0521 01 C QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO
Qual a grande contribuição do
Catolicismo para o progresso da sociedade humana?
O Catolicismo
no progresso da
sociedade humana
A Idade Média faz a transição
entre a civilização da Grécia e Roma para os tempos modernos. A modernidade é
contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a
passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico.
Verifica-se que o
Catolicismo teve uma função importante nessa etapa da evolução sócia com a
regeneração moral dos povos pela educação dos sentimentos. Esse resultado foi
obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo
os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
A dedicação dos gregos
à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo,
religião oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os
estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a
necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se
que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o
monoteísmo.
O povo judeu aspirava
então à libertação do domínio sucessivo que sofreu ao ser submetido aos assírios,
aos gregos e aos romanos. Afinal, um libertador divino era ardentemente
esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral
dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a
doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da
elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor
da cultura grega. Paulo foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo
para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os
não judeus.
Verifica-se e fica bem
claro na história o importante papel de todas as doutrinas religiosas no ensino
e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e
mesmo levam à morte a própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo
poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido
desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de
todas, de todas as religiões tiveram a sensação da força dessa lei sociológica
básica. Regra que obrigou e obriga eternamente a proteger e servir ao grande
organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
O Calendário indica
nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com
seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do
papado, com o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos
monastérios; na última semana com seu controle e estímulo da vida moral da
população e com o surgimento do protestantismo.
Calendário
HISTÓRICO FILOSÓFICO
para um ano qualquer OU
quadro
concreto da preparação humana
LUNEDIA=segnda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda
são para o ano C comum; à direita, anos
B bissextos.
As datas da última coluna à direita
é data gregoriana ano comum.
6º Mês
– São Paulo
|
||||
O
catolicismo
|
||||
Lunedia
|
1
|
S. Lucas
|
S. Tiago
|
21.maio
|
Martedia
|
2
|
S. Cipriano
|
22
|
|
Mercuridia
|
3
|
Sto. Atanásio
|
23
|
|
Jovedia
|
4
|
S. Jerônimo
|
24
|
|
Venerdia
|
5
|
Sto. Ambrósio
|
25
|
|
Sábado
|
6
|
Sta. Mônica
|
26
|
|
Domingo
|
7
|
STO. AGOSTINHO
|
27
|
|
Lunedia
|
8
|
Constantino
|
28
|
|
Martedia
|
9
|
Teodósio
|
29
|
|
Mercuridia
|
10
|
S. Crisóstomo
|
S. Basílio
|
30
|
Jovedia
|
11
|
Sta. Pulquéria
|
Marciano
|
31
|
Venerdia
|
12
|
Sta. Genoveva de Paris
|
1.junho.
|
|
Sábado
|
13
|
S. Gregório Magno
|
2
|
|
Domingo
|
14
|
HILDEBRANDO
|
3
|
|
Lunedia
|
15
|
S. Bento
|
Sto. Antônio
|
4
|
Martedia
|
16
|
S. Bonifácio
|
Sto. Ausilau
|
5
|
Mercuridia
|
17
|
Sto. Isidoro de Sevilha
|
S. Bruno
|
6
|
Jovedia
|
18
|
Lanfranc
|
Sto. Anselmo
|
7
|
Venerdia
|
19
|
Heloísa
|
Beatriz
|
8
|
Sábado
|
20
|
Arquitetos da Idade Média
|
S. Benezet
|
9
|
Domingo
|
21
|
S. BERNARDO
|
10
|
|
Lunedia
|
22
|
S. Francisco Xavier
|
Inácio de Loyola
|
11
|
Martedia
|
23
|
S. Carlos Borromeu
|
Frederico Borromeu
|
12
|
Mercuridia
|
24
|
Sta. Teresa
|
Sta. Catarina de Siena
|
13
|
Jovedia
|
25
|
S. Vicente de Paula
|
Abade de l’Epée
|
14
|
Venerdia
|
26
|
Bourdaloue
|
Cláudio Fleury
|
15
|
Sábado
|
27
|
Guilherme Penn
|
Jorge Fox
|
16
|
Domingo
|
28
|
BOSSUET
|
17
|
Todos os meses são
iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.
VER NO BLOG Calendário Filosófico:
Cada dia uma
biografia:
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0521 02 C SÃO PAULO
a regeneração moral pela compressão dos vícios do egoísmo
21 DE
MAIO. Paulo de Tarso: a criação da
doutrina universal para a humanidade
SÃO PAULO
APÓSTOLO
FORMULADOR DO CATOLICISMO
Saul de Tarso,
Paulo de Tarso
(nasceu no ano 10 da nossa era em Tarsus, na Cilícia, Ásia Menor,
hoje Turquia; morreu cerca do ano 64, em Roma)
FORMOU A
RELIGIÃO UNIVERSAL OU CATÓLICA A PARTIR DA SEITA CRISTÃ DOS JUDEUS
Paulo de
Tarso apóstolo (10-64 dC), santo
da Igreja Católica, representa um dos
mais importantes personagens na historia da cultura humana. Seu trabalho de
elaboração, ensino e pregação foi básico para a criação e divulgação da
doutrina religiosa do Catolicismo. Sua versão do Cristianismo para todos os
povos, para os chamados gentios, prevaleceu sobre a seita judaica do apóstolo
Pedro, só para os judeus Tornou-se a religião para toda população humana mais
avançada, na Europa romana do ocidente, a civilização ocidental. A Europa católica
é que desenvolveu nos povos o sentimento do bem e do mal, ensinando a
generosidade e o cavalheirismo. Foi assim elaborado um sistema articulado com o
seu culto, dogma e suas práticas religiosas. Os sacerdotes católicos
sistematizaram o ensino da arte e da ciência incentivando a repressão dos
sentimentos e o Feudalismo formaram a civilização da
Europa ocidental, a mais adiantada na história, que hoje se vê cada vez mais difundida
em todos os continentes pela globalização.
Paulo, erudito entre os judeus, tornou-se o maior
missionário do Cristianismo, transformando uma renovadora seita da nação judaica
numa religião de todos, para todos, numa fé para judeus e também para os não
judeus, para os gentios.
A religião de Paulo deveria ser CATÓLICA, que quer
dizer universal. O nome judaico dele era SAUL, que ele mudou para o nome latino
de PAULO, nome romano, por ter uma pronúncia parecida. Nas suas cartas, Paulo
colocou as suas novas doutrinas Católicas, que prevaleceram sobre as narrativas
da seita Cristã dos judeus. As doutrinas de Paulo é que tiveram enorme
repercussão na evolução cultural e política da sociedade humana, aperfeiçoada e
aplicada por muitos ilustrados e sábios sacerdotes, durante os 12 séculos
seguintes, da Idade Média, até os anos 1300 da nossa era. A sabedoria dos
padres católicos formou um sistema educativo que resultou na humanização da
teologia fundamental e no aperfeiçoamento da sociedade em todos os setores da
vida, em nome da divindade suprema.
Pode-se notar que o Cristianismo de Paulo difere
muito da palavra dos judeus cristãos de Jerusalém. Para Paulo, era uma fé
universal, para todos, mas, para os cristãos judeus, a nova doutrina de Cristo
era posta por judeus somente para judeus, ou seja, era apenas uma seita
judaica. Paulo enfrentou a polêmica de manter a Lei, a lei antiga de Moisés,
ou, ao contrario, mudar para uma nova Lei, também para os gentios, isto é, para
todos os povos. Paulo sofreu mesmo a pena de apedrejamento de que se salvou ao
fingir-se de morto. Venceu a doutrina para os judeus e para os gentios, isto é, para os não judeus, como uma religião para
todo o mundo, a religião universal,
em grego católica.
Por seu longo e constante esforço, por sua cultura
filosófica, por sua extraordinária e bem sucedida realização, merece Paulo de
Tarso estar entre os tipos mais importantes da humanidade, em todos os tempos.
A conquista feita pelos romanos, pacificando e
reunindo as populações da Europa, realizou a difusão da cultura dos
conquistadores, tornando o Império mais uniforme, com o uso do latim, divulgando
o saber político dos romanos bem como da ciência e da filosofia da Grécia. A
propaganda de uma nova doutrina encontrou, portanto, uma população mais
uniformemente educada no Império romano, possibilitando uma doutrina unificada,
uma fé do Deus único, em todos os paises. A nova religião chegou para tornar as
pessoas menos ferozes, mais instruídas, mais educadas. Mas a instalação das
novas idéias se fez também, ainda, no início, com ferocidade, com violência e
carnificina contra os politeístas que resistiam. Só quando o monoteísmo se
tornou maduro, depois de dez séculos, é que a civilização da Idade Média criou
a Cavalaria, a atitude cavalheiresca, o culto da mulher amada, o culto humano
da Virgem, da humana sagrada família.
O papel de primeira importância de Paulo Apostolo
foi, por mais de cem anos desconsiderado, apesar de seu sucesso de fato, na
época, Só muito mais tarde os doutores da Igreja a partir de Santo Agostinho
reconheceram o excepcional valor de São Paulo na fundação do Catolicismo.
Como se reconhece o resultado da ação
do Catolicismo sobre a sociedade dos humanos? Isso é feito comparando os
pensamentos e os costumes existentes ANTES e esses sintomas DEPOIS da Idade
Média. Foi o que fizemos.
O estudo imparcial dos progressos realizados na
Idade Média vem mostrar que a doutrina paulina se tornou, ao final, incentivadora
das belas artes, da ciência e da atividade industrial. O que pode explicar o
progresso na idade moderna, numa evolução que não poderia ser gerada a partir
de uma era de obscurantismo, uma noite de mil anos.
AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.
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