MARÇO 11: Pitágoras e
a base matemática da natureza
PITÁGORAS
Pythagoras
(nasceu cerca do ano
580 antes da nossa era, em Samos, na Jônia, na Ásia Menor; morreu cerca do ano
500 no Metaponto, Lucânica, Itália)
FILÓSOFO GREGO
LIDER RELIGIOSO DESENVOLVEU A MATEMÁTICA E ASTRONOMIA
A evolução intelectual livre da Grécia antiga
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres
dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos
gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
Nesta segunda semana do mês de Aristóteles
se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando organizar toda a vida humana
com base nas ciências. Ideais colocados por Pitágoras tendo por base a
Matemática.
A semana termina no
domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver na página www.educalendario.blogspot.com
o
Quadro 0226 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.
PITÁGORAS (580
aC-500) se comprometeu a reformar a sociedade de seu tempo. Ele nasceu em
Samos, na Jônia, na colônia grega da Ásia Menor, hoje Turquia. Visitou o Egito
onde ficou vários anos, conhecendo as tradições dos sacerdotes egípcios.
Voltando, deixou Samos, indo para Crotona, então uma pequena cidade na colônia
grega na Magna Grécia, no sul da Itália.
Em Crotona ele fundou sua corporação em que os membros eram
cuidadosamente escolhidos por ele pela superioridade intelectual e moral. O
objetivo dessa fraternidade era a reforma da vida pública e privada.
Para ser admitido na sociedade de Pitágoras, era necessário passar
por um exercício longo e sistemático. A preparação incluía um longo período de
silêncio, com exercícios físicos e morais.
Pitágoras não deixou obra escrita e o que conhecemos de suas
doutrinas nos chegou por seus discípulos. Entre os textos mais antigos estão os
Versos de Ouro, espécie de catecismo em verso. Entre seus
preceitos, se lê:
“Honra os deuses imortais, cumpre tuas
promessas, venera os heróis e cumpre os rituais que lhes são devidos, honra
teus pais e todos os teus, escolhe teus amigos entre os melhores”.
O tema geral e o tamanho da obra
de Pitágoras se destinam à purificação da vida moral, sustentada por uma
disciplina mental e visando uma renovação social. A obra de Pitágoras se
diferencia de todas as tentativas anteriores de reforma da sociedade pelas
doutrinas religiosas anteriores, porque apresenta
uma clara disciplina intelectual científica.
Pitágoras atribuía aos
números, como instituição social, um grande valor. A filosofia moderna
mostra o papel dos três primeiros números no desenvolvimento mental. O número um (1) que corresponde à unidade, à coerência e à síntese, o dois (2) à combinação e à ordem e o três (3) ao progresso.
São os números que exercem um papel importante na evolução da inteligência na
população e na infância. Na escola pitagórica o ponto geométrico, a linha, a
superfície e o sólido correspondem respectivamente aos quatro primeiros
números. Atribui-se a Pitágoras a descoberta da lei do quadrado da hipotenusa,
a construção dos cinco sólidos regulares, a relação dos sons musicais com o
comprimento da corda vibrante, a lei da reflexão da luz, o movimento da terra
em torno do sol e outras verdades físicas e geométricas. As descobertas científicas eram consideradas como a base da disciplina
da vida.
Pessoalmente o filósofo era um homem de aparência imperiosa, a
palavra sedutora e pronta a cativar a qualquer pessoa. Sua fama se manteve por
mais de vinte anos depois de sua morte.
A escola pitagórica se desenvolveu muito, entrando em debates
políticos que geraram hostilidades implacáveis. A recomendação de Pitágoras
tinha sido de não fazer parte do poder político. Ao contrário, a fraternidade
dos pitagóricos tentou derrubar o poder imperial para chegar a um regime de
democracia. A população, favorável à
estabilidade política do Império Romano e à sua unidade de comando, reagiu
com violência, resultando com o incêndio do lugar de reuniões, com o massacre
de grande número de membros e a dispersão dos restantes. A associação deixou de
existir como força política. Mas na
forma de uma seita religiosa e como escola filosófica durou ainda por dois
séculos.
Grandes conseqüências resultaram da obra de Pitágoras, apesar do
desastre dos pitagóricos.
Em primeiro lugar, ele estabeleceu um ideal de reforma moral e social baseado na verdade
filosófica, que sobreviveu na Idade Média, inspirou os humanistas da
Renascença e que hoje nos leva a procurar com várias tentativas. Suas idéias
inspiraram Platão e prepararam o caminho
para o catolicismo.
Em segundo lugar, o valor das descobertas de Pitágoras conduziu ao progresso das pesquisas na
Geometria, dirigindo os trabalhos de Arquimedes, de Hiparco e de seus
sucessores modernos, formando uma força de grande valor na história do gênero
humano.
AMANHÃ: Aristipo:-melhor mendigar do que ser ignorante.
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