MARÇO
26 4º MÊS DO CALENDÁRIO FILOSÓFICO A ciência antiga
A
CIÊNCIA ANTIGA
CIÊNCIA ANTIGA aqui se refere ao conhecimento que foi
produzido entre a queda do Império
Romano do Ocidente em 476 da nossa era até o início dos anos 1300, quando termina a Idade Média, com a queda do
papado. A perda da unanimidade do catolicismo se deu ao mesmo tempo em que
a civilização da Idade Média se decompõe gradualmente, o poder político dos
senhores feudais acaba e é perdido o efetivo poder universal ou internacional
da formação da consciências, das opiniões e costumes pelo papa e pela religião
do cristianismo. Então tem início a revolução
da modernidade com a alteração desordenada
e perigosa nas idéias e nos costumes. Agora em todo o planeta, num mundo cada vez mais globalizado com o saber enciclopédico do ocidente, na
ausência de um poder único na
formação das opiniões, da informação, do ensino, da diplomacia.
A ciência antiga é a base que permitiu o crescimento do saber na
idade moderna.
CIÊNCIA. Usa-se o nome de CIÊNCIA para
designar o saber em geral, teórico ou prático. Pode ser sobre as coisas, ou
seres, ou sobre as propriedades das coisas, isto é, sobre os fenômenos. A ciência abstrata é o estudo dos FENÔMENOS,
descobrindo as leis naturais infalíveis
que controlam essas propriedades das coisas, como as leis da reflexão da luz, a
lei da atração universal de Newton. O estudo das coisas, dos seres, é chamado
de estudo CONCRETO, que pode ser o saber teórico concreto, sobre um ser, um
produto, um inseticida, num laboratório, ou na mesa de desenho e de projeto ou
num escritório, sobre novo modelo de mesa e cadeira e pode ser um estudo
prático, numa obra de construção de um prédio ou de uma máquina numa fábrica.
O conhecimento CONCRETO, das coisas, é muito antigo e mais fácil e
simples do que o estudo ABSTRATO. Com a formação de grandes civilizações, o
conhecimento prático permitiu fazer a descrição das coisas e fazer o registro
desse conhecimento, como os atlas geográficos, os catálogos dos minerais, dos
vegetais, dos animais. Essas são as Ciências do saber concreto, ou Ciências
aplicadas ou descritivas, que também registram o conhecimento profissional como
na Medicina, na Astronáutica, na Engenharia, na Ciência Política, todas cada
vez mais realizadas dentro de muitas especialidades.
Com base no saber concreto, mais tarde, descobriram-se, dentro da
variação das propriedades, o que ocorria sempre, o que havia de constante no
meio da variação dos FENÔMENOS. As leis abstratas constantes infalíveis nos
fenômenos então foram pouco a pouco descobertas.
O estudo dos fenômenos é muito geral, porque essas propriedades
ocorrem em muitos corpos concretos. A ciência abstrata, portanto, é muito
importante para o progresso do conhecimento. As CIÊNCIAS ABSTRATAS, sendo mais
GERAIS, têm o aspecto de generalidade que caracteriza os princípios gerais da
FILOSOFIA, que são regras que abrangem grande número de acontecimentos.
As abstrações na antiguidade alimentaram a curiosidade dos pensadores,
que supunham que as abstrações existissem concretamente num mundo acima do
mundo físico, numa dimensão mais poderosa e divina, num plano espiritual intangível,
não verificável, porém mais importante. Esse mundo é o plano transcendente,
acima, além da natureza, mais alto que o físico, o mundo chamado de metafísico.
Mas uma grande discussão ocorreu entre os que diziam serem as abstrações apenas
NOMES, os “nominalistas” como Aristóteles e os que pensavam que eram coisas
REAIS, os “realistas”, como Platão. No plano transcendente não se pode
confirmar e testar as hipóteses e o conhecimento suposto. É o saber metafísico,
transcendente.
AS CATEGORIAS DA
FILOSOFIA. Aristóteles
(384 aC-322 aC), muitos anos antes da nossa era, tinha proposto as 10
Categorias do saber, para explicação das coisas. O filósofo Kant propôs 12
Categorias. Muito se discute ainda hoje sobre as famosas Categorias de
Aristóteles.
O estudo das ciências já desenvolvidas na modernidade permitiu que
o filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) descobrisse quais são os fenômenos estudados no conhecimento
humano. Propôs as CATEGORIAS DA MODERNIDADE. Ele descobriu que há poucas
CATEGORIAS, apenas sete, 7 CATEGORIAS DE
FENÔMENOS.
TODOS OS FENÔMENOS.
Todos os fenômenos conhecidos pelo saber humano são:
1. Fenômenos Matemáticos, de número, forma e movimento:
2. Astronômicos;
3. Físicos: da matéria e energia;
4. Químicos, de composição e decomposição;
5. Biológicos, da vida;
6. Sociais, de agrupamento social;
7. Psicológicos, do comportamento individual.
Nessa relação os fenômenos estão em ordem crescente de complexidade, de complicação, com mais variáveis
e em ordem decrescente de número de ocorrência na natureza, sendo de menor generalidade, ocorrendo em menor número
de seres. E desde então, nos anos de 1830, não se descobriu fenômeno algum que
exista fora dessas categorias.
Os fenômenos parapsicológicos e metafísicos, isto é,
sobre-naturais, não são comprovados, nem verificáveis, não são positivos. Mas,
como a mitologia, as lendas, fazem parte da história da evolução humana, da
filosofia e da arte.
A necessidade do conceito
do sobrenatural, isto é, da
metafísica, é explicada e compreendida nas ciências teóricas abstratas da
Sociologia e na Psicologia.
A sucessão da formação gradual da história das ciências confirma a
classificação feita nas 7, SETE Categorias de Augusto Comte da filosofia
moderna. As primeiras descobertas das leis científicas ABSTRATAS ocorrem nos
fenômenos menos complexos da Matemática e da Astronomia, que também são os mais
gerais, os mais encontrados na natureza. A formação das ciências abstratas se
faz na ordem mostrada nas 7 Categorias da Modernidade. Nesse mesmo tempo a
aplicação do conhecimento abstrato ao saber prático se desenvolve, como na
medicina, na agricultura, na arquitetura, na geografia, passando a servir de
base aos novos progressos do conhecimento abstrato no futuro.
Os fenômenos que um corpo apresenta podem ser vários. Na
Matemática é feito o estudo dos fenômenos de número, forma e movimento. No caso de bolas, se eu conto quantas
bolas EXISTEM, eu apenas estou levando em consideração o femômeno número, ou seja, a
existência de bolas. O número é o fenômeno mais simples que um corpo pode
mostrar. Ele não depende de nenhum outro fenômeno. O fenômeno forma em Geometria depende do número que define o tamanho
da bola, pelo tamanho do seu diâmetro. O fenômeno
movimento das bolas depende da forma e do número. Portanto, a existência é expressa
pelo número, a propriedade mais
simples de qualquer ser. O fenômeno mais
simples, matemático, que é dado por um número. É a Categoria mais simples e
mais geral, o fenômeno que ocorre em todos os seres, reais ou imaginários.
O Calendário Filosófico mostra como as ciências abstratas
evoluíram no lento progresso do conhecimento humano. Um progresso lento, das
mais simples para as mais complexas. A evolução é continuada, que mostra
resultados finais crescentes, apesar dos desvios, das interrupções e dos
retrocessos ocasionais.
Assim passamos a conhecer a evolução da sociedade no aspecto das
ciências, um progresso feito com a venerável colaboração da grande família
humana, com a mão e a cabeça de nossos antecessores, de nossos avós, de nossos
inesquecíveis antepassados.
QUADRO
DO MÊS DE ARQUIMEDES
Calendário
HISTÓRICO FILOSÓFICO
para um ano qualquer OU
quadro
concreto da preparação humana
LUNEDIA=segnda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o
ano C comum; à direita, anos B
bissextos.
As datas da última coluna à direita
é data gregoriana no ano comum.
MÊS DE Arquimedes
|
||||
4º MÊS A ciência antiga
|
||||
Lunedia
|
1
|
Teofrasto
|
|
26.mar.
|
Martedia
|
2
|
Herófilo
|
|
27
|
Mercuridia
|
3
|
Erasístrato
|
|
28
|
Jovedia
|
4
|
Celso
|
|
29
|
Venerdia
|
5
|
Galeno
|
|
30
|
Sábado
|
6
|
Avicena
|
Averróis
|
31
|
Domingo
|
7
|
HIPÓCRATES
|
|
1.abr.
|
Lunedia
|
8
|
Euclides
|
|
2
|
Martedia
|
9
|
Aristeu
|
|
3
|
Mercuridia
|
10
|
Teodósio de Bitina
|
|
4
|
Jovedia
|
11
|
Heron
|
Ctesíbio
|
5
|
Venerdia
|
12
|
Papus
|
|
6
|
Sábado
|
13
|
Diofante
|
|
7
|
Domingo
|
14
|
APOLÔNIO
|
|
8
|
Lunedia
|
15
|
Eudexo
|
Arato
|
9
|
Martedia
|
16
|
Píteas
|
Nearco
|
10
|
Mercuridia
|
17
|
Aristarco
|
Beroso
|
11
|
Jovedia
|
18
|
Eratóstenes
|
Sosígenes
|
12
|
Venerdia
|
19
|
Ptolomeu
|
|
13
|
Sábado
|
20
|
Albatênio
|
Nassir-Edin
|
14
|
Domingo
|
21
|
HIPARCO
|
|
15
|
Lunedia
|
22
|
Varrão
|
|
16
|
Martedia
|
23
|
Columela
|
|
17
|
Mercuridia
|
24
|
Vitrúvio
|
|
18
|
Jovedia
|
25
|
Estrabão
|
|
19
|
Venerdia
|
26
|
Frontino
|
|
20
|
Sábado
|
27
|
Plutarco
|
|
21
|
Domingo
|
28
|
PLÍNIO,O VELHO
|
|
22
|
Todos os meses são
iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.
***
A SEGUIR
A BIOGRAFIA RESUMIDA DE ARQUIMEDES.
PARA A
VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0326 02 C
No BLOG
DO CALENDARIO, VENDO NA BUSCA
PELO
NOME
CALENDARIO
FILOSÓFICO
***
ARQUIMEDES
Archimedes
(nasceu no ano 287
antes da nossa era, na Sicília; morreu no ano 212, em Siracusa)
GRANDE GEÔMETRA
GREGO MAIOR CIENTISTA DO MUNDO ANTIGO
ARQUIMEDES o cálculo da área e do volume dos corpos
Arquimedes:
a medição e a proporção em geometria abstrata
ARQUIMEDES (287-212 aC) nasceu em Siracusa, na
Sicília. Plutarco ao escrever a Vida de
Marcellus, diz que Arquimedes teve a grande amizade do rei Hieron de
Siracusa.
É importante notar que os gregos estavam pesquisando modelos
abstratos dos corpos. Era o estudo da figura ideal de um cilindro, gerado por
um retângulo girando em torno de seu eixo. Portanto, o estudo se aplica EM GERAL,
a todos os corpos com essa FORMA, o formato cilíndrico. É o estudo ABSTRATO do
fenômeno forma, que os corpos ou seres apresentam, aproximadamente, como um
tronco de árvore, um eixo de carroça ou de máquina, um tanque de água ou de
petróleo.
Arquimedes tratou de um imenso campo de pesquisa em geometria. Estudou
a espiral com a determinação de suas tangentes em qualquer ponto da curva e
calculou a quadratura, dando a área da curva. Ele pesquisou as diversas figuras
geradas por linhas retas e curvas, concentrando-se no estudo do círculo e da
esfera. Abordou a determinação da relação entre o perímetro da circunferência
do círculo e seu diâmetro, que hoje chamamos pela letra grega , [lê-se pi] que
sabemos ser igual a 3.1416 e fração.
O cálculo do volume de uma esfera foi calculado considerando a
esfera como sendo formada por um conjunto de pirâmides que tivessem seus
vértices no centro da esfera e suas bases na superfície do sólido. A soma dos
volumes de cada pirâmide dará o volume a calcular da esfera.
As investigações de Arquimedes foram ainda muito importantes ao
estabelecer a teoria das alavancas,
provando pelo cálculo matemático que os pesos colocados nos braços de
comprimento diferentes numa alavanca ficavam em equilíbrio quando esses pesos
fossem proporcionais ao inverso do comprimento do braço, ou seja, que com o
braço maior o peso seria menor, na mesma proporção dos comprimentos. Arquimedes
disse a célebre frase “Dê um ponto de apoio e com uma alavanca poderei mover a
Terra”. Ele também calculou o centro de gravidade das diferentes figuras
geométricas planas.
O princípio de Arquimedes em hidrostática é considerado como um
dos maiores monumentos criados pelo gênio científico do grande geômetra.
É importante notar a diferença entre o estudo abstrato e o estudo
concreto de um tema. Na Matemática pode-se perceber com clareza essa
diferença. O estudo abstrato é geral, aplica-se a TODOS os corpos, por ser uma
pesquisa sobre os fenômenos dos seres e não de seres concretos, singulares, específicos.
Nas ciências mais complexas, o estudo abstrato é muito mais
difícil. Por exemplo, em Sociologia, é necessário entender que o fenômeno
ABSTRATO sociológico não depende da Psicologia, do comportamento de cada
indivíduo do grupo. Abstratamente, as influências dos indivíduos se neutralizam
mutuamente, permitindo estudar o fenômeno sociológico, de grupo associado, no
campo ABSTRATO, com muito mais facilidade. Já que o comportamento social não
depende das vontades individuais.
A abstração é que permite descobrir as leis que comandam os
FENÔMENOS, em abstrato, simplificando a pesquisa. A incapacidade da
inteligência humana em elaborar conhecimento da realidade por meio do estudo
concreto mostra o pouco alcance da nossa mente, suposta muito potente em nossa
falta de modéstia. O pensar abstrato é
um poderoso auxílio à nossa fraca intelectualidade.
A imensa obra de Arquimedes foi logo assimilada pela sociedade de
seu tempo. O valor do número , [lê-se pi] que é a relação entre o perímetro da circunferência dividido pelo
seu diâmetro foi por ele estabelecida em
vinte e dois sétimos, ou 22/7 ou 22 dividido por 7=3,142857..., foi
adotado durante a Antiguidade e a Idade Média. O nome desse número é o nome da
letra P de perímetro no alfabeto grego. Seu valor foi depois corrigido para
3,15926535...
A produção de Arquimedes foi essencial para os trabalhos dos
matemáticos dos anos 1600, como René Descartes e Pierre de Fermat, como para
toda a formação da matemática moderna.
AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.
ESTA FOI
A BIOGRAFIA RESUMIDA.
PARA A
VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0326 02 C
No BLOG
DO CALENDARIO, VENDO NA BUSCA
PELO
SEGUINTE NOME:
CALENDARIO
FILOSÓFICO
***
VEJA A
SEGUIR A BIOGRAFIA RESUMIDA DE TEOFRASTO
TEOFRASTO
Theophrastus
(nasceu cerca do ano
370 antes da nossa era, em Eresus, Lesbos;
morreu cerca de 285,
em Atenas)
FILÓSOFO
ARISTOTÉLICO OBSERVADOR DA NATUREZA DIRETOR DO LICEU EM ATENAS
Teofrasto:
importante discípulo de Aristóteles
TEOFRASTO ciência positiva e não ideias transcendentais
platônicas míticas
TEOFRASTO (370-285
aC) nasceu em Eresus na ilha de Lesbos. Essa a ilha que deu origem ao nome de
lésbica e lesbianismo. Seu pai o mandou para estudar em Atenas, onde se tornou
o mais importante dos discípulos de Aristóteles. Quando o filósofo foi obrigado
a se retirar para Chalcis no ano 323, Teofrasto recebeu a chefia da escola
aristotélica do Liceu, ficando ainda com a biblioteca do mestre.
Do mesmo modo que muitos outros filósofos, Teofrasto foi acusado
de ser inimigo da religião por impiedade, mas se defendeu com sucesso de seus
acusadores. Sua escola teve grande número de alunos e quando morreu quase toda
a população de Atenas acompanhou seus funerais.
Teofrasto escreveu sobre muitos dos ramos da filosofia e da
ciência natural, sobre política, poesia, lógica, física, metafísica, zoologia,
botânica, ética, história da cultura. A orientação da sua filosofia foi de
fortalecer a unidade de todo o conhecimento e de positivar as noções retirando
os elementos transcendentais de Platão da pesquisa filosófica.
Somente três obras chegaram até nós: 1. Seus notáveis Charakteres, que são uma série de 30 pequenas
histórias éticas, descrevendo nossas fraquezas e nossos vícios, mostrando os
vários tipos de personalidade, o tipo falante, o homem médio, o vanglorioso. 2.
Sua Peri phyton historia,
Pesquisa sobre as plantas, em nove livros. 3. Suas Peri phyton aition, Condições
da vida das plantas, em seis livros.
As duas últimas obras constituem juntas o primeiro tratado
científico sobre a botânica. Elas são textos escritos dentro do verdadeiro
método de Aristóteles, com base sobre uma cuidadosa observação da natureza, com
o objetivo de descobrir a forma típica comum, no meio das variedades
individuais.
Ele começa o tratado pelo estudo das analogias entre o desenvolvimento
vegetal e animal. Mas encontrou uma dificuldade: as plantas possuem órgãos
semelhantes aos dos animais, no meio de suas diversidades? É difícil de
afirmar, porque comparando as árvores, as ervas e os cogumelos, não se percebem
órgãos que sejam comuns a todos. Ele faz notar, no entanto, que todos possuem a
raiz, o tranco, o galho, o broto. Seriam necessários muitos séculos para se
chegar a conhecer a nutrição das plantas.
Quanto à reprodução sexual das plantas, ele faz uma vaga
distinção, devido à observação popular de haver entre elas plantas masculinas e
femininas, conforme tenham ou não semente.
Entre outras obras de Teofrasto está as Physikon doxai, Opiniões dos filósofos
naturais,
fornecendo as bases para a história da filosofia antiga.
Teofrasto ensinou no Liceu de Aristóteles em Atenas durante 35
anos, num período de grande sucesso da escola, chegando a ter mais de 2000
alunos.
AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.
ESTA FOI
A BIOGRAFIA RESUMIDA.
PARA A
VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0326 03 C
NO BLOG
DO CALENDARIO, VENDO NA BUSCA
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SEGUINTE NOME:
CALENDARIO
FILOSÓFICO
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