20 DE OUTUBRO. Pierre Cabanis: o primeiro na pesquisa das relações
físico-morais
CABANIS
Pierre-Jean-Georges
Cabanis
(nasceu
em 1757, em Cosnac, Brives, França; morreu em 1808 em Meudon, França)
A carne pensa, ama e dirige a atividade pela coragem, prudência,
perseverança
Amar
Pensar e Coragem são feitos pela carne, pelos tecidos nervosos
FILÓSOFO
E MÉDICO DA DEPENDÊNCIA DA PSICOLOGIA
À VIDA ANIMAL
O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA
MODERNA
A grande
revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do
papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O mês de
Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual,
a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda
semana representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e
XVIII dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte
de maneira preparatória e indutiva da Psicologia científica abstrata. Hobbes,
Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de
semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.
Ver em
1008 C em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS
DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da
evolução social do mês
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
CABANIS (1757-1808) era filho de
um grande agricultor de Cosnac, perto de Brives, muito estimado por Turgot. O
jovem, que o ensino na sua província não podia satisfazer, foi para Paris aos
14 anos e aos 16 anos já era secretário particular de um nobre polonês.
Cabanis estudou medicina com Dubreuil durante seis anos. Nessa
época conheceu a viúva de Claude Helvetius (1715-1771), que ele considerava
como sua segunda mãe. Por intermédio dela, teve contato com os grandes
pioneiros da Revolução Francesa: Diderot, d’Holbach, d’Alembert, Franklin,
Jefferson, Condorcet.
Cabanis fez amizade com Condorcet e mais tarde casou-se com a irmã
de sua esposa. Ele foi o médico de Mirabeau e manteve importantes funções
políticas durante a Convenção.
Ele morreu em 1808 em Meudon, onde passou a morar no ano anterior.
Seus últimos anos foram de atos de bondade para os que precisavam de sua ajuda
ou dos seus conhecimentos como um competente médico.
A grande obra de
Cabanis, Rapports du physique et du moral
de l’homme, foi publicada em 1802. Essa obra-prima tem sua leitura recomendada até nossos dias.
Consiste numa série de memórias sobre a correlação entre o moral e o físico do
homem. Ele tem o grande mérito de ter, pela primeira vez, abordado o problema
da Biologia superior, no estudo das funções psicológicas do ser vivo. O que foi
considerado, então, como um materialismo revolucionário.
Cabanis afirma que ensinamentos de valor foram feitos por
Hipócrates e Aristóteles e mais tarde por pensadores ingleses desde Bacon até
Locke sobre a dependência de nossas idéias em relação aos sentidos. Esses
estudiosos, se não eram todos médicos, tinham um conhecimento prático de
medicina. Mas Condillac e outros, não tendo esse saber, exageraram as opiniões
de Locke e explicaram a ação completa mental e moral do homem apenas pela ação dos
sentidos.
Mas essa noção do homem representado como uma estátua dotada
somente de sensação, para Cabanis, não estava correta. Uma impressão feita
sobre um órgão dos sentidos afeta todo o organismo ou parte considerável dele e
a reação que dai resulta é diferente em cada caso.
Cabanis discordou dos preconceitos idealistas da antiguidade. Ele
mostrou o engano da tentativa de pesquisar as funções da inteligência e das
emoções como se fossem diferentes das operações da vida animal. A sua obra
prima fez com que as explicações fantasiosas perdessem prestígio no meio
acadêmico.
Ele comprovou que as operações mentais se produziam por meio dos
órgãos da vida do corpo humano. O método usado foi mostrar a relação inversa,
ao provar que as operações mais simples dependiam das condições mais elevadas.
Cabanis mostrou que as relações na sociedade, por meio das emoções
e da mente, podiam ser tratadas como uma simples conseqüência da vida, dos
fenômenos da Biologia. Essa era uma afirmação original, que provocou o estudo dos
fenômenos mentais e morais, os mais complexos do organismo do homem. O que se
deu logo depois, pelos pensadores que se seguiram, como Franz Gall (1758-1828),
na pesquisa do funcionamento do cérebro.
Na verdade, a Sociologia, como o estudo do desenvolvimento
coletivo da raça humana, é um ramo de prolongamento da Biologia dos humanos, da
sua evolução biológica. É o estudo do homem em sua inteira extensão, atingindo
a vida da cultura em sua continuada e extraordinária evolução.
O conhecimento proposto foi, mais tarde, completado com base na
observação científica, pela pesquisa em abstrato. Diga-se ,
como condição importante, pela pesquisa em abstrato dos fenômenos de
agrupamento social na Sociologia abstrata e do comportamento individual na
Psicologia positiva abstrata moderna. Não na Psicologia Antiga do estudo da
alma divina, por meio do método medieval da introspecção. A pesquisa abstrata
dos fenômenos é mais complexa do que a descrição dos seres na aplicação prática
procurando soluções pelo método do erro e acerto.
Em outras palavras, a História da Civilização nada é que o
resultado indispensável e o complemento da História Natural do homem, de sua
evolução do animal selvagem ao homem civilizado das cidades.
AMANHÃ: A pesquisa científica feita também na sociedade e nos
costumes: Francis Bacon.
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