JUNHO 13. St. Teresa: apagar
o fogo do inferno e incendiar o céu no amor a Deus
SANTA TERESA DE
ÁVILA
Teresa de Cepeda
y Ahumada; Santa Teresa de Jesus; Sainte Thèrèse, Teresa of Avila, Saint
(nasceu em 1515, em
Ávila, Castela, Espanha; morreu em 1582, em Alba de Tormes, Espanha)
FREIRA AUTORA DE
CLÁSSICOS RELIGIOSOS, PRIMEIRA DOUTORA DA IGREJA CATÓLICA
A regeneração moral com a compressão do egoísmo
anti-social
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
Teresa
(1515-1582) padroeira
da Espanha, seus pais
sendo religiosos nobres que vivam em Ávila, em meio das montanhas da antiga
província de Castela. Logo ela mostrou uma grande imaginação que alimentava com
a leitura de romances da cavalaria. Ainda era criança quando desejava ir com
seu irmão encontrar o martírio nas conquistas contra os mouros em Espanha.
Aos 15 anos foi estudar no convento agostiniano de Nossa Senhora
das Graças em Ávila. Em 1533, aos 18 anos, contra a vontade de seu pai, ela se
tornou freira no convento das Carmelitas da Encarnação, fora da cidade. Nesse
convento ficou vários anos, desenvolvendo sua exaltação por preces mentais que
lhe deram visões em êxtase do amor divino, o que lhe valeu aos poucos a fama de
santa.
Em 1562, aos 47 anos, Teresa obteve um breve do papa que a
autorizava a fundar um convento em Ávila, com liberdade de seguir os estatutos originais
da ordem carmelita, no lugar das regras modernas e mais atenuadas. Ela se
tornou a abadessa e instituiu uma disciplina mais severa.
Teresa se tornou missionária e nessa carreira seu grande espírito
e seu gênio prático se manifestaram com grande energia. Ela fundou em várias
cidades da Espanha 17 conventos de Carmelitas Descalças e ainda 14 casas de
freiras carmelitas reformadas. Para tanto, ela suportou ataques a que enfrentou
com coragem. Essas instituições se multiplicaram rapidamente depois de sua
morte.
Ela morreu aos 67 anos, em Alba, onde foi enterrada. Seus restos,
que tinham sido levados para a igreja de São José em Ávila, foram trazidos de
volta a seu antigo lugar por ordem pontifical, a pedido do duque de Alba. Foi
canonizada por Gregório XV, em 1622.
A devoção a Santa Teresa comemora a doutrina celeste da santa e o
ardor de seu zelo piedoso. Para ela, a religiosa era uma mulher inspirada que
tinha por destino a consagração de seu próprio espírito “fazendo um jardim para agradar a Deus” e se comunicando face a face com o redentor
divino e humano, em “sua muito santa
Humanidade”.
Teresa dizia desejar apagar o fogo no inferno, e incendiar o céu,
para que os homens amassem a Deus só por puro amor, sem ambição por vantagens
egoístas.
O misticismo de grande ternura fez criar nela um espírito justo e
um caráter nobre e humano que ela colocou numa linguagem apropriada. Entre suas
muitas obras, o principal escrito da santa é sua VIDA, composta por ordem de
seu diretor espiritual.
Na sua autobiografia ela define a prece como um dom do próprio
Deus, que torna o Cristo visível ao espírito. Ela expõe os graus da adoração
interior, subjetiva. Em primeiro lugar a prece é de calma, em seguida é da
união, e depois a êxtase irresistível.
As obras de ardente entusiasmo de Santa Teresa têm relação com o conhecimento da natureza moral do homem
como aquele saber que se encontra no tratado da IMITAÇÃO DE CRISTO de Tomas de
Kempis. Ressalta esse parentesco a fonte original da cultura religiosa que é a
doutrina universal, para todos os povos,do Catolicismo.
Santa Teresa prestou uma poderosa e terna assistência à Igreja
Católica numa época de crescente revolução moral e intelectual que se seguiu ao
apogeu e queda do papado no unânime governo da consciência na Idade Média.
Ela foi uma genial organizadora dotada de bom senso, tato,
inteligência, coragem e bom humor, ao lado de uma rara profundidade espiritual.
Purificou a vida religiosa num período em que o protestantismo ganhava terreno
na Europa.
Foi um revigoramento feito pelo próprio catolicismo para enfrentar
os perigosos tempos da sociedade humana após o fim da Idade Média e ao acabar a
unidade religiosa na unanimidade cultural dessa época.
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