13 DE
JUNHO. ABADE L´ÉPÉE: aprender pelos olhos o que outros aprendem pelos ouvidos
ABADE DE L’ÉPÉE
L’Abbé de l’Épée; Abbé Charles Michel de l’Épée
(nasceu em
1712 em Versalhes, França; morreu em 1789 em Paris)
TERNO
RELIGIOSO NO ENSINO DOS SURDOS NA COMUNICAÇÃO COM A HUMANIDADE
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração
moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi
obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os
violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos
pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam
e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do
supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente
exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios
sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei
sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e
servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos
deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE
DE CONSCIÊNCIA
Pela
primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem
armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a
libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da
opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos
pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo
pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder
político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as
civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o
totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político
retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
A quarta
semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida
moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político
as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem
romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua
biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela
mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente
afastada da ambição mundana.
Notar que
em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo
Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime
mística espanhola.
Ver
em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO
com todos os grandes tipos humanos do mês.
CHARLES
MICHEL DE L’ÉPÉE é relembrado como autor de um tipo inesquecível de filantropia
católica na França, no século XVIII. Era filho do arquiteto do rei de França em Versalhes. Religioso
jansenista, entrou nas ordens da religião católica romana e mais tarde foi nomeado
por Bossuet abade da Catedral de Troyes- Catedral de São Pedro e São Paulo de
Troyes hoje monumento nacional francês, na cidade de Troyes no centro-norte do
país, na Champagne.
O
Abade de l’Épée por seu sentimento religioso passou a se interessar, pelos
então chamados surdos-mudos, que era uma categoria de doentes muito pouco
cuidada. Hoje são tratados como surdos, já ouvem, não falando por não ouvirem.
O
Abade de l’Épée consagrou uma longa vida, uma ternura e energia e quase tudo
que possuía à instrução sistemática dos surdos. Ele chegou a dizer que “Eu me
dedico aos que sofrem”.
Ele se esforçou para desenvolver as mentes
de seus alunos por meio de certos sinais convencionais constituindo um
alfabeto completo. Tendo sucesso nesta tentativa, ele resolveu dedicar-se à a educação de surdos e mudos, e fundou uma escola para a sua
instrução com seus próprios recursos.
Seu método baseia-se no princípio de que
"a educação
de surdos-mudos deve ensiná-los
através dos olhos aquilo que as outras pessoas
através dos olhos aquilo que as outras pessoas
adquirem através
das orelhas".
Vários outros métodos haviam sido feitos
para permitir que os surdos pudessem se comunicar uns com os outros e com o
resto da humanidade.
Mas não pode haver dúvida de que ele
alcançou sucesso muito maior do que Pereira, Bulwer, Dalgano, Dr. John Wallis,
ou qualquer de seus predecessores e que todo o sistema agora seguido na instrução dos surdos praticamente teve sua origem na
ingenuidade e devoção de l´Epèe.
Um
aluno de sua instituição de ensino em reconhecimento a seu original trabalho
fez para seu busto em bronze a inscrição
“Que
bendito seja nosso caro mestre que ensinou
nossas
mãos a falar e nossos olhos a ouvir”.
A
invenção do bom religioso foi adotada em todos os países da Europa. L´Épée
deveu sua primeira ajuda oficial ao Imperador francês Joseph II, bem como deveu
a Luis XVI grandes contribuições.
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