10 DE SETEMBRO. DÉCIMO MÊS: A Estética na modernidade
Estética
as artes da linguagem, do sentimento
e da expressão
É parte da Filosofia.
O sentimento é
o motor de toda atividade humana
Estética é a teoria
da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também
como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de
perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o
real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos,
a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos
objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente
aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
Os elementos
básicos da beleza são a ordem e a magnitude.
Tendo como
referência a sociedade humana, na atual
visão do humanismo na modernidade,
podemos dizer que o belo começa a ser visível no mundo inorgânico,
especialmente no céu, nos fenômenos da astronomia. A percepção de beleza gradualmente
sobe até os fenômenos complexos das ciências humanas, nas suas relações mais
complexas da sociologia e da psicologia.
Desse mesmo modo a escala
de classificação dos fenômenos para chegar à Verdade na ciência coincide com o que é Bom na política bem como coincide com a escala do que é Belo na arte. A lei da identificação dos
elementos e da classificação do conhecimento enciclopédico é a mesma, na mais
perfeita harmonia.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
O Calendário Filosófico consagra dois meses do ano
à Estética moderna. O décimo mês, de Shakespeare, é dedicado ao Drama Moderno O
outro mês é o de Dante, o oitavo mês, com o nome de Epopéia Moderna.
Este é o décimo mês, em que se incluem dez
romancistas ou pintores de caracteres e treze músicos. Mas, entre os seus
quarenta e quatro nomes, somente vinte pertencem a autores dramáticos
propriamente ditos.
Nos textos deste Calendário a palavra Drama é empregada com uma extensão tão
ampla como a de Epopéia. É usual que
um drama signifique uma peça de teatro. Figuradamente se chama de drama uma
situação patética, emocional, comovente. Epopéia é uma narração de ações
heróicas ou uma série de realizações excepcionais.
A linha de demarcação entre epopéia e drama está
longe de ser rigorosamente observada. Rabelais, Cervantes e Swift figuram como
autores de epopéia. Lesage, Fielding e Sterne estão na lista do drama.
A distinção é feita de modo a colocar como epopéia todas as formas literárias em
que foi idealizada a evolução histórica da sociedade.
Estão como drama
os diversos modos de análise do caráter pessoal e onde os tipos de costumes são
colocados em contraste no desenvolvimento social.
É evidente que o drama moderno não tem maior
representante do que Shakespeare. Depois dele vêm os poetas dramáticos da
Espanha, da Itália, da França, da Alemanha e finalmente da Holanda.
As semanas do mês se sucedem com os autores
dramáticos puros sucessores de Shakespeare, de Lope de Veja a Goethe. Os mestres
do drama histórico como Corneille e Calderon estão representados, bem como os
grandes cômicos da sátira dos costumes. A aliança da música com o drama
justifica que aqui figurem os compositores musicais.
Calendário
HISTÓRICO FILOSÓFICO
para um ano qualquer QUE É
O
quadro concreto da preparação humana
SHAKESPEARE O DRAMA
MODERNO
LUNEDIA=segunda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano
comum, C; à direita, para anos bissextos B.
10º MÊS– Shakespeare
|
||||
O drama
moderno
|
||||
Lunedia
|
1
|
Lope de
Vega
|
Montalvan
|
10.set.
|
Martedia
|
2
|
Moreto
|
Guillem
de Castro
|
11
|
Mercuridia
|
3
|
Rojas
|
Guevara
|
12
|
Jovedia
|
4
|
Otway
|
|
13
|
Venerdia
|
5
|
Lessing
|
|
14
|
Sábado
|
6
|
Goethe
|
|
15
|
Domingo
|
7
|
CALDERÓN
|
|
16
|
Lunedia
|
8
|
Tireo
|
|
17
|
Martedia
|
9
|
Vondel
|
|
18
|
Mercuridia
|
10
|
Racine
|
|
19
|
Jovedia
|
11
|
Voltaire
|
|
20
|
Venerdia
|
12
|
Alfieri
|
Metastásio
|
21
|
Sábado
|
13
|
Schiller
|
|
22
|
Domingo
|
14
|
CORNEILLE
|
|
23
|
Lunedia
|
15
|
Alarcón
|
|
24
|
Martedia
|
16
|
Mme. de
Motteville
|
Mme.
Roland
|
25
|
Mercuridia
|
17
|
Mme. de
Sevigné
|
Lady
Montague
|
26
|
Jovedia
|
18
|
Lesage
|
Sterne
|
27
|
Venerdia
|
19
|
Madame
de Stäel
|
Miss
Edgeworth
|
28
|
Sábado
|
20
|
Fielding
|
Richardson
|
29
|
Domingo
|
21
|
MOLIÈRE
|
|
30
|
Lunedia
|
22
|
Pergolese
|
Palestrina
|
1.out.
|
Martedia
|
23
|
Sacchini
|
Grétry
|
2
|
Mercuridia
|
24
|
Gluck
|
Lully
|
3
|
Jovedia
|
25
|
Beethoven
|
Hændel
|
4
|
Venerdia
|
26
|
Rossini
|
Weber
|
5
|
Sábado
|
27
|
Bellini
|
Donizetti
|
6
|
Domingo
|
28
|
MOZART
|
|
7
|
Todos os meses são
iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira,
terminando num
domingo.
SHAKESPEARE
William
Shakespeare ou Shakspere, O Bardo de
Avon, O Poeta de Avon
(nasceu em 1564 em
Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra; morreu na mesma cidade em 1616)
BIOGRAFIA
RESUMIDA
O MAIOR AUTOR
DRAMÁTICO DA MODERNIDADE, ATOR, PRIMEIRO DOS POETAS INGLÊSES
O
maior representante do teatro, ou seja do drama na modernidade é Shakespeare.
Neste mês ele é homenageado como pertencendo
a uma elite dos maiores tipos humanos da história.
As
peças de Shakespeare examinam com sutileza como as falhas nas personalidades
principais que levam quase sempre à sua própria destruição. Podem ser faltas
por ambição e indecisão, por irresistível ciúme, por impulsividade infantil ou
por egoísmo sem escrúpulos, o que torna a apresentação teatral uma pesquisa
profunda da natureza psicológica humana.
As
situações provocam na assistência uma forte emoção, por sua linguagem poética,
por sua trama habilmente colocada e, ao mesmo tempo, apresenta uma perfeita e madura narrativa filosófica.
A
atraente mas forte representação não deixa ver sua mensagem revolucionária na
mudança da filosofia feita pelo artista. O modo de pensar antigo, da Idade
Média, é posto de lado, para formar a nova doutrina da civilização moderna,
humanista e leiga, sem criar hostilidade com os dogmas antigos.
Com
a grande criatividade de Shakespeare ele se tornou o poeta nacional da Inglaterra e é considerado o maior autor dramático de todos os tempos. Suas peças são hoje as
mais freqüentemente representadas e em mais teatros ao redor de todo o mundo,
não apenas nos países de língua inglesa, mas em terras e em idiomas jamais
sonhados por Shakespeare.
ESTE É UM RESUMO DA
BIOGRAFIA.
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EM SETEMBRO
10,
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LOPE DE VEGA
Lope Felix de
Vega Carpio, El Fénix de España
(nasceu
em 1562 em Madrid; morreu em 1635, em Madrid)
RESUMO DA BIOGRAFIA.
POETA E ESCRITOR
FUNDADOR DO TEATRO ESPANHOL EM SUA IDADE DE
OURO
LOPE
DE VEGA (1562-1635) nasceu em em Madrid. Seu pai
era um nobre empobrecido, um poeta que morreu quando seu filho era ainda
criança. Lope tinha um caráter aventureiro e audacioso, com grande facilidade
de falar. Foi educado por seu tio, um padre da Santa Inquisição, que o instruiu
adequadamente na literatura e em filosofia no colégio imperial de Madrid e, mais
tarde, na Universidade de Alcalá.
A
história da arte não registra algum outro gênio tão fecundo. São atribuídos a
ele 1800 peças teatrais e 400 autos. A maior parte foi perdida, e provavelmente
não foram publicadas. Mas o que restou, junto com outros poemas, completa 18
volumes. Um amigo contou que cinco de suas comédias foram escritas em quinze
dias.
As
peças teatrais refletem a vida da nação e da época, e o que se vê, apesar de
seus enganos, não é sórdido nem vulgar. Elas deslumbram por seu colorido e seu
movimento, são valentes, elevadas, cheias de paixão e de alegria.
Três
das peças de Lope de Vega são ainda especialmente recomendadas até hoje: O CÃO
DO JARDINEIRO, ORA RICO ORA POBRE e O AMOR NUMA CASA DE LOUCOS.
A
atividade de Lope de Vega em todos os ramos da literatura política, heróica e
satírica, como em seus dramas, se mantém até o fim de sua vida, em 1635.
ESTE É UM RESUMO DA
BIOGRAFIA.
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AMANHÃ:
Histórias antigas tomam nova vida no palco: MORETO (Agustin Moreto y Cabaña).
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