09 DE
JUNHO. São Bernardo: competente, mantinha humildade como o menor de todos
Bernard
de Clairvaux, Saint
(nasceu em
1090, em Dijon, no Burgundy, França; morreu em 1153, em Clairvaux, na
Champagne, França)
ORADOR
PRESTIGIOSO DIRETOR ESPIRITUAL DO CATOLICISMO EM SEU APOGEU
O
Catolicismo
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros
se tornaram gentis Cavaleiros para a
proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da
Mãe de Deus
A
doutrina católica pela primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao
obter sem armas, sem violência, o
poder sobre o governo político. Essa liberdade do poder espiritual nunca existiu antes na historia .
Protegeu e aperfeiçoou a sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam
e levam à morte da própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da
espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade,
o altruísmo.
Nesta terceira semana são
indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da
força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São
Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que
eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de fato empregada.
A semana
se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo,
chefe de semana.
Ver
em 0521 C
O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos
humanos do mês.
A semana
se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.
Ver
em 0521 C
O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos
humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
Bernardo de Claraval ou de Fontaine (1090-1153)
foi um abade de
Na
Idade Média a suprema glória do catolicismo foi realizada por seu sacerdócio. O
poder religioso trabalhava em liberdade, sendo independente do governo político
e se constituiu de fato como o diretor espiritual da época, tanto para os ricos
como para os pobres. Assim, os padres dirigiam a sociedade, fazendo a união, a
instrução, o elogio e a punição do povo,sem armas, usando apenas os variados apelos ao sentimento de piedade religiosa. São
Bernardo representa o tipo mais perfeito, a todos os respeitos, do catolicismo
em sua época de apogeu, de completa realização.
A
vida de Bernardo começa no fim do século IX, sendo a maior parte na primeira
metade do século X. Esse é o século mais
importante do regime feudal. Seu pai, súdito do duque de Borgonha, era um
bravo e bom homem que habitava perto de Dijon. Sua mãe, Alith, era muito
religiosa: ela consagrou seus seis filhos a Deus, desde seu nascimento.
Bernardo
cresceu numa família que lhe deu exemplo de profundo respeito por gratidão,
justiça e leal amizade. Pai e mãe eram exemplos excepcionais de modelos de
virtude. Depois de sua educação literária, dedicou-se à vida religiosa.
Bernardo
entrou em 1112, aos 22 anos de idade, para o convento de Citeaux, então
recentemente fundado, onde a disciplina era muito severa e que obedecia à regra
monástica de Etienne Harding. Sua habilidade de persuasão era tal, que
convenceu ao todo trinta pessoas para que o acompanhassem, incluindo seu tio e
seus irmãos. Suas penitências durante esse período podem ser a causa de seus
sofrimentos por toda a vida, com a saúde abalada, na forma de anemia, gastrite,
enxaqueca, alta pressão e falta de paladar.
Dois
anos depois, aos 24 anos, foi enviado com 12 companheiros, para fundar, com
imensas fadigas, um novo convento da ordem de Citeaux numa floresta selvagem no
vale do Aube, em Clairvaux, que foi, depois, o seu abrigo e o teatro de seus
trabalhos mais importantes.
Bernardo
foi descrito por seu biografo contemporâneo desta forma:
“Quando
ele, como eleito de Deus, anunciava o nome do Cristo aos povos e aos reis;
quando os príncipes deste mundo se curvavam diante dele e que os bispos de
todos os paises obedeciam às suas ordens; quando o próprio papa em Roma
aceitava seus avisos e o enviava pelo mundo como uma espécie de embaixador geral; quando, sobretudo, suas
palavras e suas ações foram confirmadas pela experiência, - ele não se
glorificava nunca, mas com toda humildade se considerava como ministro, e não
como autor; e quando cada um lhe tinha por maior de todos, ele estimava a si
mesmo como o menor de todos, dando a Deus a autoria de todos os seus sucessos”.
Em
1140, Bernardo, como campeão defensor do catolicismo ortodoxo, teve Pierre
Abelardo por adversário. Abelardo, o mestre célebre da dialética e de teologia
especulativa, acabara de publicar seu livro INTRODUÇÃO À TEOLOGIA. Nesse livro
dizia que a fé não passava de uma simples opinião. Mas, para Bernardo, a fé não
é uma opinião, mas é uma certeza. E via com horror os santos milagres debaixo
de exame do racionalismo. Na presença do arcebispo, do rei e de todo concilio
reunido em Sens, Abelardo, sob o ataque de Bernardo, se levantou e abandonou a
assembléia. O concilio pronunciou sua condenação.
Durante
toda sua carreira, Bernardo deu uma atenção especial ao culto da Virgem, a mediatriz verdadeiramente humana. O culto da
Virgem ou mariolatria está de data
antiga nos anais cristãos, remontando a antes do concilio de Efeso no 5º
século, mas que passou a ter uma preponderância sistemática no tempo das
cruzadas. Foi então que a pureza católica se ligou à ternura cavalheiresca. A
capela da Virgem, colocada em grande número de igrejas a partir dos anos 1200,
lembra a glorificação desse culto no ocidente.
Essa
bela idealização da Virgem-mãe, principal
criação poética do catolicismo, humaniza em mesmo tempo o culto e a crença,
tendo uma influencia profunda sobre os sentimentos e os costumes do ocidente
cristão.
São Bernardo é o tipo
que resume a elevação moral do sistema católico de educação que dirigiu
sociedade por toda a Idade Média.
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Maiores figuras humanas na antiguidade
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