terça-feira, 21 de maio de 2013

0521 01 C e 0521 02 C MÊS DO CATOLICISMO


0521 01 C  QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO

Qual a grande contribuição do Catolicismo para o progresso da sociedade humana?

O Catolicismo
no progresso da sociedade humana

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma para os tempos modernos. A modernidade é contada a partir dos anos 1300 com a queda do papado. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico.
Verifica-se que o Catolicismo teve uma função importante nessa etapa da evolução sócia com a regeneração moral dos povos pela educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
A dedicação dos gregos à filosofia e à ciência e dos romanos à política enfraqueceram o politeísmo, religião oficial, resultando no relaxamento dos costumes. Pitágoras, os estóicos e Epicuro tentaram a reorganização da vida e dos costumes. Essa era a necessidade de regeneração moral sentida pelos gregos e pela elite de Roma. Note-se que os filósofos gregos como Platão e Aristóteles já tinham adotado o monoteísmo.
O povo judeu aspirava então à libertação do domínio sucessivo que sofreu ao ser submetido aos assírios, aos gregos e aos romanos. Afinal, um libertador divino era ardentemente esperado. O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um redentor da nação dos judeus. E quem criou a doutrina de salvação foi o filósofo e apóstolo Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega. Paulo foi tomado pela crença no profeta da doutrina de Cristo para elaborar uma nova religião destinada a todos, a judeus e aos gentios, os não judeus.
Verifica-se e fica bem claro na história o importante papel de todas as doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte a própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões tiveram a sensação da força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga eternamente a proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.

O Calendário indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana com seu controle e estímulo da vida moral da população e com o surgimento do protestantismo.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano  C comum; à direita, anos B bissextos.
As datas da última coluna à direita é data gregoriana ano comum.


Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

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0521 02 C  SÃO PAULO  a regeneração moral pela compressão dos vícios do egoísmo

21 DE MAIO. Paulo de Tarso:  a criação da doutrina universal para a humanidade

SÃO PAULO
APÓSTOLO FORMULADOR DO CATOLICISMO
Saul de Tarso, Paulo de Tarso
(nasceu no ano 10 da nossa era em Tarsus, na Cilícia, Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano 64, em Roma)

FORMOU A RELIGIÃO UNIVERSAL OU CATÓLICA A PARTIR DA SEITA CRISTÃ DOS JUDEUS


Paulo de Tarso apóstolo (10-64 dC), santo da Igreja Católica, representa um dos mais importantes personagens na historia da cultura humana. Seu trabalho de elaboração, ensino e pregação foi básico para a criação e divulgação da doutrina religiosa do Catolicismo. Sua versão do Cristianismo para todos os povos, para os chamados gentios, prevaleceu sobre a seita judaica do apóstolo Pedro, só para os judeus Tornou-se a religião para toda população humana mais avançada, na Europa romana do ocidente, a civilização ocidental. A Europa católica é que desenvolveu nos povos o sentimento do bem e do mal, ensinando a generosidade e o cavalheirismo. Foi assim elaborado um sistema articulado com o seu culto, dogma e suas práticas religiosas. Os sacerdotes católicos sistematizaram o ensino da arte e da ciência incentivando a repressão dos sentimentos egoístas como a gula e o instinto sexual. O Catolicismo e o Feudalismo formaram a civilização da Europa ocidental, a mais adiantada na história, que hoje se vê cada vez mais difundida em todos os continentes pela globalização.
Paulo, erudito entre os judeus, tornou-se o maior missionário do Cristianismo, transformando uma renovadora seita da nação judaica numa religião de todos, para todos, numa fé para judeus e também para os não judeus, para os gentios.
A religião de Paulo deveria ser CATÓLICA, que quer dizer universal. O nome judaico dele era SAUL, que ele mudou para o nome latino de PAULO, nome romano, por ter uma pronúncia parecida. Nas suas cartas, Paulo colocou as suas novas doutrinas Católicas, que prevaleceram sobre as narrativas da seita Cristã dos judeus. As doutrinas de Paulo é que tiveram enorme repercussão na evolução cultural e política da sociedade humana, aperfeiçoada e aplicada por muitos ilustrados e sábios sacerdotes, durante os 12 séculos seguintes, da Idade Média, até os anos 1300 da nossa era. A sabedoria dos padres católicos formou um sistema educativo que resultou na humanização da teologia fundamental e no aperfeiçoamento da sociedade em todos os setores da vida, em nome da divindade suprema.
Pode-se notar que o Cristianismo de Paulo difere muito da palavra dos judeus cristãos de Jerusalém. Para Paulo, era uma fé universal, para todos, mas, para os cristãos judeus, a nova doutrina de Cristo era posta por judeus somente para judeus, ou seja, era apenas uma seita judaica. Paulo enfrentou a polêmica de manter a Lei, a lei antiga de Moisés, ou, ao contrario, mudar para uma nova Lei, também para os gentios, isto é, para todos os povos. Paulo sofreu mesmo a pena de apedrejamento de que se salvou ao fingir-se de morto. Venceu a doutrina para os judeus e para os gentios, isto é, para os não judeus, como uma religião para todo o mundo, a religião universal, em grego católica.
Por seu longo e constante esforço, por sua cultura filosófica, por sua extraordinária e bem sucedida realização, merece Paulo de Tarso estar entre os tipos mais importantes da humanidade, em todos os tempos.
A conquista feita pelos romanos, pacificando e reunindo as populações da Europa, realizou a difusão da cultura dos conquistadores, tornando o Império mais uniforme, com o uso do latim, divulgando o saber político dos romanos bem como da ciência e da filosofia da Grécia. A propaganda de uma nova doutrina encontrou, portanto, uma população mais uniformemente educada no Império romano, possibilitando uma doutrina unificada, uma fé do Deus único, em todos os paises. A nova religião chegou para tornar as pessoas menos ferozes, mais instruídas, mais educadas. Mas a instalação das novas idéias se fez também, ainda, no início, com ferocidade, com violência e carnificina contra os politeístas que resistiam. Só quando o monoteísmo se tornou maduro, depois de dez séculos, é que a civilização da Idade Média criou a Cavalaria, a atitude cavalheiresca, o culto da mulher amada, o culto humano da Virgem, da humana sagrada família.
O papel de primeira importância de Paulo Apostolo foi, por mais de cem anos desconsiderado, apesar de seu sucesso de fato, na época, Só muito mais tarde os doutores da Igreja a partir de Santo Agostinho reconheceram o excepcional valor de São Paulo na fundação do Catolicismo.
Como se reconhece o resultado da ação do Catolicismo sobre a sociedade dos humanos? Isso é feito comparando os pensamentos e os costumes existentes ANTES e esses sintomas DEPOIS da Idade Média. Foi o que fizemos.
O estudo imparcial dos progressos realizados na Idade Média vem mostrar que a doutrina paulina se tornou, ao final, incentivadora das belas artes, da ciência e da atividade industrial. O que pode explicar o progresso na idade moderna, numa evolução que não poderia ser gerada a partir de uma era de obscurantismo, uma noite de mil anos.


AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.

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