FEVEREIRO 28.
Heráclito: A filosofia obscura do pensador misântropo.
HERÁCLITO
Heracleitus,
Heraclitus
(nasceu cerca do ano
540 antes da nossa era, em Êfeso, Ásia Menor; morreu cerca do ano 480)
FILÓSOFO GREGO
MISANTROPO DA COSMOLOGIA DO FOGO PRIMORDIAL
A evolução intelectual livre Iniciando a criação da ciência pura
abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia
Antiga que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo.
Isto é, a encontrar os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e
que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
A primeira semana do mês
representa o nascimento do pensamento grego, durante o qual se tentou explicar
o universo por algum princípio físico, fora das lendas religiosas. Ao mesmo
tempo a ciência positiva, segura, comprovada da Geometria se desenvolvia
gradualmente. Tales é o principal representante da época.
A semana termina no domingo, com
Tales como seu chefe.
Ver o Quadro 0226-01 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes
da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade, preparando
a civilização do
futuro.
HERÁCLITO (540 aC-480 aC) é conhecido como o filósofo misantropo,
anti-social ou triste. Nasceu em Êfeso no tempo da explosão da revolta jônica.
No ano 546 antes da nossa era a Jônia revoltou-se contra o domínio da Pérsia,
contando com a decisiva assistência da cidade de Atenas.
Os habitantes de Êfeso estranhamente não participaram de seus
compatriotas da Jônia no curto conflito contra o império dos Persas. Por essa
incapacidade de se reunir a favor de uma causa comum é que nós podemos explicar
o desprezo que a filosofia de Heráclito sentia pela voz do povo e pelo governo
da multidão. Foi o que levou Heráclito a se retirar da vida ativa.
Por direito de nascimento, ele poderia exercer na sua cidade a
mais alta função política, que recusou. A amargura de seus sentimentos, quando
foi banido seu amigo Hermodoro, aumentou a tal ponto que ele se retirou da
sociedade dos homens e passou a viver solitariamente nas montanhas. Procurou se
separar de um mundo que lhe parecia completamente egoísta e cheio de coisas
inúteis.
A filosofia de Heráclito lhe deu a qualificação de pensador “obscuro”. Ele concebeu o princípio do
Universo como um éter inflamado que não somente é a substância de tudo que
existe, mas que constitui a inteligência universal.
Para ele não havia repouso na natureza, mas uma mudança perpétua.
A produção de uma coisa sempre corresponderia à destruição de uma outra coisa e
tudo deveria ser de novo mergulhado no espírito em fogo. O espírito de cada
pessoa nada mais é do que uma parte infinitamente pequena retirada do espírito
universal, o que causa a nossa tendência ao erro. Não será por meio do grande
conhecimento que nós poderemos atingir a razão, mas sim nos colocando em
harmonia com o todo, porque o que for puramente individual em nós só pode ser
falso.
Vemos no pensamento de Heráclito em germe a filosofia de Zenão o
Estôico e de Marco Aurélio. Mas a doutrina de Heráclito se aproxima mais do
idealismo de Platão, que pensava que o maior esforço do espírito, afastado do
mundo, seria para perceber um pouco dessa Verdade Universal com que será unido
quando cessar sua prisão no corpo material. O mesmo idealismo aparece na
filosofia moderna, com formas diferentes, em especial nos sistemas de
pensamento de Fichte e de Hegel.
Heráclito e seu discípulo Crátilo se tornaram dos primeiros
pensadores do ceticismo antigo ao defenderem que o mundo estaria no estado de
fluxo tal que nenhuma verdade permanente poderia ser achada. Contrariava assim
os filósofos eleáticos, que reduziam a realidade ao Uno, estático, imóvel.
Dessa forma os eleáticos colocavam como falsa a observação por meio dos
sentidos, a pluralidade e a mudança, negando que a realidade pudesse ser
descrita pela experiência.
AMANHÃ:
Anaxágoras filósofo naturalista blasfemo.
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