10 DE JUNHO. Santo Inácio: entusiasmo e esforço para reformar a
igreja católica
INÁCIO DE LOYOLA
Inigo
de Oñez y Loyola, Ignace de Loyola; Loyola, Saint Ignatius of
(nasceu
em 1491, em Loyola, Castela, na Espanha; morreu em 1556 em Roma)
TEÓLOGO
ESPANHOL FUNDADOR DA ORDEM DOS JESUÍTAS NA CONTRA-REFORMA
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção
da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de
Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam
e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do
supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente
exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios
sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei
sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e
servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos
deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE
DE CONSCIÊNCIA
Pela
primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas
se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação
do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião.
Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela
força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela
primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder
político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as
civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o
totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político
retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
A quarta
semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida
moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político
as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem
romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua
biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela
mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente
afastada da ambição mundana.
Notar que
em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo
Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime
mística espanhola.
Ver
em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO
com todos os grandes tipos humanos do mês.
Santo
Inácio (1491-1556) com grande entusiasmo e
persistente esforço fez parte de mais uma tentativa de reformar a igreja
católica. Foi o sucessor dos reformadores da religião medieval dos anos 1200,
do século XIII.
Inácio
tentou parar a decomposição da religião devida à secularização iniciada nos
anos 1400, século XIII. E o fez reconstruindo o catolicismo com base no culto
da Virgem Maria, colocada como a divindade do ocidente. Tentou instituir um
verdadeiro novo sacerdócio tomando a direção geral da educação agora adaptada
às necessidades intelectuais e sociais da sociedade. Ao mesmo tempo procurou
ganhar a supremacia das missões no estrangeiro, atendendo à expansão mundial
que os europeus do ocidente pareciam exigir. Seus sucessores deram exemplos de
nobre desinteressada dedicação às tarefas propostas pelo fundador da sua ordem
religiosa.
INÁCIO
DE LOYOLA, fundador da Sociedade de Jesus, a ordem dos jesuítas, nasceu no
castelo de Loyola, na província basca de Guipúzcoa, no reino de Castela,
Espanha. Descendente de uma família nobre e rica, tornou-se um brilhante
militar e membro da corte do rei Fernando V de Aragão. Foi ferido em combate no
cerco da cidade de Pamplona por uma bala de canhão, atingido gravemente na
perna direita. Até então era dado às vaidades do mundo, sendo um homem ruivo de
baixa estatura, mais vaidoso do que sensual.
Durante
sua convalescença passou a ler a vida dos santos e decidiu dedicar-se à vida
religiosa. Retirou-se a uma ermida e foi em peregrinação a Jerusalém. Voltou à
Europa e estudou em universidades na Espanha e em Paris. Formou grupos
que se desenvolveram até formar a Sociedade de Jesus, a ordem dos jesuítas,
autorizada pelo papa em 1540. Foi em seguida eleito o primeiro GERAL dos
jesuítas, como único chefe da necessária unidade de comando do grupo que
cresceu rapidamente.
Quando
Inácio morreu em 1556 havia mais de 1000 jesuítas divididos em vários países,
na Itália, na Espanha, Alemanha, França e Portugal e ainda na Índia e no
Brasil.
O
plano de reforma da Igreja Católica falhou, tal como as anteriores, porque a
revolução intelectual não podia ser interrompida. Sob a direção de seus
sucessores sua política retrógrada se apoiou em vasta incoerência e hipocrisia.
É impossível ensinar ciência e fé teológica ao mesmo tempo que se subordina e
se torna dependente de recursos do poder político. Os jesuítas foram várias vezes
expulsos e depois reintegrados em vários países e até mesmo pelo papa. Em
Portugal e no Brasil foram excluídos pelo Marques de Pombal.
Apesar
das dificuldades, hoje os jesuítas formam a maior ordem religiosa católica e
estão dedicados a todos os trabalhos religiosos, mantendo escolas,
universidades, missões e evangelização em 112 nações em seis continentes.
Notar como a organização do Catolicismo da Idade Média sempre foi
uma entidade de ensino e de cultura, até os anos 1200 do século XIII detentora
de todas as escolas, de toda comunicação e formação de opinião do mundo
europeu. Depois da deterioração do poder político do papa e da religião
medieval, ainda é admirável a unidade e as belas organizações que restaram
desse imenso poder cultural.
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