23 DE MAIO. Santo
Atanásio: o poder sem armas do sagrado valor divino da religião
SANTO ATANÁSIO
Saint Athanase –
Athanasius, Saint
(nasceu cerca do ano
296 da nossa era, em Alexandria; morreu em 373, em Alexandria, Egito)
TEÓLOGO DA
ORTODOXIA CATÓLICA LÍDER NACIONAL DO EGITO
O Catolicismo
A regeneração moral
com a compressão do egoísmo anti-social
O Catolicismo teve uma
ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos
povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido
estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e
comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os
violentos guerreiros se tornaram gentis
Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao
culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem
claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração do
povo em nome de um sagrado ser superior divino para a proteção, manutenção e
aperfeiçoamento da sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e
mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do poder de vida ou de morte pela sociedade
humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução
da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a
força dessa coneiçãoi sociológica básica.
O Calendário Filosófico
mostra na primeira semana os quatro primeiros séculos da igreja com seus
principais padres fundadores. A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho
como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica,
mãe de Agostinho.
Ver em 0521 01 C O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com
todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS
INESQUECÍVEIS
Maiores figuras
humanas na antiguidade
que prepararam a
civilização do futuro.
Atanásio
(296-373 dC) foi um renomado conhecedor da doutrina cristã, um estadista na
direção da Igreja, defendendo a doutrina contra graves erros da heresia de
Arius (c.250-336), o arianismo. Arius afirmava que o Filho de Deus não era
Deus, igual ao Deus-Pai. A heresia do arianismo teve muitos adeptos na época.
O
sociólogo deve estudar os importantes deuses e grandes religiões do passado e
do presente usando uma nova metodologia específica. Não pode negar os deuses,
numa atitude de ateísmo. Os deuses estavam e ainda estão orientando o
pensamento e a atividade de muitas populações.
Mas
somente com o pensamento científico pode elaborar uma teoria da sociologia da
religião. É uma condição necessária para conhecer as crenças do passado e do
presente.
Na
evolução cultural da sociedade, nos séculos que se seguiram à conquista pelos
romanos do grande império na Europa, vamos encontrar o continente pacificado e
homogêneo. Com o fim da conquista o império se decompôs ao mesmo tempo em que
ocorreu o apostolado de Paulo de Tarso com formação do cristianismo universal.
A nova religião se estendeu a todo continente europeu ocidental latinizado. Durante
a Idade Média a igreja católica foi o modelo de organização para a fé
religiosa, de ensino e de cultura.
Nascido
na cidade de Alexandria, no Egito, Atanásio recebeu a educação clássica e
depois foi para a famosa escola de teologia de sua cidade. Muito jovem foi
ordenado diácono, servindo como secretário do bispo de Alexandria.
Teve
Atanásio uma posição importante na disputa teológica que levou ao Concilio de
Nicéia no ano de 325. Por toda vida opôs-se ao arianismo, que negava a
divindade plena de Cristo. Defendeu, portanto a doutrina da Trindade, em que Cristo
é filho de Deus e também é substancia de Deus.
A
doutrina da divindade de Cristo se mostrou importante para o governo do Catolicismo,
com os seus padres passando a falar em nome da divindade, e não apenas
interpretes de um profeta puramente humano. O valor espiritual dos divinos conselhos dos religiosos sem armas dominou o poder temporal coercitivo das armas e
dos reis na Idade Média.
O
poder de opinião, com liberdade em relação ao poder material dos poderosos,
ocorreu pela primeira vez na historia,
na Europa, no consenso religioso da Idade Média. O que foi a realização da
regra católica:
“A Deus o que é de Deus, a Cezar o que é de
César”.
A
liberdade moderna, de nossos dias, só se realizou com essa liberdade de
opinião, quando o poder político com a força das armas não domina a difusão das
idéias, a troca de informação, de ensino, as liberdades públicas. A liberdade republicana para o bem
público, bem do povo, é a norma mais importante na política moderna.
Embora
Atanásio fosse da Igreja Copta, a Igreja cristã do Egito, ele dirigiu, em seu
tempo, a organização da unidade do governo da Igreja de Roma, que ele colocou
como a sede suprema dos bispos católicos em todo mundo.
Por
toda sua longa vida, foi um herói, um enérgico defensor da causa católica em
luta contra o paganismo dos deuses antigos e em especial contra o arianismo.
Sofreu o afastamento por vários concílios do Oriente e do Ocidente e foi cassado
de seu cargo por imperadores como Constantino, por Juliano, por Valens. Viveu
por 20 anos inteiros no exílio ou em fuga.
Mas
morreu em paz, no ano de 373, em Alexandria. Seu corpo foi levado a
Constantinopla, e mais tarde, no século 15, para Veneza.
A
visão do passado da sociedade nos ensina o quanto nós progredimos, pouco a
pouco, com avanços e retrocessos, no meio de grandes dificuldades. Notamos a
dúvida e o sofrimento de nossos antepassados, que aprenderam com o erro e o acerto,
por vezes nas tentativas mais desastrosas, até com a dor e a morte.
Mas
verificamos que nessa trajetória irregular ocorreu a evolução para uma
sociedade maior e mais unida. O homem se torna cada vez mais gregário, mais
associativo, mais altruísta. E mais feliz.
AMANHÃ: Jerônimo o mais culto entre os padres da Igreja Católica.
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