sábado, 1 de outubro de 2011

1001 PERGOLESI grandes corais e força instrumental

01 DE OUTUBRO. Giovanni Pergolesi: A habilidade no controle de grandes corais e em força instrumental.

PERGOLESI
Giovanni Battista Pergolesi
(nasceu em 1710, em Jesi, Itália; morreu em Pozzuoli, Itália)

GENIAL COMPOSITOR ITALIANO

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do servo da gleba do feudo, liberdade do trabalhador, do povo, com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve na modernidade um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente. É o sinal da potente capacidade da natureza humana para criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0910 1 O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


PERGOLESI foi um gênio precoce, nascido em Jesi, nos Estados romanos em 1710, da família Draghi, sem grandes posses. Tendo se mudado para Jesi vindo de Pérgola, a família ficou conhecida como os Pergolesi, os que vieram de Pérgola, da província de Marches, na Itália.
Ele estudou no Conservatório dei Poveri em Nápoles em 1726, onde se destacou por sua extraordinária capacidade como violinista. Em 1732 foi indicado como maestro di cappella do príncipe de Stigliano em Nápoles e escreveu uma ópera cômica, Lo frate ‘nnammorato, e uma missa, ambas bem recebidas. Em 1733 sua ópera séria Il prigionier superbo foi produzida, mas foi o intermezzo La Serva Padrona, A Empregada Feita Patroa, posta entre os atos da ópera é que obteve sucesso.
O intermezzo A Serva Patroa ficou famosa. Ela serviu como o tipo da ópera cômica, dita ópera buffa, em toda a Europa. Assim ele assim introduziu o uso de tomar temas de ópera na vida moderna tanto quanto nos tempos heróicos.
Em maio de 1734 Pergolesi foi a Roma para dirigir a execução de sua Missa em Fá. Em 1736 ele deixou Nápoles, indo para o mosteiro Capuchinho em Pozzuoli, perto de Nápoles onde ele acabou seu último trabalho, o celebrado Stabat Mater, até hoje muito executado. É baseado no poema latino “Stabat Mater Dolorosa”, descrevendo o sofrimento da Virgem Maria aos pés da cruz.
Pergolesi morreu em extrema pobreza, sofrendo grandes decepções, além da doença e do trabalho, com apenas 26 anos, em 1736, sendo enterrado na catedral de Pozzuoli.
Logo após sua morte, ele tornou-se alvo de um grande entusiasmo e, durante todo o século 18 sua merecida fama se desenvolveu muito.
A opereta Serva Padrona foi representada em Londres em dois diferentes teatros durante muitos anos. É um exemplo quase único de um sucesso que se conserva até nossos dias. A opereta é um intermezzo muito simples, sendo apresentada com dois personagens e uma orquestra de cordas. Mas é uma peça de uma graça e frescor delicioso. Um crítico disse a respeito que o lustro do gênio de Pergolesi brilha a cada gesto e o conjunto da obra tem o caráter de uma inspiração continuada.
A importância histórica de Pergolesi é grande, por ter ele tido a principal parte na fundação da ópera moderna. O seu Stabat e outras peças religiosas de uma pureza e de uma rara ternura ainda são muito executadas. Sua obra demonstra sua habilidade no controle de grandes corais e da força instrumental nos temas sérios. Também mostra sua criatividade na caracterização dos personagens cômicos.
A morte prematura de Pergolesi numa carreira tão precoce mas curta, deixou de fato uma grande obra, como impressionante sugestão do que ele poderia ter feito se tivesse vivido por mais tempo.
Seu mérito e sua fama são merecidos especialmente pelo extraordinário papel de sua ópera Serva Padrona na história da ópera e pela suavidade tocante de sua música religiosa.


AMANHÃ: O mestre nos procedimentos na ópera, com expressão e sentimento: Sacchini.

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