24 DE SETEMBRO. Alarcon: comédia dos vícios como mentira,
calúnia e leviandade
ALARCON
Ruiz de Alarcon,
Juan Ruiz de Alarcon y Mendoza
(nasceu
cerca 1580, em Taxco, no México; morreu em 1639, em Madrid)
DRAMATURGO
NASCIDO NO MÉXICO, ENTRE OS MAIORES NA ESPANHA
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o
conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo
da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim
como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar,
estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de
classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos
simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos
complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos
respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A
sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais
estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização
medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de
revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico
independente.
Esta terceira semana contem os
grandes cômicos os mestres do drama satírico de costume. Entre dose nomes, dois
somente são autores de peças de teatro. Ao passo que entre os poetas antigos,
no mês de Homero, acham-se quatro autores de comédias. No mundo moderno a
comédia de costumes sai do teatro para o romance.
Ver em 0910 C O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ALARCON (1580-1639) nasceu na província de Taxco no México.
Filho de uma família abastada no México, Alarcon foi para a Espanha em 1600
para estudar na Universidade de Salamanca, onde se graduou em 1602.
Depois de outros cursos na Universidade do México, foi
permanentemente para a Espanha em 1611 e serviu em vários cargos de governo.
Fez parte do Conselho para as Índias Ocidentais, um conselho para as colônias
espanholas na América, em 1626.
Em 1622 estava em Madrid como autor de peças teatrais. Ele
publicou vinte peças, mas não atingiu a popularidade de Montalva, de Guevara ou
de outros escritores contemporâneos. As dedicatórias e os prefácios que colocou
na abertura de suas obras indicam que ele lamentava a falta de reconhecimento
do público. Ele morreu em 1639.
Alarcon escrevia por prazer e não para ganhar dinheiro. Escreveu
25 peças, a maioria publicada em dois volumes separados, um em 1628 e outro em
1634.
Suas peças são notáveis por sua construção grandiosa, de sutileza
psicológica, sempre com um importante ensinamento moral. A maior parte de suas
comédias de costumes tem como tema uma falha no comportamento do personagem.
Sua peça La verdad
sospechosa, Verdade Suspeita,
uma comédia de leitura recomendada até em nossos dias, tem como herói um homem
que, possuindo até muitas qualidades de simpatia, é um mentiroso incorrigível.
Ele escapa das confusões com uma habilidade espantosa, montando mentira sobre
mentira, até que, forçado de reconhecer seu erro, cai, envergonhado, no
precipício que criou.
A peça Verdade Suspeita
deu nascimento à comédia Le Menteur,
O Mentiroso, de Corneille, que afirma no seu prefácio não conhecer nada nesse
gênero, na literatura, tanto antiga como moderna, que lhe possa ser comparado
pelo espírito, engenhosidade da intriga e a habilidade da estrutura. Ele havia
suposto que a peça tivesse sido escrita por Lope de Vega. Depois que fez de sua
própria comédia, Corneille chega a dizer que ele daria duas de suas melhores
peças teatrais em troca da bela comédia de Alarcon.
Outra obra de Alarcon com leitura recomendada é Las paredes oyen, As Paredes Ouvem, que trata de um assunto semelhante: as
conseqüências da calúnia e da maldade.
Sua comédia La prueba de las promesas, A
Prova das Promessas, é um ataque contra a ingratidão; Mudarse por mejorarse, Mudar-se para
melhorar-se, é uma sátira contra a inconstância dos amantes.
Ruiz
de Alarcon era um homem magro e corcunda e sua aparência era ridicularizada sem
pena por seus colegas escritores rivais, em especial por Lope de Vega.
Mas
Alarcon tornou-se um apreciado gigante como dramaturgo, uma das principais
figuras da Era de Ouro do teatro espanhol. Ele é aclamado como grande artista
tanto na história da literatura do México como da Espanha.
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