11 DE SETEMBRO. MORETO: teatro em que conflitos antigos tomam formas novas
MORETO
Agustin Moreto y
Cabaña
(nasceu em 1618, em
Madrid, Espanha; morreu em 1669, em Toledo, Espanha)
SÁBIO E POPULAR
AUTOR DO TEATRO ESPANHOL
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o
conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo
da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim
como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar,
estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de
classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos
simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos
complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou
individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos
respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A
sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais
estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em
fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização
medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de
revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico
independente.
A primeira semana do mês do Drama
Moderno compreende os autores dramáticos puros, os grandes sucessores de
Shakespeare, desde Lope de Vega a Goethe. Nessa classe se encontram criadores
do drama de imaginação que nos representam um mundo ideal povoado de seres
fictícios. O chefe de semana é Calderon.
Ver em 0910 C O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
AGUSTIN MORETO
(1618-1669) foi batizado em 9 de abril de 1618, em Madrid. Ele era filho
de pais italianos. Estudou na Universidade de Alcalá de Henares e obteve o grau
de Licenciatura em Artes em 1639. Depois voltou para Madrid, onde se tornou
amigo de Calderon. Moreto começou a escrever para teatro desde jovem, desde
1640.
O clero católico da Espanha continuou a lutar contra a liberdade
das peças de teatro e em 1644 o Conselho do Reino estabeleceu normas em 1644
reduzindo o numero de companhias de teatro e promovendo uma severa censura. A
ordem era para que não fossem mais produzidas comédias. Foram autorizadas
apenas peças históricas e as que mostrassem a vida dos santos católicos. É uma
demonstração do caráter revolucionário leigo, em irresistível tendência para a
secularização que o teatro moderno representou, então, na evolução da cultura
na Europa.
Da mesma forma como outros famosos escritores, Moreto, em 1659
entrou para um mosteiro em Toledo, tornando-se padre. Dessa forma evitava um
maior controle da censura e das torturas da Santa Inquisição. Moreto morreu dez
anos mais tarde, em Toledo, na Espanha.
Foi um dramaturgo que escrevia com muita facilidade, produzindo
mais de 100 peças. Sua obra o tornou um autor de muito sucesso popular em seu
tempo. Foi considerado do mesmo nível de seu contemporâneo Lope de Vega.
Moreto deixou três volumes de peças teatrais, sem contar outras
que não foram recolhidas para publicação. Pode-se dizer que seus dramas foram
compostos tendo como modelo as peças teatrais de Lope de Vega. No entanto, em
muitos casos, Moreto retomou as intrigas criadas por Lope e deu-lhes uma forma
mais humana e realista.
A peça O DESDÉM COM O DESDÉM é um exemplo. Ela ainda é
representada hoje, ao passo que o drama de Lope de Vega, imitado por Moreto,
está esquecido. Na apresentação dos personagens, Moreto teve mais cuidado do
que seu mestre. O gênio de improvisação de Lope de Vega não deixou tempo para
uma análise psicológica mais profunda. A versão de Moreto se destaca, como em
todas as suas melhores peças, pela sua elegância e pela semelhança com a vida
real.
A
produção de Moreto consistiu em dramas ligados à vida dos santos, em peças históricas
e comédias. Dotado da arte da encenação, ele faz histórias antigas tomarem nova
vida no palco.
A peça O BRAVO JUSTICEIRO DE CASTELA tem sido recomendada para
leitura até nossos dias. É uma pintura viva de Pedro IV, de Castela, conhecido
como Pedro-o-Cruel. Ali o rei é pintado, no entanto, de acordo com a verdadeira
tradição da história da Espanha, como um chefe corajoso que não é culpado de
qualquer crime. Mas que tinha resolvido conter uma nobreza sem freios e fazer a
proteção dos fracos contra os fortes.
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