27 DE SETEMBRO.
Lesage: a admirável e cômica educação e habilidades de Gil Blas
LESAGE
Alain-René
Lesage
(nasceu em 1668, em
Sarzeau, França; morreu em 1747, em Bolonha, Itália)
GRANDE ESCRITOR
TEATRAL SATÍRICO FRANCÊS DE NOVELAS PICARESCAS
Estética
parte da Filosofia para a
idealização, para a emoção
O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o
conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se
a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada
da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
Esta terceira semana contem os
grandes cômicos os mestres do drama satírico de costume. Entre dose nomes, dois
somente são autores de peças de teatro. Ao passo que entre os poetas antigos,
no mês de Homero, acham-se quatro autores de comédias. No mundo moderno a
comédia de costumes sai do teatro para o romance.
Ver em 0910 C O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama
Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
LESAGE (1668-1747) nasceu em Sarzeau perto de Vannes, em 1668. Seu pai era um
tabelião abastado. Ele ficou órfão quando ainda era criança, aos 14 anos e um
tio maldoso dissipou sua pequena fortuna. Ficou sempre bastante pobre. Foi
educado pelos jesuítas no Colégio de Vannes, que deixou com a idade de 18 anos.
Em seguida estudou Direito em Paris.
Lesage iniciou a trabalhar na advocacia com certo sucesso.
Casou-se aos 26 anos em 1694 com uma jovem parisiense, Marie-Elisabeth Huyard,
bela, mas sem fortuna. Resolveu deixar a advocacia para dedicar-se à literatura
para viver.
Até perto dos 40 anos, Lesage trabalhou na modéstia e pobreza, um
grande número de peças, de histórias e de traduções sem originalidade nem
mérito.
Ele encontrou no Abade de Lyonne um protetor que chamou sua
atenção para a literatura espanhola. Recebeu dele uma pensão, com ele aprendeu
a língua espanhola e conheceu o teatro da Espanha.
As primeiras peças de Lesage eram adaptações de modelos do teatro
espanhol. A comédia Crispin, Rival de Son
Maître, Crispin, Rival de Seu Mestre, foi um sucesso adaptado, colocado em
cena em 1707 pelo Teatro Francês. Sua peça em prosa Le Diable
Boiteux, O Diabo Manco, fez grande sensação. Foi inspirada pela peça El Diablo cojuelo de Vélez de Guevara,
mas Lesage a tornou de fato original e francesa, desenrolada no ambiente da
sociedade de Paris.
A companhia de representações populares Thèâtre de la Foire deu a Lesage uma
grande liberdade como autor. Para ela Lesage compôs mais de 100 comédias de
revista. Com esse sucesso, chegou a ser considerado o sucessor de Molière.
A excelente comédia de costumes Tucarret seguiu-se em 1709. Sua grande obra Gil Blas que apareceu primeiro em 1715, não foi completada senão em
1735.
Lesage continuou a produzir um número imenso de peças, de óperas
cômicas e de histórias. Ao envelhecer, ele se retirou pobre, vacilante e surdo
para Bolonha, onde seu filho era importante cônego. Ele morreu em 1747 com a
idade de 80 anos.
A sua obra principal, Gil
Blas de Santillane tem sua leitura
recomendada até hoje. É uma das mais brilhantes pinturas da vida que a
literatura moderna pode mostrar. A história é admiravelmente variada e natural.
O desenvolvimento do caráter do Gil Blas
é o que há de mais habilidoso em toda a obra.
A novela é uma das primeiras do gênero realista. É a história da
educação e das aventuras de um inteligente jovem à medida que ele progride de
um professor para outro. No serviço do falso médico Dr. Sangrado, ele opera os
doentes pobres e logo alcança o recorde de seu mestre, ou seja, de 100 por
cento de mortes. No serviço de Don Mathias, um famoso sedutor, ele também
aprende logo a igualar e ultrapassar seu professor. O genial espírito de Gil Blas produziu um efeito civilizador
na tradição picaresca. Ao contrário das novelas do gênero, ela tem um final
feliz, já que Gil Blas resolve se casar e passar para uma tranqüila vida de agricultor.
Em variedade, em vida e verdade, Lesage se coloca entre os maiores
mestres da comédia da natureza humana.
AMANHÃ: A descrição da grande comédia humana em estilo simples e
vivo: Madame de Staal.
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