quarta-feira, 15 de junho de 2016

0616 B BOSSUET apresentação da história sistemática como base da ciência política






16 DE JUNHO.BOSSUET: leis sócio-históricas para descobrir as relações entre os fatos

BOSSUET
Bossuet, Jacques Bénigne
(nasceu em 1627, em Dijon, França; morreu em 1704, em Paris)

BISPO CATÓLICO FRANCÊS PRIMEIRO NO TRATAMENTO FILOSÓFICO DA HISTÓRIA
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
A quarta semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da ambição mundana.

Ver em  0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

Em 1652, aos 25 anos, Jacques Bossuet [pronuncia-se Bó’ ssü’ ê] foi ordenado padre, após ser preparado no retiro de São Vicente de Paula. Depois foi para Metz onde foi elevado a cônego, e onde tornou-se decano. Senhor imponente do cargo, conquistou logo a confiança do rei e se destacou na Igreja e na corte real. Tornou-se célebre pelas Orações Fúnebres que pronunciava. Indicado como bispo de Condom em 1669 aos 42 anos, deixou o cargo para cumprir seus novos deveres na corte, como preceptor do Delfim, o primogênito do rei. O que fez até 1681, com 54 anos. Tornou-se então o bispo de Meaux.
A primeira questão como bispo foi apresentar-se como o orador da assembléia do clero que Luis XIV convocou para sustentar sua orgulhosa demanda com o papa em relação à nomeação dos prelados pelo rei e para defender os direitos da Igreja Galicana, a igreja da França. De sua autoria são também os quatro artigos que, denunciados pelo papa, o rei Luis XIV fez promulgar como lei do Estado Francês. O que marcou uma época na historia da França e da Igreja Romana. A partir desse momento, Bossuet se dedicou plenamente à sua diocese, cumprindo seus deveres de bispo com um zelo exemplar e ainda sem parar de escrever. Em 1700, com 73 anos, dirigiu outra assembléia em que combateu várias heresias.
Bossuet morreu em Paris em 1704 aos 77 anos de idade, sendo enterrado na catedral de Meaux.
Ele foi o mais eloqüente e o mais famoso pregador de sua época. E até hoje é apreciado em suas obras literárias, incluindo as orações fúnebres que produziu. Fez a defesa da ortodoxia e da ordem da Igreja Católica Romana. Mas todos os seus atos, mesmo os mais famosos, são marcados por favorecer o seu chefe da nação, o seu rei. A seu respeito, disse Arnauld que
  “Existe todavia um `verumtamem´, um porém, um contudo, que eu entendo como sendo que ele não devia contas a Deus: é que ele não tinha a coragem de contrariar o seu rei. É a condição daqueles tempos, mesmo para os que têm as grandes luzes”. Chamado de “Águia de Meaux”, foi o mais ativo antagonista dos perturbadores imediatos da Igreja Romana. Ele manteve com os protestantes uma controvérsia que durou tanto quanto durou sua vida.
O principio do livre exame na religião com a leitura da Bíblia por todos foi uma conseqüência direta da secularização e das mudanças sociais que ocorreram a partir de 1301 em diante, até chegar à Reforma protestante de Lutero, em 1517. A religião não conseguiu resistir ao exame pessoal de seus mistérios, feito individualmente pelos adeptos usando o livre exame de sua doutrina. Os mistérios devem ser aceitos por fé, mesmo que absurdos. A partir dessa época o poder central do papa ficou cada vez mais ameaçado, e tanto os reis como os padres achavam que poderiam pensar de forma racional dentro da religião, como em outros assuntos, A partir do enfraquecimento do papado, cada igreja nacional se subordinou a seu próprio governo político, acabando seu vinculo administrativo com a sede romana, sem ruptura. Era o fim do poder do papado.
As heresias se multiplicaram, e, no tempo de Bossuet, ele combateu o jansenismo, que não aceitava o livre arbítrio e pregava que a graça seria inata, dada a poucos. Outra heresia da época foi o quietismo, que dava ênfase à salvação da alma de cada crente, levando ao extremo da total inatividade. O quietismo revela o conflito da religião com sua utilidade social.
Bossuet escreveu muitas obras, sendo as mais notáveis A Política Sagrada, em 1671, O Discurso sobre a Historia Universal de 1681 e o Resumo da Historia da França, de 1670. Ele realizou, pela primeira vez, a apreciação filosófica direta do conjunto do passado da sociedade humana.
Bossuet participou do trabalho de preparação da Sociologia como estudo científico verificável da sociedade com sua elaboração histórica, onde, pela primeira vez, o fenômeno político é considerado como sujeito a leis invariáveis, e que, pelo tratamento racional, uns fatos podem ser determinados pelos outros. O que só se comprova raciocinando com o fenômeno abstrato.
A razão do grande serviço prestado por Bossuet resulta do objetivo que procurava, que foi propor o estudo da historia sistemática como a base necessária da educação política.
Por seus trabalhos literários e sua por sua filosofia, Bossuet é um exemplo bem definido de que o gênio estético convive com a criação intelectual na mesma pessoa, e cada habilidade é posta em ação pela necessidade ditada pela situação do momento.


AMANHÃ: Carlos Magno, grande tanto como conquistador, administrador e como chefe civil e Teodorico.




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