sexta-feira, 27 de maio de 2011

0527 SANTO AGOSTINHO

0527 SANTO AGOSTINHO

27 DE MAIO: Santo Agostinho filósofo da nova religião.

SANTO AGOSTINHO
Santo Agostinho de Hippo, Aurelius Augustinus, Saint Augustin, Saint Augustine
(nasceu no ano 354 da nossa era, em Tagaste, na Numidia, hoje Algéria; morreu no ano 430 em Hippo Regius, hoje Annaba, na Algéria)
O MAIS IMPORTANTE PENSADOR DEPOIS DE S.PAULO E UM DOS DOUTORES DA IGREJA CATÓLICA

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um libertador e redentor da nação dos judeus.
O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; os fundadores da vida nos monastérios; a última fase com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.
A primeira semana do Mês de S.Paulo tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe da semana que se encerra no domingo. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


Agostinho nasceu em Tagaste, Numidia, hoje na Algéria. Morreu em Hippo, hoje Annaba, na Algéria. Foi o mais importante pensador católico depois do Apóstolo Paulo de Tarso.
Ele é uma figura das mais salientes na preparação da Igreja Católica e em especial na formação da sua doutrina religiosa. É o principal filosofo de tradição patrística, que forma o pensamento cristão dos primeiros séculos. É reconhecido pelo grau de elaboração de sua obra, por sua originalidade e influencia durante o desenvolvimento da filosofia cristã no período medieval. Estabelece a luta contra as heresias, prepara e defende a unidade interna do catolicismo. Recolhe e aprimora a filosofia grega para o emprego na doutrina da nova igreja.
Foi necessário estabelecer as regras de organização da corporação que se propôs a colocar o amor como sentimento associativo nos corações da população mais adiantada da Europa do ocidente. O amor se realizaria pela ação da graça de Deus, autor e doador todo o bem sobre a terra. Foi o modo de refinar os sentimentos dos ferozes guerreiros da época, cruéis conquistadores de todas as tribos vizinhas para formar o Império Romano.
Os pintores da Idade Média com razão representaram Agostinho tendo em sua mão um coração atravessado pela flecha do amor. Ele havia dito à divindade que  
         “tu atinges meu coração com a flecha de teu amor”.  
O dogma básico é salvar a alma de cada crente e levá-la aos céus. O objetivo é pessoal, egoísta, a salvação não tendo ligação com a família, com a mãe, com o pai. Mas gradualmente os pensadores católicos adaptaram a doutrina para o destino de universalização do Apóstolo Paulo, da união de todos os povos, do amor na fraternidade universal. Para isso, foi necessário o desenvolvimento e a disciplina dos sentimentos pela direção de um sacerdócio universal, escolhido no povo comum entre todas as raças e classes, livre e independente do poder político e com o poder sacramental, de consagração religiosa.
Agostinho apela em suas obras à autoridade de São Paulo, sendo, assim, um verdadeiro herdeiro do grande apóstolo. Ele sempre defendeu sistematicamente a autoridade católica, mesmo na perseguição religiosa violenta, afirmando de sua própria experiência que
     “eu jamais teria acreditado na verdade do Evangelho se a autoridade da Igreja não me obrigasse”.
Sendo batizado aos 33 anos em Milão, retornou à África no ano seguinte, 388. Retirou-se por 3 anos num monastério, sendo ordenado padre aos 37 anos. Com 41 anos, em 395, foi eleito bispo de Hippo, uma vila a 200 quilômetros a oeste de Cartago.
Durante 34 anos governou o seu bispado, dali velando a cristandade e virtualmente dirigindo a Igreja Católica. Empenhou-se pela unidade católica de todos os modos, pela pregação, administrando, assistindo os Concílios, compondo os tratados, julgando as causas pessoais e mantendo correspondência com as autoridades eclesiásticas e temporais.
Agostinho morreu em Hippo, aos 76 anos, no ano 430 da nossa era. Seu nome recebeu sempre da Igreja as maiores honras.
Seu túmulo, um monumento nobre do século XIV, está em Pávia.

AMANHÃ: Constantino: a transformação política e religiosa.


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