08 DE
JUNHO. BENEZET: uma ponte que os engenheiros romanos não conseguiram fazer
Saint
Bénezet, Benedictus em latim
(nasceu
cerca 1165; morreu cerca 1184)
REPRESENTANTE
DA ARQUITETURA MEDIEVAL CONSTRUTOR DA PONTE DE AVIGNON
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção
da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de
Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam
e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do
supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente
exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios
sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei
sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e
servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
O
Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na
primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres
fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando,
o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos mosteiros; na última
semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do
protestantismo.
LIBERDADE
DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira
vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se
torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do
Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião.
Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela
força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela
primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder
político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as
civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o
totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político
retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
Desse
modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo
imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante
pelo estabelecimento final do poder político liberal sem armas do pontífice
romano sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.
Nesta
terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o
grande reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média.
Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São
Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em
reserva, foi de fato empregada.
A semana
se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.
Ver
em 0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO
com todos os grandes tipos humanos do mês.
BENEZET
era filho de um pastor. Levado pelo amor de Deus e de seus semelhantes tomou a
iniciativa de construir uma ponte sobre o rio Ródano em Avignon, na França. No
trecho a força do rio era tão grande que fez até mesmo os engenheiros romanos
desistirem da obra, na antiguidade.
Avignon
é célebre na história por ter sido o lugar em que o papa foi obrigado a ficar
pelo rei Felipe da França em 1309 até 1377. Na época os papas ficaram debaixo
das ordens e do poder do rei. Esse exílio do papa e de sua corte foi chamado de
Cativeiro Babilônico da Igreja Católica. Foi o resultado do enfraquecimento do
cristianismo e do feudalismo nos anos 1300, século XIV. A reforma protestante
nos anos 1500, no século XVI foi o resultado e não a causa dessa perda gradual
de poder moral e político do papado e do catolicismo, iniciada 200 anos antes.
Hoje
Avignon é famosa por seu festival de verão com produções clássicas e
contemporâneas de teatro. Restam partes da ponte original, referida na famosa
canção francesa “Sur le Pont d’Avignon”. As antigas e pesadas fortificações da
cidade foram preservadas, com pequenos danos durante a Grande Guerra de 1939 a 1945.
Segundo
a lenda, Benezet conseguiu “realizar sua missão por meio de milagres”. O bispo
de Avignon inicialmente não acreditava na possibilidade da construção da ponte.
Finalmente ele obteve a ajuda do bispo em 1177 para a realização da ponte de
Avignon. Benezet morreu durante a obra. Foi enterrado numa capela feita sobre o
terceiro arco da ponte. Tornou-se o santo patrono de Avignon. Depois de quase
500 anos seus restos mortais foram removidos e estão na igreja de Saint Didier
em Avignon.
Benezet
representa a admirável arquitetura civil da Idade Média em sua correlação com a
fé individual e de todos.
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O
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