14 DE
JUNHO.ABADE CLAUDE FLEURY: erudito e destacado autor na literatura francesa
ABADE
CLAUDE FLEURY
Fleury,
Claude
(nasceu em
1640 em Paris; morreu em 1723 em Paris)
ABADE
CLAUDE FLEURY FILÓSOFO AUTOR DA CONSAGRADA HISTÓRIA ECLESIÁSTICA
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da
mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam
e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do
supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente
exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios
sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei
sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e
servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos
deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE
DE CONSCIÊNCIA
Pela
primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem
armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a
libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da
opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos
pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo
pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder
político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as
civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o
totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político
retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
A quarta
semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida
moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político
as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem
romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua
biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela
mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente
afastada da ambição mundana.
Notar que
em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo
Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime
mística espanhola.
Ver
em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO
com todos os grandes tipos humanos do mês.
CLAUDE
FLEURY era filho de famoso advogado de Paris. Foi educado no colégio dos
Jesuítas de Clermont. Exerceu o trabalho de advogado por nove anos, mais tarde
tornando-se padre católico.
Recomendado por seu grande saber e seu
caráter honrado, obteve o lugar de sub-preceptor na família dos reis de França.
Teve como aluno o Duque de Borgonha de quem Fenelon era o preceptor.
Foi
eleito membro da Academia Francesa em 1696. Em 1707 o rei Luís XIV lhe fez
prior da abadia de Argenteuil, e na morte do rei, tornou-se o confessor do
jovem rei Luís XV.
Fleury
era de fato um erudito. Compôs diferentes obras que ocupam uma posição de honra
na literatura francesa. Mas sua obra-prima é a História Eclesiástica, cuja leitura foi recomendada pelo filósofo
Auguste Comte.
Começou
esse trabalho enorme aos 67 anos e ao morrer, aos 83 anos de idade, estava
narrando a abertura do Concílio de Constança. Sua História Eclesiástica foi censurada ao ser colocada no INDEX de
obras proibidas pela Igreja de Roma. Fleury em seu texto se mostrava simpático
ao galicanismo, do doutrina restritiva à necessária unidade do Catolicismo
obtida por meio do comando único do
poder papal, com sua infalibilidade.
Voltaire
elogiou o Discurso de Introdução da História Eclesiástica como uma obra de um
verdadeiro filósofo.
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