessa forma que pertence a Anaxágoras o mérito de ter reconhecido, como Aristóteles o faz mais
claramente, que todo conhecimento nos
vem por meio dos sentidos. Ele estabeleceu a distinção, desenvolvida pela
filosofia moderna, entre a realidade objetiva
e subjetiva. Em outras palavras, reconhecer a diferença entre a
realidade externa ao sujeito, do
objeto,objetiva, e a impressão que o sujeito pode ter do
objeto, da realidade exterior, que é a impressão
subjetiva. A distinção se faz entre as coisas em si mesmas e as coisas tais
como nos aparecem.
Para Anaxágoras nosso conhecimento está limitado às coisas como elas nos aparecem, como vemos nos acontecimentos, que nós chamamos de “fenômenos”.
O conhecimento humano está
limitado à experiência, à observação. Nos seus dados pesquisamos as
leis fixas, imutáveis, infalíveis que comandam, que governam os fenômenos em
sua estruturação e em sua variação. O saber
dessa infalibilidade é que permite à ciência abstrata positiva dos fenômenos prever os acontecimentos com dados certos (não dividosos),
com a precisão (não nebulosos) que necessitarmos.
A aplicação do saber abstrato é infalível em teoria. Ao usar suas
previsões é necessário reconhecer que na prática ocorrem várias interferências
que devem ser levadas em conta. Por modificarem os resultados. Mas na
modernidade já alcançamos resultados maravilhosos ao
saber para prever a fim de prover.
Podemos hoje prover técnicas que fazem a vida útil de
equipamentos, de que edifícios e grandes estruturas não desabem, que navios flutuem,
que aviões transportem passageiros em segurança, que os foguetes atinjam seus
alvos.
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