domingo, 24 de fevereiro de 2013

0226 01 C QUADRO DO MÊS DE ARISTÓTELES- A filosofia antiga


FEVEREIRO  26:  O MÊS DE ARISTÓTELES-3º MÊS  A filosofia antiga

A evolução intelectual da sociedade humana libertada do regime da Teocracia oriental, iniciando a criação da ciência pura abstrata.

Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga homens do povo como pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o conhecimento do homem e do mundo. Isto é, fora da casta sacerdotal fechada puderam questionar os fatos gerais e princípios que governam tudo que nos envolve, desenvolvendo o saber filosófico herdado do passado. As populações mais antigas para viver sempre formavam um plano prévio para suas ações com os dados então disponíveis. Ou seja, os homens sempre filosofaram.
Mas a explicação com os gregos a filosofia não se baseou mais na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a observação subordinada à imaginação criava o conhecimento da vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvu a ciência separada da filosofia. O estudo da filosofia se enfraqueceu.
A ciência abstrata iniciada pelos gregos estuda somente as aparências, os fenômenos, os acontecimentos que ocorrem nos objetos. A pesquisa se torna muito mais simples. Por exemplo, o estudo da forma dos objetos é feito na Geometria, abandonando os demais acontecimentos, propriedades ou fenômenos que existem.
A separação do estudo do fenômeno do estudo dos objetos ou seres também fica muito mais geral, já que o mesmo fenômeno ocorre em muitos objetos diferentes.
O fenômeno de quantidade é comum a tudo que existe, a todo ser. A quantidade define se existe ou não. Define a existência, define o fato de ser, o fato de existir. Seu estudo é feito na Matemática. Ele permite encontrar as relações, tendências fixas que são as leis abstratas constantes entre o fenômeno de quantidade em qualquer outro objeto. As leis abstratas são infalíveis. A lei da gravitação de Newton não falha, há séculos.
O RACIOCÍO ABSTRATO. Esse modo de pesquisa é o raciocínio abstrato. O raciocínio abstrato é mais difícil do que o raciocínio concreto. No pensar de modo concreto é criada a descrição de cada objeto e de suas propriedades particulares. Para que a mente consiga fazer a abstração dos detalhes é necessário o conhecimento de muitos objetos para que seja feito o estudo das propriedades comuns a todos. Exige, portanto, a experiência e a memória dos casos particulares para realizar a identificação e a seleção da propriedade ou fenômeno a estudar.
O modo de raciocinar abstrato na história só é observado nas sociedades mais evoluídas que chegaram a desenvolver o politeísmo, criando os deuses. Antes o homem não conseguiam fazer a imagem, imaginar as propriedades dos seres. As populações antes dessa fase não conseguem realizar a abstração necessária para a ter a ideia dos deuses. Só com a evolução social torna-se possível a concepção da força, da inteligência e de outras qualidades abstratas das divindades. Sem poder pensar em notáveis características abstratas não se pode pensar em deuses.
Na infância a criança não consegue pensar a abstração antes de cerca dos cinco a sete anos de idade. A capacidade de realizar a abstração marca o fim da primeira infância, definida como a idade pré-escolar. Antes da escola que ensine aritmética, a base de todo o estudo da matemática.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano  C comum; à direita, anos B bissextos.


QUADRO DO 3º mês    Aristóteles
A filosofia antiga
                                   Ano C Comum                            Ano B Bissexto
Lunedia
1
Anaximandro

26.fev.
Martedia
2
Anaxímenes

27
Mercuridia
3
Heráclito

28
Jovedia
4
Anaxágoras

1.mar.
Venerdia
5
Demócrito
Leucipo
2
Sábado
6
Heródoto

3
Domingo
7
Tales

4
Lunedia
8
Sólon

5
Martedia
9
Xenófanes

6
Mercuridia
10
Empédocles

7
Jovedia
11
Tucídides

8
Venerdia
12
Arquitas
Filolau
9
Sábado
13
Apolônio de Tiana

10
Domingo
14
Pitágoras

11
Lunedia
15
Aristipo

12
Martedia
16
Antístenes

13
Mercuridia
17
Zeno

14
Jovedia
18
Cícero
Plínio, o Jovem
15
Venerdia
19
Epiteto
Arriano
16
Sábado
20
Tácito

17
Domingo
21
Sócrates

18
Lunedia
22
Xenócrates

19
Martedia
23
Filon de Alexandria

20
Mercuridia
24
S. João Evangelista

21
Jovedia
25
S. Justino
Sto. Irineu
22
Venerdia
26
S. Clemente de Alexandria

23
Sábado
27
Orígenes
Tertuliano
24
Domingo
28
PLATÃO

25
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo dedicado ao chefe da semana.


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