31 DE AGOSTO. Jouffroy: empregou a roda de pás no navio a
vapor
JOUFFROY
Marquês Claude de Jouffroy, Claude-François-Dorothée, Marquês de Jouffroy d’Abbans
(nasceu em 1751, em
Franche-Comté, França; morreu em 1832, em Paris)
ENGENHEIRO
FRANCÊS INVENTOR DO PRIMEIRO NAVIO MOVIDO A VAPOR
Nesta
terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças
naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana
é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados
não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos
seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que
tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em
0813 01 C Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria
Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.
NOSSOS
ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores
figuras humanas na antiguidade
que prepararam
a civilização do futuro.
Jouffroy (1751-1832)
foi o engenheiro e inventor francês, que, em 1783 construiu o primeiro navio
movido a vapor. Ele subiu o rio Saône perto de Lyon no seu navio PYROSCAPHE,
deslocando 182 toneladas. O deslocamento de uma embarcação é a massa da água
ocupada pelo volume submerso do casco.
JOUFFROY D’ABBANS nasceu em 1751 na antiga província de
Franche-Comté no leste da França. Ele entrou para o exército aos 20 anos e um
ano depois se envolveu num duelo. Em razão do duelo ele foi banido para a
Provença, no sudeste da França.
Em Provença, desde 1755, ele tentou aplicar a máquina a vapor na
propulsão dos navios. Pensava ele usar a mesma técnica das bombas a vapor de
Chaillot. No ano seguinte ele fabricou um barco de comprimento de 43 pés , 13 metros , movido por uma
máquina a vapor no rio Doubs, afluente do rio Saône. A máquina empregada não
era uma máquina a vapor, mas uma bomba feita com o princípio de Papin, em que a
força motriz era produzida pelo vácuo obtido com a condensação do vapor.
Jouffroy fez outro teste em 1780 e ainda um terceiro modelo
aperfeiçoado navegando rio acima no Saône, perto de Lion, em 1783. Nesse navio
ele empregou a roda de pás, sendo essa a invenção do primeiro navio a vapor.
O navio inventado em 1783 tinha o nome de PYROSCAPHE, um barco de
182 toneladas de deslocamento, possuindo um mecanismo de catraca dupla. O
movimento contínuo era assim obtido para acionar a rotação das rodas
propulsoras de pás. O Pyroscaphe, na verdade, foi o primeiro navio a vapor no
mundo, de construção bem sucedida.
A explosão de violência na França nos anos seguintes, com a
Revolução Francesa, impediu que Jouffroy obtivesse a patente de seu invento e
que ele continuasse com suas pesquisas. Foi um dos primeiros a fugir da França.
Quando ele retornou em 1815, viu que o seu projeto de navios a vapor tinha sido
realizado com ainda maior sucesso por outros empresários.
Na aplicação da força do vapor aos navios, muitos técnicos
trabalharam ao mesmo tempo, entre eles o americano Robert Fulton, Des Blancs e
outros. O próprio Fulton reconheceu ter sido Jouffroy o primeiro a inventar o
navio a vapor bem sucedido, com os testes feitos em 1783, em Lion, no rio
Saône.
Mesmo com o reconhecimento internacional de sua descoberta,
Jouffroy d’Albbans morreu triste e esquecido, em 1832 em Paris.
Os navios com propulsão a vapor passaram a ser amplamente usados
nos anos 1800 em
diante. Tornados populares, foram, então, chamados
simplesmente com o nome de VAPOR. Os vapores foram usados para o transporte de
passageiros e mercadorias nos oceanos, rios e lagos em todo o mundo.
No início eram os vapores acionados por rodas propulsoras de pás.
Mais tarde passaram a usar grandes hélices para fazer o deslocamento nas águas.
A construção de navios se tornou um importante ramo industrial, com grandes
estaleiros fabricando cada vez maiores e mais potentes navios.
As embarcações se tornaram especializadas para transporte de
cargas específicas. Grandes navios de guerra foram equipados como base para
transporte e aterrissagem de aviões nos porta-aviões. Os submergíveis foram
aperfeiçoados em grandes e complexos submarinos de pesquisa e de guerra.
Grandes navios de passageiros foram construídos, e transportadores
especializados para líquidos como petróleo, grãos, carga geral, contêineres,
automóveis são hoje utilizados.
AMANHÃ:
Dedicação à pesquisa científica com um método próprio: Dalton.
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