01 DE FEVEREIRO.
Píndaro: a poesia grega lírica, hinos e odes
PÍNDARO
Pindare em
francês, Pindar em inglês, Pindaros em
grego; Pindarus em latim
(nasceu em 518 antes
da nossa era, na Beócia, Grécia; morreu cerca de 438, em Argos)
MAIOR POETA
LÍRICO NA LITERATURA DA GRÉCIA ANTIGA
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
Nesta semana são consagrados os
poetas líricos e trágicos da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana
tem como chefe Ésquilo, que a termina.
Ver em 0129 C Quadro
do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
PÍNDARO (518-438) nasceu em Cynoscephale perto
de Tebas, em família tradicional de músicos e flautistas e mostrou desde sua
juventude grande tendência para a poesia.
Como grego de Tebas, ele ficou contra os patriotas gregos no
grande conflito contra a Pérsia. Com toda razão, como poeta de profissão e
escrevendo para todos os gregos, ele se manteve toda a vida afastado dos
partidos políticos.
Píndaro marca o auge do coral
lírico em todos os
gêneros na Grécia Todos os poemas de Píndaro tinham o caráter lírico e foram
escritos para serem cantados junto com grandes coros obedecendo à medida do
ritmo do verso.
Compreendem eles os hinos aos deuses, com peans, dithyrambos e epinicia, cantos de luto e hinos aos atletas
vencedores nas competições esportivas. Os peans eram hinos em coro em louvor a
Apolo. Os dithyrambs eram hinos para Dionísio e as epinicias eram odes cantadas
pelos corais em honra aos vitoriosos dos Jogos Olímpicos. Mais tarde foi
introduzida a forma triádica da ode no coral, que cantava uma série de grupos de
três estanzas. Ibycus de Rhegium foi o autor de conhecidos fragmentos de odes para
coral e de cantos pessoais líricos eróticos. Odes cantadas por grandes coros,
triádicos e não triádicos passaram a fazer parte das tragédias gregas.
O poeta Thaletas nos anos 600 antes de nossa era foi o mais antigo
poeta lírico para coral, que chegando de Creta a Esparta acreditava combater
uma epidemia com os hinos feitos em apelo a Apolo, os peans.
Chegaram até nós cerca de um quarto de sua obra, a maior parte de
epinicia tendo a estrutura triádica inventada por Stesichorus.
Píndaro tem grande mérito, merecendo nosso nosso estudo e
homenagem por várias razões. Ele foi o
mais célebre, o mais popular poeta lírico de seu tempo e é ele o único dos
líricos gregos que teve uma parte considerável conservada até nossos dias.
Píndaro possuía uma extraordinária riqueza de linguagem e de
imagem. Por sua elevação seus poemas se tornaram complicados e difíceis de
compreender. Ele cantou a glória dos
vencedores e os comparava aos esforços de seus antepassados e às tradições de
suas cidade em todos os tempos. Assim suas obras se tornam fontes ricas de
referências para os pesquisadores da mitologia e das crônicas da Grécia antiga.
Somente nas obras de Plutarco se acham 90 citações a Píndaro. Mas
os poemas que nos restaram dele são sobretudo interessantes pela clara pintura
que eles nos dão da importância que tinham para os gregos os jogos atléticos em
Olímpia, em Neméia e em
Isthmia. A vitória nesse caso conferia uma elevada honra a
que nenhuma outra distinção poderia se comparar.
Píndaro foi o maior poeta
lírico da Grécia antiga,
o mestre da epinicia, que era o hino da celebração das vitórias nos Jogos
Olímpicos. Nascido em conhecida família aristocrática, os Egeidas. A influência
de Píndaro se deveu à sua ampla fama em todas as nações da Grécia antiga, à sua
educação aristocrática e à sua atuação artística pan-helênica.
Píndaro teria morrido com 80 anos segundo uma antiga tradição.
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Ao longo de mais
de quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu
formando uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a
pré historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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