FEVEREIRO
23: Ovídio poeta romano fecundo e sutil.
OVÍDIO
Ovid,
Publius Ovidius Naso
(nasceu no
ano 43 antes da nossa era, em Sulmona, Itália; morreu no ano 17 da nossa era em
Constanta, Romênia)
POETA
ROMANO DE SUPREMA EXECUÇÃO NA ARTE POÉTICA DO VERSO E DA RIMA
O
Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente
Na Grécia a arte
coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi
eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes
das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções,
cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse
modo, o poder de antever o progresso, de criar
novos ideais. É um
poder profético natural, criado por um período
de seis séculos e
meio pelo menos, humanos em sociedade.
Na quarta semana do mês de Homero estão os poetas
de Roma, tanto os
épicos como os líricos. Ela compreende
sua influência
continuando através da idade média. É como a
visão profética de
uma era de paz que inspira os poemas de
Virgílio até que
seria formulada de novo por Dante.
A semana termina no
domingo tendo como chefe Virgílio.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
do Calendário Filosófico e sua fonte.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
OVÍDIO (43 aC-17 dC) nasceu em
Sulmona na Itália central. Ele levou em Roma uma vida de intensa produção
literária até que perto de ter seus 52 anos uma ordem do Imperador Augusto o
exilou para Tomi, em Constanta, na Romênia, no Mar Negro, onde morreu depois de
oito anos de tristeza solitária.
A
imoralidade de muitos de seus escritos e a suspeita de uma intriga envolvendo o adultério da jovem
Júlia, a neta do Imperador, teriam sido a causa de seu exílio. O Imperador fez
da punição dada a Ovídio um exemplo público de que Augusto exercia o controle
da moralidade em Roma. A
jovem Júlia também foi exilada.
Ovídio, o
mais fecundo dos poetas latinos nos deixou três longas séries de poemas de amor, um poema sobre As Razões e As Estações das cerimônias romanas, duas séries de lamentações a
respeito de seu exílio, sob a forma de elegias e um romance poético em
hexâmetros mais longo do que qualquer de seus poemas.
O pequeno número de anos que separam Ovídio de Tíbulo marca um progresso
evidente nas condições políticas e sociais do Império Romano. O regime imperial
de comando único por mérito estava então firmemente estabelecido: não se ouvia
nenhum murmúrio, nenhuma reclamação. A
poesia de Ovídio é um reflexo dessa tranqüilidade social.
Dedicado ao gênero da elegia, foi necessário que fizesse certo
sacrifício do tema em favor da forma da poesia; mas elevando a forma dos versos
à mais alta perfeição de que ela era suscetível, Ovídio se mostrou incontestavelmente um dos mais habilidosos mestres da
linguagem que até hoje o mundo já conheceu.
Ele empregou a mesma capacidade no desenvolvimento de suas idéias.
Sua poesia, a não ser quando aborrecido, nunca saiu de um impulso; é um produto
preciso, correto, que saia de seu pensamento. Nenhum grande interesse público
ou particular influenciou suas afeições nem seu talento ou reduziu seu
entusiasmo sempre muito pessoal, sem ser, no entanto, desprovido de
generosidade.
Algumas de
suas obras são de amor verdadeiro. Outras são imorais devido a sua destinação satírica e estão
quase esquecidas. O aspecto particular de seu pensamento encontrou uma
aplicação na reconstituição dos detalhes das coisas antigas em Os
Fastos , As Datas. Um uso mais completo e mais elevado dos
fatos antigos estão em
As Metamorfoses. É nesse livro de Ovídio e no livro de
Luciano que foi preparada a Novela moderna de que nós desconhecemos,
talvez, o seu valor.
As freqüentes citações que foram feitas de sua obra em combinação
com a graça contagiante de seus versos asseguraram a Ovídio na Idade Média e na
modernidade um círculo de leitores e de
admiradores mais amplo do que a outro qualquer poeta da antiguidade.
AMANHÃ: A imaginação e a paixão de Lucano na poesia sem deuses.
GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem
despesas, via e-mail, pelo endereço: torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA
MENSAGEM
basta responder esta mensagem
com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário está atualizado
neste ano de 2016,
ano Bissexto, ano B.
Notar que somente alguns dias recebem
uma biografia do ano B bissexto.
Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo
Positivista
com as fotos dos grandes homens da
humanidade.
FELIZ
QUEM
HONRA SEUS ANTEPASSADOS 0223 C OVÍDIO a graça contagiante de seus versos
FEVEREIRO
23: Ovídio poeta romano fecundo e sutil.
OVÍDIO
Ovid,
Publius Ovidius Naso
(nasceu no
ano 43 antes da nossa era, em Sulmona, Itália; morreu no ano 17 da nossa era em
Constanta, Romênia)
POETA
ROMANO DE SUPREMA EXECUÇÃO NA ARTE POÉTICA DO VERSO E DA RIMA
O
Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente
Na Grécia a arte
coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi
eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes
das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
A arte gera emoções,
cria visões de progresso, visões do futuro.
A arte tem, desse
modo, o poder de antever o progresso, de criar
novos ideais. É um
poder profético natural, criado por um período
de seis séculos e
meio pelo menos, humanos em sociedade.
Na quarta semana do mês de Homero estão os poetas
de Roma, tanto os
épicos como os líricos. Ela compreende
sua influência
continuando através da idade média. É como a
visão profética de
uma era de paz que inspira os poemas de
Virgílio até que
seria formulada de novo por Dante.
A semana termina no
domingo tendo como chefe Virgílio.
Ver em 0129 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
do Calendário Filosófico e sua fonte.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
OVÍDIO (43 aC-17 dC) nasceu em
Sulmona na Itália central. Ele levou em Roma uma vida de intensa produção
literária até que perto de ter seus 52 anos uma ordem do Imperador Augusto o
exilou para Tomi, em Constanta, na Romênia, no Mar Negro, onde morreu depois de
oito anos de tristeza solitária.
A
imoralidade de muitos de seus escritos e a suspeita de uma intriga envolvendo o adultério da jovem
Júlia, a neta do Imperador, teriam sido a causa de seu exílio. O Imperador fez
da punição dada a Ovídio um exemplo público de que Augusto exercia o controle
da moralidade em Roma. A
jovem Júlia também foi exilada.
Ovídio, o
mais fecundo dos poetas latinos nos deixou três longas séries de poemas de amor, um poema sobre As Razões e As Estações das cerimônias romanas, duas séries de lamentações a
respeito de seu exílio, sob a forma de elegias e um romance poético em
hexâmetros mais longo do que qualquer de seus poemas.
O pequeno número de anos que separam Ovídio de Tíbulo marca um progresso
evidente nas condições políticas e sociais do Império Romano. O regime imperial
de comando único por mérito estava então firmemente estabelecido: não se ouvia
nenhum murmúrio, nenhuma reclamação. A
poesia de Ovídio é um reflexo dessa tranqüilidade social.
Dedicado ao gênero da elegia, foi necessário que fizesse certo
sacrifício do tema em favor da forma da poesia; mas elevando a forma dos versos
à mais alta perfeição de que ela era suscetível, Ovídio se mostrou incontestavelmente um dos mais habilidosos mestres da
linguagem que até hoje o mundo já conheceu.
Ele empregou a mesma capacidade no desenvolvimento de suas idéias.
Sua poesia, a não ser quando aborrecido, nunca saiu de um impulso; é um produto
preciso, correto, que saia de seu pensamento. Nenhum grande interesse público
ou particular influenciou suas afeições nem seu talento ou reduziu seu
entusiasmo sempre muito pessoal, sem ser, no entanto, desprovido de
generosidade.
Algumas de
suas obras são de amor verdadeiro. Outras são imorais devido a sua destinação satírica e estão
quase esquecidas. O aspecto particular de seu pensamento encontrou uma
aplicação na reconstituição dos detalhes das coisas antigas em Os
Fastos , As Datas. Um uso mais completo e mais elevado dos
fatos antigos estão em
As Metamorfoses. É nesse livro de Ovídio e no livro de
Luciano que foi preparada a Novela moderna de que nós desconhecemos,
talvez, o seu valor.
As freqüentes citações que foram feitas de sua obra em combinação
com a graça contagiante de seus versos asseguraram a Ovídio na Idade Média e na
modernidade um círculo de leitores e de
admiradores mais amplo do que a outro qualquer poeta da antiguidade.
AMANHÃ: A imaginação e a paixão de Lucano na poesia sem deuses.
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Notar que somente alguns dias recebem
uma biografia do ano B bissexto.
Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
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Positivista
com as fotos dos grandes homens da
humanidade.
FELIZ
QUEM
HONRA SEUS ANTEPASSADOS
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