21 DE MARÇO: Santo Irineu lutou contra as heresias
SANTO IRINEU
Saint Irénée, Saint Irenaeus – em grego “O que realiza a Paz”
(nasceu de pais gregos na Ásia Menor, cerca do ano 120 da nossa era; morreu cerca do ano 190)
TEÓLOGO CATÓLICO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DA IGREJA DA IDADE MÉDIA
A evolução intelectual livre do cruel regime teocrático
de castas
iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez na sociedade humana acontece que pensadores livres dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, dedicaram-se a filosofar, pesquisando os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o estudo da ciência particular se fortaleceu.
Esta terceira semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga apresenta o ponto de vista da Ética da cultura grega. Esses pensadores é que mais atraíram os filósofos romanos. Eles figuram na semana com três pensadores de Roma.
O tipo principal é Sócrates como chefe da semana no domingo que a encerra.
Ver o Quadro 0226-1 do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.
SANTO IRINEU nasceu na Ásia Menor tendo na mocidade conhecido e estudado com Policarpo, que recolheu e lhe transmitiu muitos dos ensinamentos de São João e dos demais discípulos de Cristo. Depois das perseguições no ano de 155 Irineu foi escolhido como bispo de Lugdunum ou Lyon.
A grande obra de Irineu é um tratado contra as numerosas heresias difundidas em seu tempo. Estava bem preparado para essa difícil tarefa por ser grego e por ser bom conhecedor das controvérsias filosóficas da época. Estava posto em elevado posto na hierarquia católica no ocidente, onde a liderança religiosa do bispo de Roma era aceita por unanimidade sempre crescente. Na igreja nascente o objetivo era de construir um sistema organizacional capaz de governar o ensino e as opiniões. Assim afastava de fato a tentação de se limitar a discussões sem fim da curiosidade intelectual por meio de argumentação metafísica sem fundamento.
O papel histórico de Santo Irineu foi importante na formulação da teoria religiosa que viria a fornecer o ensino e a cultura intelectual e moral da Idade Média, que resultou na formação da mais adiantada sociedade do mundo na Europa ocidental. Assim foi garantida a relativa universalidade de pensamento e de língua nessa parte do continente. O progresso realizado pode ser avaliado pela libertação do servo semi escravizado nos feudos, então transformado no trabalhador moderno livre. Ao mesmo tempo a guerra de conquista foi substituída pela guerra de defesa, criando também o nascer do sentimento de globalização internacional.
Foi então necessário um pensador sábio, com senso prático e tolerante para separar a doutrina católica ou universal das novidades das teorias dispersas que os especuladores da época criavam apoiadas nas entidades da metafísica inesgotável de Platão. A formação de uma igreja para toda Europa já uniformemente civilizada pelo império de Roma teria que possuir uma única narrativa dirigida por um só chefe. Caso contrário divisões religiosas antagônicas seriam formadas e se manteriam em permanente disputa.
Irineu cumpriu muito bem sua missão e foi um dos principais construtores da ortodoxia católica da Idade Média, indispensável como base da grande obra civilizadora da religião.
Sabe-se que Irineu teria morrido no fim dos anos 100, do século 2, segundo fontes tidas como apoiadas em lenda, sem base documental.
AMANHÃ: A moderação no ensino de Clemente de Alexandria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário