sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

1227 C HALLER a descoberta dos fenômenos da sensibilidade e da contratilidad

DEZEMBRO 27. HALLER: a fisiologia como estudo integrado da dinâmica do ser vivo.

HALLER
Albrecht Von Haller
(nasceu em 1708, em Berna, Suíça; morreu em 1777, em Berna, Suíça)

MÉDICO E CIENTISTA SUÍÇO PRECURSOR DA FISIOLOGIA EXPERIMENTAL

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Esta terceira semana do mês mostra os grandes cientistas do desenvolvimento da Química como ciência experimental positiva nos anos 1700 e 1800, nos séculos XVIII e XIX. A Química científicaabstrata, mais complexa, só poderia se desenvolver após a criação nos anos anteriores da ciência Física, com fenômenos mais simples. Por depender do conhecimento das leis abstratas desses fenômenos.
O patrono e chefe de semana é LAVOISIER, por suas pesquisas da oxidação e da combustão e ainda pela destruição da hipótese do flogístico, um fluido metafísico transcendente inverificável que explicava a ocorrência da combustão (do grego phloks, phlogos= chama, flama).
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS




GRATIS. Leia a biografia postada em cada dia da semana no Blog de nome
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
Encontre-o pela pesquisa desse nome no Google.

O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas dos anos anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



HALLER (1708-1777) nasceu em Berna, na Suíça. Seu pai, que era um famoso advogado, tinha a intenção de fazer dele um padre. Mas como ele desde cedo mostrou gostar do estudo científico, foi mandado para Tübingen para estudar anatomia e medicina. Em 1725 foi para Leiden, onde Boerhaave dava suas aulas de medicina e Albinus ensinava anatomia e cirurgia. Haller estudou em seguida em Londres, Oxford e Paris, retornando à Suíça para estudar matemática com Jean Bernoulli em Bale, em 1735 começando a praticar medicina em Berna. Em 1736 foi convidado a lecionar medicina, cirurgia, anatomia e botânica na Universidade de Göttingen, na Alemanha, onde permaneceu por 18 anos. Com sua saúde delicada teve de voltar a Berna, onde continuou sua vida de pesquisador até sua morte em 1777.
Os textos publicados de Haller chegam perto de 200 obras. Eles cobrem todas as formas da literatura, compreendendo trabalhos relativos a várias ciências. Suas pesquisas foram muito numerosas. Ele criou um sistema de classificação que rivalizava com o sistema de Lineu. Recolheu materiais para uma flora completa da Suíça, fazendo escaladas penosas e perigosas nas montanhas para extensas pesquisas da vegetação dos Alpes. Deixou muitas observações importantes na embriologia, nos movimentos do coração, da respiração e na formação dos ossos.
Entre suas maiores pesquisas se encontra o conhecimento da sensibilidade e da irritabilidade nervosa e muscular, uma das bases da fisiologia que se então começava a ser formada. Agrupando os fenômenos dos corpos vivos em torno desses dois princípios, Haller preparou o caminho para a concepção geral da Biologia como a ciência abstrata distinta da Física e da Química. A Biologia passando a ser considerada como dependente dessas ciências, mas tendo suas próprias leis. Na instituição da Biologia, Albrecht von Haller tem uma posição de destaque por suas pesquisas e suas grandes contribuições, em especial na Fisiologia.
A Fisiologia estuda as leis de FUNCIONAMENTO do ser vivo. Ao passo que a Anatomia estuda as leis da estrutura, do arcabouço estático, a Fisiologia estuda os fenômenos dinâmicos. É semelhante à diferença entre a ESTÁTICA e a DINÂMICA na Mecânica Racional, um dos departamentos da Matemática. A Estática trata dos acontecimentos ou fenômenos que ocorrem simultaneamente, que não variam com a passagem do tempo, como, por exemplo, as leis da alavanca. A Dinâmica trata dos acontecimentos de sucessão, que se sucedem, que se alteram com a passagem do tempo, como a queda de um corpo, em velocidade variada, acelerada pela força da gravidade.
Em Sociologia acontece o mesmo. A Estática Social é o estudo das leis da estrutura da sociedade, tal como a lei de Aristóteles que diz que “toda sociedade tem a divisão dos ofícios, ou a especialização e tem a convergência dos esforços, isto é, o governo”. Essa lei indica que, em qualquer sociedade, não há igualdade, e não pode haver ausência de governo, não pode haver a anarquia.
A identificação da noção de Estático e Dinâmico é uma noção importante em filosofia. E chega-se a descobrir que nas ciências existem leis estáticas e existem leis dinâmicas. A Fisiologia estuda, portanto, os fenômenos dinâmicos nos seres vivos, como o metabolismo, a crescimento, a reprodução, a excitação e contração.O lema ORDEM E PROGRESSO em Sociologia significa que na sociedade devemos ter ordem, estrutura, instituições, para ter desenvolvimento em liberdade no progresso. Logo é a negação da revolta destrutiva e do conservadorismo radical retrógrado ou sem mudanças. É a recomendação de conservar, melhorando para a nobre arte da sã política.
Provavelmente estudos prévios de fisiologia foram feitos em torno do ano 300 aC pelo médico grego Herophilus. Só muito tempo depois é que Haller forneceu importantes subsídios para Fisiologia, junto com seu professor, Hermann Boerhaave, lançando as bases do estudo integrado da dinâmica do ser vivo. Haller foi o primeiro cientista a descobrir os fenômenos de sensibilidade e de contratilidade.
Com base em mais de 500 experiências, 180 próprias, Haller mostrou que a irritabilidade é uma propriedade específica do músculo, um estímulo ali aplicado causando uma rápida contração. Mostrou ainda que a sensibilidade é uma propriedade específica dos nervos. Assim foram postos os fundamentos para a formação da Neurologia moderna.

AMANHÃ: Ele foi o primeiro a dar um esquema da evolução das espécies animais, desde os unicelulares até o homem: Lamarck.


Nenhum comentário:

Postar um comentário