29 DE
MAIO. BASÍLIO O GRANDE: o Padre Grego contra a heresia do arianismo
SÃO
BASÍLIO
Basile, Saint; Basil the Great; Saint, Basilius
(nasceu no
ano 329 da nossa era, na Cappadocia, Ásia Menor; morreu no ano 379 em Cesarea,
hoje na Turquia)
TEÓLOGO
DOUTOR DO CATOLICISMO DEFENSOR DA DOUTRINA, PATRIARCA DA VIDA MONÁSTICA
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção
da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de
Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam
e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do
supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente
exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios
sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei
sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e
servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos
deuses. Caso contrário todos morreriam.
O
Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na
primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres
fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando,
o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na
última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento
do protestantismo.
HILDEBRANDO
A segunda
semana do mês de São Paulo é presidida por Hildebrando, que tomou o nome de
Gregório VII como papa. Sua biografia está no domingo que encerra a semana. Com
Hildebrando se completa a constituição do Catolicismo no continente europeu
como poder político sem armas. Respeitado por sua cultura, por seu elevado
conceito, por seu exemplo, por meio do ensino e da consagração.
LIBERDADE
DE CONSCIÊNCIA
Pela
primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem
armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a
libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, em relação ao
Poder Temporal da disciplina dos atos. A liberdade dos formadores de opinião
foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do
cristianismo o poder político era totalitário, não havendo liberdade de
consciência em todas as civilizações passadas. Comprova-se assim que o
totalitarismo é de fato um regime retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
Desse
modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo
imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante
pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a
direção de Hildebrando papa Gregório VII.
Ver em 0520 01 B, de maio
dia 21, O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos
humanos do mês.
BASÍLIO O GRANDE, Santo católico, nasceu em tradicional família
religiosa e rica da Capadócia, recebendo aprimorada formação intelectual. Foi
grande e enérgico defensor da divindade do Filho de Deus dentro da doutrina da
Santíssima Trindade do cristianismo. Em sua época se realizava o
estabelecimento da doutrina de base para a nova religião católica, que quer
dizer universal. Muita discussão ocorria entre várias heresias, em especial a
heresia Ariana, que negava a divindade do Cristo.
O problema desse atributo divino de Jesus era importante para o
novo sacerdócio cristão porque lhe dava uma imensa autoridade religiosa,
necessária para que sua administração se libertasse do poder político dos
imperadores romanos e dos barões no Feudalismo. Ocorreu para o Império Romano o
esgotamento da guerra de conquista, começando a necessidade de defesa do
território conquistado por Roma. O poder político passou a ser dividido entre
príncipes independentes, que faziam a defesa de suas terras.
O Império Romano tinha tornado o latim uma língua universal dentro
de seus domínios na Europa do ocidente. Para manter no feudalismo a unidade
cultural do aglomerado de pequenos territórios independentes seria necessária
uma instituição superior a cada poder político do feudo local.
A heresia ariana recebeu o apoio de Imperadores, que manteriam os
religiosos sob seu poder, ao passo que a ortodoxia da doutrina da Santa
Trindade dava aos padres católicos uma autoridade apoiada num Deus vivo, humano
e divino. Era uma questão importante para a nova religião, que conseguiria
manter seu sistema de ensino e de consagração em todo o território do Império.
O Catolicismo fez, assim, no continente europeu, uma
universalização da cultura, com uma só língua e uma fé comum, superior e
independente de cada poder político local. O que se realizou, de fato, foi
criar a civilização mais adiantada do mundo na Europa Ocidental, moralizando a
população, acabando com a ferocidade militar antiga e a escravidão do
trabalhador.
Basílio o Grande com sua cultura e suas qualidades de comando
demonstrou um extraordinário gênio prático obtendo grandes realizações. O modo
solitário dos eremitas sem utilidade social foi transformado por ele na vida
monástica, passando os mosteiros nessa ocasião a formar uma excelente escola
para o clero secular e realizando amplo serviço de assistência aos desamparados.
Além dessa missão, os monges fizeram a escolha voluntária para a pobreza, o que
contribuiu para a liberdade e independência dos mestres religiosos.
Uma demonstração da energia de Basílio se viu quando ele defendeu
a autoridade da Igreja contra o pretor governador Modesto. O pretor teria dito
que -“ninguém ainda tinha tido a permissão de me falar assim”. Basílio
respondeu- “é que o senhor nunca tinha falado com um Bispo”.
A separação entre o poder político e o poder formador de opinião
foi realizada pela primeira vez no mundo pela religião de S.Paulo. A liberdade dos
religiosos, dos professores e dos filósofos afinal foi realizada sem luta
armada, sem ruptura, graças à sabedoria dos sacerdotes católicos.
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