01 DE
OUTUBRO. Pergolesi: o sofrimento de Maria ao pé da cruz no Stabat Mater
PERGOLESI
Giovanni
Battista Pergolesi
(nasceu em 1710, em
Jesi, Itália; morreu em 1736 em Pozzuoli, Itália)
GENIAL
COMPOSITOR ITALIANO NA FUNDAÇÃO DA ÓPERA MODERNA
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o
conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo
da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim
como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar,
estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de
classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos
simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos
complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos
respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A
sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais
estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização
medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de
revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico
independente.
Nesta quarta semana estão
lembrados os grandes mestres da aliança da música com o teatro. Estão
representados de Palestrina até Rossini. Mas a lista não se limita aos
compositores de óperas.
Ver em 0910 C O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
PERGOLESI (1710-1736) foi um gênio
precoce, nascido em Jesi, nos Estados romanos em 1710, da família Draghi, sem
grandes posses. Tendo se mudado para Jesi vindo de Pérgola, a família ficou
conhecida como os Pergolesi, os que vieram de Pérgola, da província de Marches,
na Itália.
Ele estudou no Conservatório dei Poveri
em Nápoles em 1726, onde se destacou por sua extraordinária capacidade como
violinista. Em 1732 foi indicado como maestro di cappella do príncipe de
Stigliano em Nápoles e escreveu uma ópera cômica, Lo frate ‘nnammorato, e uma missa, ambas bem recebidas. Em 1733 sua
ópera séria Il prigionier superbo foi
produzida, mas foi o intermezzo La Serva
Padrona , A
Empregada Feita Patroa, posta entre os atos da ópera é que obteve sucesso.
O intermezzo A Serva Patroa ficou famosa. Ela serviu como o tipo da ópera
cômica, dita ópera buffa, em toda a Europa. Assim ele assim introduziu o uso de
tomar temas de ópera na vida moderna tanto quanto nos tempos heróicos.
Em maio de 1734 Pergolesi foi a Roma
para dirigir a execução de sua Missa em Fá. Em 1736 ele deixou Nápoles, indo para o mosteiro
Capuchinho em Pozzuoli, perto de Nápoles onde ele acabou seu último trabalho, o
celebrado Stabat Mater, até hoje muito executado. É baseado no poema
latino “Stabat Mater Dolorosa”, descrevendo o sofrimento da Virgem Maria aos
pés da cruz.
Pergolesi morreu em extrema pobreza,
sofrendo grandes decepções, além da doença e do trabalho, com apenas 26 anos,
em 1736, sendo enterrado na catedral de Pozzuoli.
Logo após sua morte, ele tornou-se alvo
de um grande entusiasmo e, durante todo o século 18 sua merecida fama se
desenvolveu muito.
A opereta Serva Padrona foi representada em Londres em dois diferentes
teatros durante muitos anos. É um exemplo quase único de um sucesso que se
conserva até nossos dias. A opereta é um intermezzo muito simples, sendo
apresentada com dois personagens e uma orquestra de cordas. Mas é uma peça de
uma graça e frescor delicioso. Um crítico disse a respeito que o lustro do
gênio de Pergolesi brilha a cada gesto e o conjunto da obra tem o caráter de
uma inspiração continuada.
A importância histórica de Pergolesi é
grande, por ter ele tido a principal parte na fundação da ópera moderna. O seu Stabat e outras peças religiosas de uma
pureza e de uma rara ternura ainda são muito executadas. Sua obra demonstra sua
habilidade no controle de grandes corais e da força instrumental nos temas
sérios. Também mostra sua criatividade na caracterização dos personagens
cômicos.
A morte prematura de Pergolesi numa
carreira tão precoce mas curta, deixou de fato uma grande obra, como
impressionante sugestão do que ele poderia ter feito se tivesse vivido por mais
tempo.
Seu mérito e sua fama são merecidos
especialmente pelo extraordinário papel de sua ópera Serva Padrona na história da ópera e pela suavidade tocante de sua
música religiosa.
AMANHÃ: O mestre nos procedimentos na ópera,
com expressão e sentimento: Sacchini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário