31 DE JANEIRO.
Anacreonte: Seus alegres versos líricos e sátiras.
ANACREONTE
Anacreon
(nasceu cerca do ano
582, em Teos, na Ásia Menor; morreu cerca do ano 485 antes de nossa era)
NOTÁVEL POETA
LÍRICO GREGO ANTIGO EM SÁTIRAS E POEMAS
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do
Oriente
Na Grécia a arte coordenou a
política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o
total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das
teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
Nesta semana são consagrados os
poetas líricos e trágicos da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana
tem como chefe Ésquilo, que a termina.
Ver em 0129 C Quadro
do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os
grandes tipos representantes do mês.
Veja em 0101 00 (código para JANEIRO 01) a apresentação
e a fonte do Calendário Filosófico.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
ANACREONTE (582 aC 485) era um grego da Jônia,
nascido em Teos, um porto de mar na Ásia Menor. Ele vivia numa época em que os
gregos da Ásia estavam expostos a ataques que chegavam dos povos do oriente.
Ele foi duas vezes obrigado a mudar de residência e se estabelecer
na corte do tirano Policrato, o brilhante dominador de Samos. Depois da morte
de Policrato, ele encontrou um outro protetor no tirano Hiparco, de Atenas. A
sua popularidade era grande na cidade, mesmo depois do assassinato de Hiparco
no ano 514.
Anacreonte é o poeta típico da Jônia, o poeta da felicidade, da alegria, da graça. Ele também é o poeta
do amor, mas de um amor oposto ao amor de Safo. Anacreonte vivia na ociosidade
e no conforto, cantando o amor e o vinho com uma continuada volúpia que nada
temia a não ser a chegada da velhice. Ficou famoso por suas composições que exaltavam os prazeres da vida e do amor.
No dialeto da Jônia, Anacreonte foi o mais importante escritor da
poesia lírica. Poucos fragmentos de seus versos chegaram até nós. Ele viveu
quase sempre nas cortes dos tiranos que eram protetores importantes da arte e
da literatura nos anos 500 antes de nossa era.
Os poemas de Anacreonte mais citados por autores mais recentes são
principalmente de exaltação do amor, do vinho e do sonho. Ele pode ter escrito
poemas sérios, que não foram citados. Não gostava de estilos exóticos
escrevendo de modo formal e elegante. Sua métrica é suave e simples, embora seu
conjunto mostre certa ironia no aproveitamento dos prazeres de viver.
A poesia, como forma de literatura, faz ressaltar o ritmo da linguagem e vários outros
meios de som e de imaginação no uso das
palavras para o embelezamento da vida humana.
O rival de Anacreonte na literatura antiga é o poeta Horácio. Mas
Anacreonte não tem a sábia calma de Horácio ou de sua doce simpatia para todas
as fases da vida humana.
No entanto, Anacreonte escreveu
os mais alegres e os mais atraentes de todos os versos gregos e deu o tom
aos escritores que vieram depois dele. O seu estilo ficou bem marcado na
literatura, até que os versos feitos em modo e tema similar ao seu estilo,
passaram a ser chamados de “anacreônticos”.
A fama de Anacreonte chegou até ao ponto de fazer com que um certo
número de poemas compostos na sua maneira graciosa, nos quatro séculos que se
seguiram, passaram correntemente como se fossem de Anacreonte.
Vários autores da Europa recente escreveram poesia no estilo anacreôntico. Anacreonte
chegou a influenciar a literatura moderna na Itália e na Alemanha, a Goethe e
Ronsard.
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Ao longo de mais de quatro anos a elaboração desse culto dos
antepassados se desenvolveu formando uma visão enciclopédica da evolução
histórica da humanidade desde a pré historia até a Revolução Francsa de 1889
através de seus grandes tipos.
Notar o aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua
apresentação claramente dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto
Comte, autor do básico Calendário Histórico Concreto provisório para o século
XIX. Além disso o culto se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação
na grande sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da
Sociologia abstrata positiva de leis infalíveis.
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