quarta-feira, 17 de abril de 2013

0418 C VITRÚVIO a arte do arquiteto sua educação suas técnicas e o urbanismo


18 DE ABRIL. Vitrúvio: o registro do conjunto da arte da arquitetura clássica

VITRÚVIO
Vitruvius, Marcus Vitruvius Pollio
(nasceu cerca do ano 70 antes da nossa era, no Lácio, Itália; morreu no ano 25 aC)

ARQUITETO E ENGENHEIRO FAMOSO AUTOR DA ARQUITETURA ROMANA

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A quarta e última semana do mês de Arquimedes apresenta a comemoração dos tipos humanos, principalmente romanos, que, sem fazer descobertas científicas, aplicaram as ciências abstratas às artes úteis da vida. Plínio o Velho é o representante principal desses antepassados, entre os quais estão autores de tratados sobre agricultura, arquitetura e geografia. Plínio é o chefe de semana, no domingo que a termina.
Ver o Quadro 0326 01 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.



VITRÚVIO (cerca 70-25 aC) é o autor clássico que escreveu com grande autoridade sobre a arquitetura do império romano. Ele nasceu no Lácio, na Itália, em família respeitável e recebeu uma sólida educação.
Ele escreveu sobre as máquinas de guerra e o imperador Augusto lhe deu uma função permanente como diretor da aparelhagem de guerra. Ele trabalhou como arquiteto e consagrou o resto de sua vida para escrever um tratado sistemático com o nome de DE ARCHITECTURA no qual descreve com muita precisão e detalhe a teoria e a prática da arte do arquiteto. Ele se refere e comenta muitos dos escritores gregos e faz de sua obra um compêndio sistemático do saber da época.
Vitrúvio começa por uma discussão sobre a educação do arquiteto, sobre os diferentes ramos da ciência que se aplicam a essa arte e sobre a disposição conveniente a uma cidade bem distribuída. Discute em seguida os materiais próprios à construção e os métodos de seu trabalho.
Ele classifica os monumentos de acordo com a colocação de suas colunas e de acordo com as ordens arquitetônicas. Descreve com detalhes minuciosos as proporções e o plano dos edifícios públicos e privados, a teoria da ornamentação e dos materiais empregados. Ele trata em seguida da hidrostática, da astronomia prática e da mecânica, mostrando um superior conhecimento prático da arte da construção.
O tratado de Vitrúvio no seu conjunto é a base de quase tudo que nós sabemos sobre a arte da arquitetura antiga. Ele obteve uma grande popularidade e uma influência durável sobre a prática da arquitetura.
Vitrúvio caracteriza a capacidade da civilização de Roma para o governo da sociedade. Tendo base nos conhecimentos dos gregos tanto na arte como na ciência, o desenvolvimento da arquitetura para atender às necessidades crescentes do progresso social foi realizado pelos romanos.
É a um grande arquiteto romano que nós devemos todos os conhecimentos reais sobre as construções antigas. E é de Vitrúvio que vem o conjunto do conhecimento da arte da arquitetura, reconhecida na Europa moderna como a arquitetura clássica.
Bramante, Miguel Ângelo, Paládio e outros fundadores da arquitetura na época da Renascença estudaram nos textos de Vitrúvio.


AMANHÃ: Estrabão o maior geógrafo da antiguidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário