22 DE
MAIO. Santo Atanásio: o poder sem armas do sagrado valor divino da religião
SANTO
ATANÁSIO
Saint
Athanase – Athanasius, Saint
(nasceu
cerca do ano 296 da nossa era, em Alexandria; morreu em 373, em Alexandria,
Egito)
TEÓLOGO
DA ORTODOXIA CATÓLICA LÍDER NACIONAL DO EGITO
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção
da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de
Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e
mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo
poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido
desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de
todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica.
Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande
organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
Os
documentos históricos provam que quem criou a doutrina de salvação da própria
nação e de todos os povos foi o filósofo e apóstolo judeu Paulo de Tarso.
Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei
de Moisés e conhecedor da cultura grega.
O
Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na
primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres
fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando,
o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na
última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento
do protestantismo.
A
primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho
como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica,
mãe de Agostinho.
Ver
em 0520 01 B
O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos
humanos do mês.
O
sociólogo deve estudar os importantes deuses e grandes religiões do passado e
do presente usando uma nova metodologia específica. Não pode negar os deuses,
numa atitude de ateísmo. Os deuses estavam e ainda estão orientando o
pensamento e a atividade de muitas populações.
Mas
somente com o pensamento científico pode elaborar uma teoria sociológica
comprovada das religiões. É uma condição necessária para avaliar as crenças do
passado e do presente. Deve empregar a dúvida permanente e necessária
recomendada por Descartes. Não pode aceitar sem análise a opinião da tradição e
dos livros novos ou antigos por mais sagrados e respeitáveis que sejam.
Na
evolução cultural da sociedade, nos séculos que se seguiram à conquista pelos
romanos do grande império na Europa, vamos encontrar um continente pacificado e
homogêneo. Com o fim da conquista o império se decompôs ao mesmo tempo em que
ocorreu o apostolado de Paulo de Tarso com formação do cristianismo universal.
A nova religião se estendeu a todo continente europeu latinizado. Durante a
Idade Média a igreja católica foi o modelo de organização para a fé religiosa,
de ensino e de cultura.
Atanásio
nasceu no Egito, na cidade de Alexandria. Foi um renomado conhecedor da
doutrina cristã, um estadista na direção da Igreja, defendendo a doutrina
contra graves erros da heresia de Arius (c.250-336), o arianismo. Arius
afirmava que o Filho de Deus não era Deus, igual ao Deus-Pai. A heresia do
arianismo teve muitos adeptos na época.
Nascido
na cidade de Alexandria, no Egito, recebeu a educação clássica e depois foi
para a famosa escola de teologia de sua cidade. Muito jovem foi ordenado
diácono, servindo como secretário do bispo de Alexandria.
Teve
Atanásio uma posição importante na disputa teológica que levou ao Concilio de
Nicéia no ano de 325. Por toda vida opôs-se ao arianismo, que negava a
divindade plena de Cristo. Defendeu, portanto a doutrina da Trindade, com
Cristo filho de Deus, e também substancia de Deus.
A
doutrina da divindade de Cristo se mostrou importante para o governo do Catolicismo,
com os seus padres passando a falar em nome da divindade, e não apenas
interpretes de um profeta puramente humano. O valor dos divinos conselhos dos
religiosos sem armas dominou o poder absoluto das armas e dos reis na Idade
Média.
O
poder de opinião, com liberdade em relação ao poder material dos poderosos,
ocorreu pela primeira vez na historia, na Europa, no consenso religioso da
Idade Média. O que foi a realização da regra católica:
“A Deus o que é de Deus, a Cezar o que é de
César”.
A
liberdade moderna, de nossos dias, só se realizou com essa liberdade de
opinião, quando o poder político com a força das armas não domina a difusão das
idéias, a troca de informação. A liberdade democrática é a norma mais
importante na política moderna. O totalitarismo é uma tendência comum na mente
dos poderosos e mesmo dos subordinados.
Embora
Atanásio fosse da Igreja Copta, a Igreja cristã do Egito, ele dirigiu, em seu
tempo, a organização da unidade do governo da Igreja de Roma, que ele colocou
como a sede suprema dos bispos católicos em todo mundo.
Por
toda sua longa vida, foi um herói, um enérgico defensor da causa católica em
luta contra o paganismo dos deuses antigos e em especial contra o arianismo,
uma forte heresia contrária à divindade de Cristo. Sofreu o afastamento por
vários concílios do Oriente e do Ocidente e foi cassado de seu cargo por
imperadores como Constantino, por Juliano, por Valens. Viveu por 20 anos
inteiros no exílio ou em fuga.
Mas
morreu em paz, no ano de 373, em Alexandria. Seu corpo foi levado a
Constantinopla, e mais tarde, no século 15, para Veneza.
A
visão do passado da sociedade nos ensina o quanto nós progredimos, pouco a
pouco, com avanços e retrocessos, no meio de grandes dificuldades. Notamos a
dúvida e o sofrimento de nossos antepassados, que aprenderam com o erro e o
acerto, por vezes nas tentativas mais desastrosas, até com a dor e a morte.
Mas
verificamos que nessa trajetória irregular ocorreu a evolução para uma
sociedade maior e mais unida. O homem se torna cada vez mais gregário, mais
associativo, mais altruísta.
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