JANEIRO 07: Numa e a
origem divina das instituições sociais romanas
NUMA
Numa Pompílio,
Numa Pompilius
(viveu cerca dos anos
700, morreu cerca de 673 aC )
LENDÁRIO ORGANIZADOR
E SEGUNDO REI DE ROMA ANTES DA REPÚBLICA ROMANA
Maiores figuras humanas na antiguidade,
preparando
a civilização do futuro.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
NUMA POMPÍLIO
(cerca dos anos 600 antes de Cristo) é o mais importante tipo humano da
primeira semana do ano. Nessa semana estão os heróis fundadores da Grécia
antiga e de Roma. Numa é o mais perfeito exemplo da maneira como as
instituições do Estado que governa a nação são devidas à ação do poder divino.
Não só as instituições civis como as religiosas são mostradas com sua origem
divina. Numa Pompílio figura no período lendário dos reis de Roma, em cerca de 750 a 510 antes de Cristo.
Ele era um dos sabinos e foi considerado muito justo e devotado à
religião. Muitas das tradições religiosas de Roma foram depois atribuídas a Numa,
como a seleção das virgens para serem sacerdotisas da deusa Vesta, as chamadas
vestais. Numa também estabeleceu um calendário para diferenciar entre os dias
normais de trabalho e os dias de festivais sagrados dedicados aos deuses em que
era proibido trabalhar.
A pessoa de Numa é provavelmente uma criação inteiramente da
lenda. Supõe-se que seu nome foi mesmo inventado como resumindo suas funções. O
estudo das lendas antigas é importante para dar base às pesquisas da Sociologia
científica, com o emprego da Filosofia da História.
Sua origem dos sabinos é suposta como sendo o vestígio da mesma
mistura das duas tribos na lenda de Rômulo, de romanos com os sabinos. O nome
de Numa está ligado à maior parte das instituições romanas, em especial na
organização religiosa e social.
Ele fez a regulamentação da propriedade da terra, como Licurgo fez
em Esparta. É a posse da terra fundamental em quase todas as lendas históricas.
A mesma questão está ligada com a instituição do culto do deus Terme que fixou
os limites territoriais e do culto da divindade ainda mais importante na
sociedade, a deusa da boa fé, Fides, guardiã da seriedade social.
A Numa se atribui também a instituição e a divisão do calendário
que permaneceu sem alteração até a reforma feita por Júlio César. No aspecto
religioso, todas as funções sagradas decorrem da instituição de Numa. É de Numa
a organização dos Pontífices, a classe de sacerdotes romanos, das Vestais
virgens, o culto de Marte, de Júpiter e de Rômulo feito deus com o nome de
Quirino. Na verdade esses progressos foram de fato o resultado de séculos de
adições religiosas.
Estima-se que Numa tenha reinado sobre Roma do ano 715 a 673 antes de Cristo. A
lenda diz que ele seria um rei de paz, em oposição ao que teria sido o belicoso
Rômulo, o lendário fundador de Roma.
O que mais chama a atenção é que na lenda de Numa todas as leis
que foram feitas decorrem da ordem dada por um dos deuses romanos. Sabe-se que
Numa tinha constantes encontros com a ninfa Egerie, que provocou o
estabelecimento dessas leis e dessas instituições.
Essa lenda é muito mais seca e mais pobre de beleza que as lendas
gregas quanto à imaginação e à poesia, mas oferece a teoria primitiva da
sociedade e do governo, unida à simplicidade e à retidão do povo romano.
AMANHÃ: Bel, o deus supremo na Babilônia.
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Ao longo de mais de
quatro anos a elaboração desse culto dos antepassados se desenvolveu formando
uma visão enciclopédica da evolução histórica da humanidade desde a pré
historia até a Revolução Francsa de 1889 através de seus grandes tipos.
Notar o
aperfeiçoamento do vocabulário moderno e de sua apresentação claramente
dirigida ao Culto dos Antepassados como propôs Augusto Comte, autor do básico
Calendário Histórico Concreto provisório para o século XIX. Além disso o culto
se dirigia ao revigoramento do conceito de nossa participação na grande
sociedade humana como comprovado na original elaboração de Comte da Sociologia
abstrata positiva de leis infalíveis.
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