25 DE SETEMBRO. Madame
de Motteville: fiéis memórias da corte real da França
MADAME DE MOTTEVILLE
Françoise Bertaut de Motteville
(nasceu cerca 1621,
morreu em 1689)
ESCRITORA DA
MEMÓRIA POLÍTICA EUROPÉIA DO SÉCULO 17
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o
conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo
da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim
como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar,
estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de
classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos
simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos
complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos
respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A
sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais
estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização
medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de
revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico
independente.
Esta terceira semana contem os
grandes cômicos os mestres do drama satírico de costume. Entre dose nomes, dois
somente são autores de peças de teatro. Ao passo que entre os poetas antigos,
no mês de Homero, acham-se quatro autores de comédias. No mundo moderno a
comédia de costumes sai do teatro para o romance.
Ver em 0910 C O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
MADAME DE MOTTEVILLE, (1621-1689) Françoise Bertaut, registrou em
suas memórias cheias de graça e de sensibilidade a história da corte real da
França, de Richelieu e de Mazarin. Ela nasceu na família Bertaut, bem
relacionada na corte real e na Igreja oficial. Seu pai é um nobre da Câmara
Real; seu tio é o bispo Bertaut, poeta conhecido. Sua mãe, de família nobre da
Espanha, muito ligada à pessoa da rainha Ana da Áustria e sua secretária
particular.
Por meio de sua mãe, a jovem Françoise foi destinada ao serviço da
rainha Ana desde sua infância, em 1528. Mas o cardeal Richelieu, para evitar a
reunião de espanhóis no palácio, insistiu para que a inteligente criança
ficasse longe da corte. Ela foi então para a Normandia aos 10 anos de idade. Lá
foi educada com grande cuidado e com excelente formação.
Em 1639, com 18 anos de idade, casou-se com Langlois de
Motteville, presidente do Tribunal de Contas da Normandia, de 80 anos, mas com
saúde e vigor, então viúvo pela segunda vez. Françoise aceitou de boa fé essa
união mal escolhida e teve uma conduta correta. Depois de dois anos do
casamento ela ficou viúva. Resolveu conservar sua liberdade e não mais se
casou.
Logo após a morte de Richelieu e do rei Luis XIII, Mme. de
Motteville retomou seu lugar junto à pessoa da rainha Ana da Áustria, então
regente do reino, em 1643. Oficialmente tinha a posição de dama da Câmara da
rainha, mas seu papel real era o de sua confidente.
Ela permaneceu na corte por 23 anos, até a morte de sua protetora
em 1666. Então ela se retirou do mundo e consagrou sua vida às obras de
caridade e a escrever suas Memoires,
Memórias, que, então, completou.
Françoise de Motteville pertenceu ao círculo social de Madame de
Sevigné. Depois de uma vida de discrição e bondade exemplares, ela morreu em
1689, com a idade de 68 anos.
As Memórias foram publicadas pela primeira vez em 1723 em cinco
volumes. Elas contam a história íntima da corte real da França de 1614 a 1666, entrando em
curiosos detalhes sobre a vida de Ana da Áustria depois de seu casamento com o
rei Luis XIII da França. Ana é filha do rei Philippe III da Espanha sendo o
centro das lembranças que foram anotadas por Françoise como forma de guardar a
descrição de sua rainha.
As Memórias escritas por Françoise de Monteville têm sua leitura
recomendada até nossos dias, por seu valor histórico confiável.
Madame de Motteville foi a confidente ideal para um soberano: era
discreta, mas apresentava reticências prudentes; era observadora, investigante,
laboriosa, sendo paciente e mantendo o controle completo sobre si mesma. Não
faltava jamais ao devotamento à sua rainha e à honra e ao respeito de si mesma.
Os registros de Madame de Motteville são o ensinamento e o
julgamento de uma mulher calma, clarividente, sincera, colocada durante toda
uma geração no centro da política européia, tendo assim um alto valor
documental. São a pintura dos costumes e dos atores da época.
AMANHÃ: mais belas cartas na literatura, estilo simples e
engenhoso: Madame de Sévigné.
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