23 DE
MAIO. Jerônimo: intenso estudo teológico do hebraico, do grego e do latim
SÃO
JERÔNIMO
Eusebius
Hieronymus, Jerome Saint, pseudônimo Sophronius
TEÓLOGO
MAIS CULTO DOS PADRES LATINOS TRADUTOR DA VULGATA
A
regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social
O
Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a
regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse
resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de
associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito
pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção
da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de
Deus
Verifica-se
e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e
consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana
em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e
mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo
poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido
desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de
todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica.
Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande
organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
O
Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na
primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres
fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando,
o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na
última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento
do protestantismo.
A
primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho
como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica,
mãe de Agostinho.
Ver
em 0520 01 B
O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos
humanos do mês.
O
conhecimento correto das religiões, dos deuses do passado e do presente bem
como o julgamento dos regimes políticos exige perfeita imparcialidade. Somente
com pensamento laico, cético ou secular pode o estudioso fazer o estudo da
sociedade ou da política, ou seja, uma imparcial sociologia científica de
previsão. O que é diferente de uma sociologia apenas descritiva. É uma condição
necessária qualificar as religiões do passado e do presente por meio do
ceticismo moderno. Caso contrário, o estudo sofrerá o viés da parcialidade,
será uma apreciação prejudicada pelo vício no julgamento parcial.
Jerônimo
nasceu de família cristã abastada, no que é hoje a Eslovênia. Foi educado
inicialmente no lar, e depois, aos 12 anos foi estudar em Roma.
Nos
primeiros séculos da igreja católica ocorreram muitos conflitos na
interpretação dos ensinamentos dos primeiros cristãos. Era necessário criar a
unidade dos fiéis em torno de uma doutrina única. Muitas variações de
interpretação tinham que ser estudadas para formar um conjunto uniforme de
normas religiosas.
Muitos
dos mais importantes tipos de colaboradores se dedicaram a pesquisar e divulgar
o conhecimento antigo dos gregos e dos romanos, em combinação com as tradições
dos primeiros cristãos, recebidas por comunicação oral.
Longos
anos da vida de Jerônimo foram de intensa procura de conhecimento nos textos
escritos em hebraico, em grego e em latim. Muita dedicação teve que dar ao estudo
dessas línguas, quase sempre só com esforço próprio. E tornou-se o mais culto
entre seus companheiros na formação da igreja da Idade Média.
Escreveu
Jerônimo numerosos textos, traduções e interpretações religiosas. Em especial
traduziu a Bíblia para a língua latina, conhecida pelo nome de VULGATA. Sua influencia foi muito grande na Idade
Média, tornando-se um vulto de valor na instituição da unidade, na grandeza e
no poder de união espiritual da fé católica medieval.
A
importância do catolicismo como organização religiosa foi criar na Europa do
oeste, no ocidente mais adiantado, uma cultura bem distribuída entre as nações
da região. Na época, a proteção do território do império romano tornou a guerra
uma atividade de defesa local dos pequenos territórios regionais. Era o
feudalismo, em que o poder político ficou na mão do rico senhor do local, mas a
mente de cada pessoa ficou ligada a uma doutrina geral, orientada sem violência
nem opressão pelos sacerdotes membros da religião católica romana. A religião
criou um sistema de ensino uniforme, sob o comando de um só chefe religioso, o
Papa. A união dos povos era feita por haver a mesma opinião, a mesma crença,
sem a violência das armas e da guerra.
A
Idade Média então transformou o antigo império romano num conjunto de nações
educadas em normas de elevação moral, e que, depois de organizado, em sua fase
de apogeu, incentivou as artes, as ciências e a indústria. Os primeiros
cientistas eram frades e padres cristãos. Só no fim da era medieval o teatro e
as outras artes, a ciência e a indústria se tornaram seculares, saindo então
dos prédios e da orientação das igrejas e dos mosteiros.
Devemos
ter bem em mente que o desenvolvimento, a cultura dos tempos modernos, não
poderia ser o resultado de uma época de retrocesso e de obscurantismo. O brilho
da modernidade foi preparado pela diversificada educação religiosa da população
na Idade Média. Portanto, temos uma grande dívida de gratidão para com os
nossos antepassados que prepararam a sociedade moderna.
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